da Redação/DiárioZonaNorte

<< Exclusivo >> === Falar em Concurso de Miss é lembrar   dos  velhos tempos das eternas  Marta Rocha e Adalgisa Colombo.  Naquela época, tudo em preto&branco,  verdadeiras torcidas organizadas se formavam nas casas  daqueles que podiam ter  um aparelho de televisão como o   Colorado RQ,   Columbus ou  Philco.   Era tudo ao vivo, com as costumeiras falhas. Na apresentação solene, o vozeirão que ecoava por todos os lados. De repente,  “Maiôs Catalina  apresenta… Miss Brasil”.

Foi-se o tempo e ficaram as memoráveis noites. Ao adentrar no espaçoso  auditório do Centro Educacional Unificado, o CEU do Jaçanã, certamente muita gente  reviu em suas memórias as imagens do passado. Ao ver no centro do palco o foco da iluminação, imaginar o que aconteceria nas próximas duas horas no sábado passado (16/09/2017), com início às 15 horas.

É CHEGADO O MOMENTO === O mestre de cerimônias André Furkin (do projeto Magia Empreendedora – contato: 9-8554.1530), abre  os microfones.  “Senhoras, senhores, filhos, netos, bisnetos e amigos, Boa Tarde! Sejam todos bem vindos ao 1º Concurso de Miss e Mister 3ª Idade da Prefeitura Regional do Jaçanã/Tremembé, que faz parte das comemorações do Aniversário do Bairro do Jaçanã, que na 5ª feira (14/09/2017) completou seus 147 anos”.

Uma plateia com a frente lotada,  e mais gente nas duas laterais, chegando por volta de 160 pessoas,  mostrando a consagração daqueles que merecem. Esse concurso caracterizou-se por ser um momento de valorização da terceira idade, com a confraternização entre todas as candidatas e todos os candidatos. Mesmo porque ali estariam as boas e simpáticas lembranças de um bairro que se desenvolveu com os esforços de muitos destes moradores.

Famílias inteiras  representadas em todas as idades, ali presentes para o incentivo àqueles que merecem sempre um reconhecimento. E o clima era dos melhores, até com torcida empunhando faixas, como a  que surgia no meio da plateia: “Dirce, Miss Jova Rural-2017”. Mas cada rosto na plateia demonstrava um olhar em busca de uma candidata.

CORAL MOSTRA CANTIGAS == E, para criar mais expectativas, o locutor solicita a apresentação do Coral do Núcleo do Idoso da Associação das Mulheres Amigas do Jova Rural. Aos poucos 16 mulheres e três homens sobem ao palco. As mulheres com vestidos rodados e muito coloridos; os homens mais tímidos… mas todos com camisetas iguais, brancas e identificando suas origens.

Mas no mesmo ritmo de vozes, cantando cantigas no compasso de um pandeiro espalmado pelo jovem maestro. Essas senhoras mostram que tem muita disposição e não param de se dançar,  ao ritmo, cantando e mexendo os vestidos seguros nas mãos. E, no final, a plateia solicitou o símbolo do bairro da autoria de Adoniram Barbosa, o “Trem das Onze”. Não deu outra, o recinto virou um grande coral junto ao do Jova Rural.

A FORMAÇÃO DO JÚRI === Voltando ao espírito da solenidade, o prefeito regional de Jaçanã/Tremembé, Alexandre Baptista Pires, é convocado como presidente do Júri. Ao se deslocar para o seu posto, uma grande bancada em frente ao palco, os outros componentes são chamados: Alexandre Teixeira Ramos (membro do Conselho Estadual do Idoso e fundador-presidente do Instituto Akhanda), Yasmin Consorte ( professora, coreógrafa e gerente da rede de Escolas Luxor de Dança do Ventre), Elaine Martos (executiva da Hinode e com prática de programação neurolinguistica em desenvolvimento de liderança), Suzi Muniz  (Coordenadora do Centro de Cidadania LGTB Luana Barbosa dos Reis/Zona Norte) e Rejane Dias Torres (presidente da Associação Renovar e Crescer).

NO PALCO, AS CANDIDATAS  ===Todos à postos, em seus devidos lugares no júri, é o sinal para dar início ao tão esperado Concurso Miss e Mister 3ª Idade. A plateia entra em delírio. E entra no palco a primeira das 13 candidatas inscritas: Ana Maria Mota Santos (69 anos, três filhos e cinco netos), Aparecida Vieira Zenetti (80 anos, um filho e dois netos), Dirce Maria Melo Ferreira (67 anos, dois filhos e dois netos), Edna Absivigar Lopes (72 anos e um filho), Fátima Regina Granzoto (61 anos, três filhos e cinco netos), Francisca Batista Bastos ( 64 anos ), Herminia Maria Ferreira (71 anos, cinco filhos, cinco netos e um bisneto), Maria da Conceição França (64 anos e dois filhos), Marly Pinheiro da Silva (67 anos, dois filhos e três netos), Miriam Tsutae Jbara (63 anos, quatro filhos e três netos), Palmira Aurélia de Oliveira (75 anos, um filho), Wilma Duarte da Silva (82 anos, cinco filhos, netos e um bisneto) e Lidia Lopes da Silva (65 anos, quatro filhos, netos e cinco bisnetos).

Todas tiveram seu tempo de apresentação no palco para o júri e o público. Depois perfilaram-se  para responder uma pergunta feita pelos componentes do júri. As respostas foram as mais variadas com os desejos de mais saúde, realizações pessoais, viagens ao exterior, felicidades junto à família e até um lado politico com criticas ao trabalho dos eleitos. E saíram do palco para troca de traje.

UM GRANDE ESPETÁCULO === Neste interim, é chamada a apresentação do corpo de baile da Associação  Pessoa de Dança e Judô (Rua da Virgem, 195 – Jaçanã – Fone 2241.1667), que levou ao palco suas alunas e alunos com coreografias extremamente bem cuidadas e com figurinos bem trabalhados, na ordem: Sonho de Menina (estilo clássico – Bailarinas),  Hoje tem Marmelada (estilo livre – Circo), Aventura em Alto Mar (estilo livre – Olivia Palito do Popeye), Nos tempos do cinema mudo (estilo livre – Carlitos), Black on 70´s (estilo livre – música do Harlem) e Agora quem poderá nos defender (Jazz – Superheróis). Todas as apresentações foram muito aplaudidas, que tiveram a coordenação da professora Regina Rhomers.

E VOVÔS DESFILAM === É chegada a vez dos homens, os Misters. Foram cinco candidatos que fizeram as inscrições. Mas como os homens acabam ficando mais retraídos, somente dois candidatos se apresentaram para o desfile: Jaci dos Santos (74 anos que é regente de orquestra) e João Resende de Aquino (75 anos com quatro filhos e dois netos).E tiveram seus momentos de apresentações no palco, com o roteiro frente ao júri e as perguntas sobre preferências, com respostas sobre saúde e viagens. E se retiram para nova etapa do evento.

O SHOW DA DANÇA DO VENTRE === Mais uma nova atração artística traz ao palco a bailarina Ju Lovato (Shows: fone  9-5133.0703 )  os espetaculares números da  dança do ventre. Ela deixa a plateia em silêncio, com o ritmo e batidas fortes da dança, seus trajes, a elegância, a simpatia e a  excelente performance. Muita aplaudida.

E ELAS VOLTAM === Em seguida, a nova etapa para as Misses, com a convocação para o desfile com vestidos de festa. Elas novamente voltam com o andar de misses e fazendo as tradicionais “paradinhas e voltinhas” para o júri e a plateia. Ao final, todas ficam postadas no fundo do palco, enfileiradas e na  grande expectiva dos resultados. Uma grande apreensão. A produção do evento faz as contagens finais com as somatórias dos pontos anotados pelos componentes do júri.

O MISTER É ESCOLHIDO === Depois de alguns minutos, agitação…  saem os resultados. Dos homens, o Mister 2017 é Jaci dos Santos e automaticamente o segundo colocado com João Resende de Aquino.  Eles recebem as homenagens e os prêmios ofertados pelos patrocinadores. Já com as Misses, mais expectativas por ser em maior quantidade.

AS PRINCESAS E A MISS JAÇANÃ 2017 === O júri não escolheu a Miss Simpatia, dando os votos para todas as candidatas, que tiveram o mesmo nível. Os votos ainda sendo contados e recontados, as classificadas foram saindo: a 2º Princesa ficou com Fátima Regina Granzoto  e a 1ª Princesa com Palmira Aurélia de Oliveira.  Mais expectativas ainda para a grande vencedora. Passados alguns minutos, o prefeito regional Alexandre B. Pires anunciou que com 235 votos a Miss 3ª Idade do Jaçanã ganhou o 1º Concurso:   Lídia Lopes da Silva. Muita festa, muita alegria e fotos. E a organização do evento concedeu mais um prêmio por Aclamação Popular, que teve até torcida: Dirce Maria de Melo Ferreira.

O palco foi invadido por familiares e amigos das candidatas. Muita alegria, abraços, beijos, fotos e selfies. A Miss vencedora Lídia Lopes da Silva  é mãe da jogadora de baqueste da seleção brasileira, Kelly, que muito feliz subiu ao palco para fotos ao lado da mãe e do prefeito regional.

MISS VENCEDORA É ADVOGADA === E mais um detalhe interessante: Lidia aos 65 anos de idade, com seus quatro filhos e cinco bisnetos, foi para a faculdade e formou-se em Direito; e está no momento estudando novamente para prestar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. “Agora que sou Miss Jaçanã Terceira Idade, com muita honra, é que não vou parar mais, devo fazer algum curso complementar. Serei uma boa advogada. E o ano que vem quero estar aqui para passar a faixa para a Miss 2018”, resumiu com muita alegria, ganhando um beijo da filha Kelly.

TODOS SAIRAM GANHANDO === Terminado o primeiro evento, com todos felizes, houve distribuição de prêmios às vencedoras e aos vencedores. Os participantes ganharam – inclusive várias pessoas da plateia por meio de sorteios —  uma linda caneca gravada alusiva ao 1º Concurso Miss e Mister Terceira Idade do Jaçanã, oferecimento do Colégio Aliado  e Toka´s Restaurante e Lanchonete (Av. Edu Chaves, 317- Jaçanã e Av. Roland Garros, 950 – Jardim Brasil – fone 2982.4797 / 4111.7224).

A coordenação do evento foi da chefe de gabinete da Prefeitura Regional Silvia Cibele e contou com a colaboração fundamental da líder comunitária Sandrinha Durval  —- que inclusive forneceu todas as faixas de premiação dos vencedores – e agregou o apoio de empresários da região.   Foram patrocinadores do evento:

  •  TOKA’S RESTAURANTE que ofereceu um almoço completo, bebidas e sobremesa, para  a Miss e para o Mister com direito a acompanhante e, contribuiu com os brindes –  canecas personalizadas que serão sorteadas para os presentes.
  •  COLEGIO ALIADO – unidade Jardim Brasil, Guapira, que ofertou as canecas  personalizadas para todos os candidatos e jurados.
  •  ACADEMIA RED FITNESS que concederá um trimestre de aula para a Miss e um para  o Mister em qualquer modalidade de aula da academia.
  •  HINODE que maquiou nossas candidatas e presenteará os primeiros colocados com um  belíssimo kit maquiagem e produtos de cuidado pessoal.
  • JOIAS RAINHA ESTER que presenteará com um conjunto de semi jóia a Miss e com brincos e gargantilhas as demais colocadas.
  • LUXOR ESCOLAS DE DANÇA DO VENTRE que concederá desconto nas mensalidades de um módulo (04 meses) de aula de dança do ventre e, presenteará com lenço de quadril para aula as classificadas.
  • CENTRO DE APOIO DA MULHER que através de Maria Lodi o evento recebeu apoio na organização.
  • MAGIA EMPREENDEDORA  (Cel. 9-8554.1530 – andrefurkin78@gmail.com)  que colaborou com a programação do evento e apoio na locução com o mestre de cerimônia.

Um agradecimento especial à Associação dos Permissionários do Mercado Municipal do Tucuruvi e seu administrador Pedro Lopes, que ofereceram aos candidatos uma mesa de frutas frescas.

Além da galeria de fotos abaixo, veja a cobertura fotográfica completa em nossa fanpage – aqui

 

ObraFácil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora