da Redação DiárioZonaNortecobertura no local

=== Nada podia ser melhor do que um domingo  (03/12/2017) com tempo limpo, muito Sol. Uma via no Jardim Hebron, no Jaçanã,  foi totalmente congestionada pela primeira vez com várias carretas de serviços, tendas e um grande palco. Nada transitava pela Travessa Igarapé Primavera, na Zona Norte/Nordeste, bem próxima do Centro Educacional Unificado (CEU) Jaçanã.

Os moradores nunca viram nada igual. E já havia uma prévia no sábado, com serviços de zeladoria: tapa-buracos, trechos com asfalto novo, varrição, raspagem de postes, pintura de guias e outros serviços. Durante  o dia todo, cerca de 200 pessoas – junto com funcionários da Prefeitura Regional do Jaçanã e equipes da Inova —  participaram da reforma de cem metros de sarjetão, além de 60 metros de sarjeta, limpeza manual de córregos, limpeza mecanizada de bueiros, capinação e roçagem. Houve também revitalização de dois pontos usados para descarte de lixo e sucata.

AUTORIDADES PRESENTES === No domingo, às 9 horas da manhã, os moradores receberam o prefeito João Doria Junior, na companhia do Prefeito Regional de Jaçanã/Tremembé, Alexandre Baptista Pires. E que teve as participações de Claudio Carvalho de Lima, Secretário das Prefeituras Regionais; Julio Francisco Semeghini Neto, Secretário de Governo; Wilson Modesto Pollara, Secretário da Saúde; Jorge Damião de Almeida, da Secretaria de Esportes e Lazer; André Luiz Pompeia Sturm, da Secretaria de Cultura; Marcos Rodrigues Penido, da Secretaria de Serviços e Obras; Aline Pereira Cardoso de Sá Barabinot, da Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo; e Sérgio Henrique Passos Avelleda, da Secretaria de Mobilidade e Transportes. Mais os prefeitos regionais: Dário José Barreto, de Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros; Rosmary Corrêa, de Santana/Tucuruvi/Mandaqui; Roberto de Godoi Carneiro, da Freguesia do Ó/Brasilândia; Ivan Renato Lima, de Pirituba/Jaraguá/São Domingos; Luciana Torralles Ferreira, de Perus/Anhanguera; Paulo Vitor Sapienza, do Butantã;  e Paulo Mathias de Tarso, de Pinheiros.  Marcaram presenças os vereadores Conte Lopes (PP) e José Police Neto (PSD).  E a participação especial do presidente da Companhia Metropolitana de Habitação – COHAB-SP, Edson Aparecido dos Santos.

Na chegada, o prefeito João Doria Jr. caminhou entre os moradores, tirando muitas fotos e selfies.  Ouviu algumas reivindicações de moradores e fez os encaminhamentos aproveitando as presenças de secretários municipais. O prefeito visitou todos os serviços expostos, entrando nas tendas ou carretas, conversando com os funcionários em serviço. Depois dirigiu-se ao palco onde ouviu os discursos do prefeito regional de Jaçanã/Tremembé, Alexandre Pires, e do presidente da Cohab, Edson Aparecido dos Santos. E fechou com o seu discurso, onde destacou os serviços do novo programa SP Cidade Linda. E aproveitou para um pequeno balanço destes novos serviços. Ainda fez incentivos ao público junto com a música da “Vitória” marca de Ayrton Senna.

UM NOVO FORMATO === No domingo, tendas de orientação jurídica e familiar (mediação de conflitos) atenderam a população. Desta forma, o programa SP Cidade Linda  passou a ter um novo formato com intervenções de zeladoria, saúde, proteção animal, vacinação contra a febre amarela e até sessão de cinema. E serviços de utilidade social e cultural. Aconteceu também pedágio educativo, promovido pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), atividades do programa Vizinhança Solidária (organizado pela Polícia Militar para manter aproximação com a comunidade) e a participação da Sabesp, que forneceu água potável para os presentes. No palco, algumas apresentações musicais e artísticas.  Não mais haverá avaliação dos serviços e  a disputa de prefeituras regionais para ganhar o troféu do mês.

“Estamos na 49ª edição do SP Cidade Linda já na nova versão. Há três semanas ampliamos o programa, não apenas realizando a recuperação das ruas, calçadas, do asfalto, desentupimento de bueiros, recuperação de praças e jardins, instalação de câmeras e todas as ações de zeladoria que competem à Secretaria das Prefeituras Regionais, mas também trazendo serviços nas áreas de saúde, cultura, educação e habitação popular. E assim vamos continuar fazendo todos os finais de semana”, informou o prefeito João Doria.

 CARRRETA DOUTOR SAÚDE ===  Uma carreta foi instalada no local  para receber a comunidade nos casos de saúde. Trata-se de uma iniciativa do CIES Global, para oferecer atendimento preventivo em diversas especialidades, por meio de unidades móveis distribuídas pela cidade.

Através do Programa Médico Preventivo, foram distribuídas cem senhas para que a população possa realizar análises de colesterol e glicemia, além de avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC), para diagnosticar riscos cardíacos. Durante o atendimento as mulheres puderam realizar o exame “Sure Touch”, que faz rastreamento de elevações das mamas com equipamento eletrônico portátil.

SP ANIMAL ===  Um consultório veterinário móvel atendeu  cães e gatos dos moradores da região, por intermédio de parceria com a Associação AMPARA Animal. Foram distribuídas 60 senhas para atendimento clínico no próprio local.

Os procedimentos foram realizados em um ônibus completamente preparado e equipado para vários atendimentos. Todas as intervenções são realizadas de acordo com as exigências na resolução 2579, de outubro de 2016, do Conselho Regional de Medicina Veterinária, que normatiza as cirurgias de contracepção de cães e gatos em mutirões de esterilização no Estado de São Paulo.

COHAB E REGULARIZAÇÃO DE TERRENOS ===  A ação contou com serviços da unidade móvel “COHAB na área”. Funcionários esclareceram  dúvidas e auxiliaram em processos como segunda via de boletos, atualização de cadastro e outros serviços.

No palco, diante do prefeito João Doria Jr.,  com o acompanhamento direto do presidente da COHAB-SP, Edson Aparecido dos Santos, foi realizada a assinatura de três contratos para moradores que receberam as regularizações dos terrenos. Mas depois, fora do palco, foram entregues mais 173 contratos de regularização contratual de terrenos, beneficiando 450 famílias, em um total de aproximadamente 1.800 pessoas. O presidente da COHAB  destacou que essas famílias esperavam há quase 20 anos pela regularização dos terrenos.

CINEMA ITINERANTE ===  Por meio de parceria com a empresa Ticket, sem contrapartidas para o município, uma carreta de cinema itinerante também participará do evento. As sessões apresentaram “Pets- A Vida Secreta dos Bichos”; um filme curta-metragem nacional na linguagem de Libras, e depois “Mogli – O Menino Lobo”; e no encerramento “Kubo e as Cordas Mágicas”. Todas as crianças ganharam pipoca e um copo de refrigerante.

MAIS SERVIÇOS NA CALÇADA === O prefeito João Doria Jr. já tinha despedido das autoridades e do prefeito regional Alexandre Baptista Pires, de Jaçanã/Tremembé. Os seguranças deram cobertura e ele entrou no carro oficial para seguir a outro compromisso em Higienópolis, na revitalização da Praça Villaboim. Mas ao passar por uma escadaria que foi revitalizada e pintada de branco, com a colocação de plantas nas laterais, mandou o carro parar em frente. Dos serviços de sábado, faltava terminar um trecho da calçada e o plantio de uma Palmeira Imperial, e o prefeito foi ajudar os operários. Nisto chegaram os prefeitos regionais e outros convidados para “dar uma mão” nos serviços. No final, o prefeito Doria fez um coração no cimento e escreveu com a ponta de um pequeno galho “Viva SP –12/17” (o mês e o ano).  Ficou mais um pouco, tirando algumas fotos, gravou um vídeo para sua página no Facebook e subiu novamente no carro oficial. E partiu de vez. << Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação – Secom/PMSP >>


(*) Além das fotos abaixo, acompanhe na fanpage do DiárioZonaNorte o álbum com várias fotos do evento e dos participantes. É só clicar no link:     

                                        https://bit.ly/2kmI86g

                       

sicredi_institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora