As irmãs Guida e Eurídice são como duas faces da mesma moeda – irmãs apaixonadas, cúmplices, inseparáveis. Eurídice, a mais nova, é uma pianista prodígio, enquanto Guida, romântica e cheia de vida, sonha em se casar com um príncipe encantado e ter uma família. Um dia, com 18 anos, Guida foge de casa com o namorado. Ao retornar grávida, seis meses depois e sozinha, o pai, um português conservador, a expulsa de casa de maneira cruel. Guida e Eurídice são separadas e passam suas vidas tentando se reencontrar, como se somente juntas fossem capazes de seguir em frente.

Com roteiro assinado por Murilo Hauser, em colaboração com a uruguaia Inés Bortagaray e o próprio diretor, o longa “A VIDA INVISÍVEL DE EURÍDICE GUSMÃO’ – ambientado majoritariamente na década de 50 – foi rodado no Rio de Janeiro, nos bairros da Tijuca, Santa Teresa, Estácio e São Cristóvão.

A direção de fotografia é da francesa Hélène Louvart, que assina seu primeiro longa brasileiro e acumula trabalhos importantes na carreira, como os filmes ‘Pina’, de Wim Wenders; ‘The Smell of Us’, de Larry Clark; ‘As Praias de Agnes’, de Agnès Varda; e ‘Lázaro Feliz’, de Alice Rohwacher, entre outros. A alemã Heike Parplies, responsável pela edição do longa-metragem ‘Toni Erdmann’, da diretora Maren Ade, indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, assina a montagem.

O filme foi escolhido para representar o Brasil no Oscar de 2020, ‘A Vida Invisível de Euridice Gusmão’, o sétimo longa-metragem da carreira do diretor cearense Karim Aïnouz, se tornou o primeiro título latino-americano a ganhar distribuição pela Amazon Studios nos cinemas dos Estados Unidos. A negociação foi realizada pela alemã The Match Factory em parceria com a Creative Artists Agency (CAA), maior agência de talentos do mundo, que representa Aïnouz e o produtor Rodrigo Teixeira no país norte-americano.

“Estamos muito animados com essa negociação. A recepção em festivais tem sido tocante e certamente a aquisição da Amazon Studios dá um selo importante para o filme nos Estados Unidos, além de reafirmar o potencial que acreditamos que o longa tenha em dialogar com as diferentes audiências”, afirma o produtor Rodrigo Teixeira.

Vencedor do Grand Prix da mostra Un Certain Regard, no Festival de Cannes, dos prêmios do público de Melhor Filme e do júri de Melhor Fotografia, no Festival de Cinema de Lima, e do CineCoPro Award, no Festival de Munique, o longa-metragem já tem exibição garantida em mais de 30 países, como Grécia; França; Polônia; China; Hungria; Eslovênia; Croácia; Luxemburgo; Bélgica; Holanda; Sérvia; Argélia; Egito; Iran; Israel; Jordânia; Líbia; Marrocos; Emirados Árabes; Reino Unido; Portugal; Itália; Coréia do Sul; Rússia; Cazaquistão; Ucrânia; Taiwan; Suíça; Espanha e Turquia. Em setembro, ‘A Vida Invisível’ terá sua primeira exibição na América do Norte no prestigiado Festival de Toronto.

A Amazon, gigante do mercado cinematográfico mundial, esteve à frente da distribuição de títulos, como ‘O Apartamento’, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 2017, e ‘Guerra Fria’, indicado em três categorias da premiação: melhor direção, melhor filme estrangeiro e melhor fotografia.

“Ter um filme veiculado por uma plataforma do porte da Amazon é ter a possibilidade de alcançar uma parcela significativa de espectadores pelo mundo. Esse selo reforça a capacidade do filme de transitar entre grandes audiências e é mais uma conquista inédita para o cinema nacional”, afirma o diretor do filme, que, depois de estrear nos cinemas, estará disponível na Amazon Prime Video, plataforma de streaming da empresa americana.

O longa-metragem, que estreia nos cinemas do Brasil no dia 31 de outubro, com distribuição conjunta da Vitrine Filmes e Sony Pictures, traz no elenco Carol Duarte, Julia Stockler, Gregorio Duvivier, Bárbara Santos, Flavia Gusmão e Fernanda Montenegro, como atriz convidada.

Livre adaptação do romance de Martha Batalha, ‘A Vida Invisível de Eurídice Gusmão’ é uma produção da RT Features, de Rodrigo Teixeira, em coprodução com a alemã Pola Pandora, braço de produção da The Match Factory, de Michael Weber e Viola Fügen, além da Sony Pictures, Canal Brasil e Naymar (infraestrutura audiovisual), e conta com o financiamento do fundo alemão Medienboard Berlin Brandenburg e do Fundo Setorial do Audiovisual/Ancine.


Assista ao trailer do filme:


FICHA TÉCNICA ===  Direção: Karim Aïnouz  / Roteiro: Murilo Hauser  / Co-roteiro: Inés Bortagaray e Karim Aïnouz / Baseado na obra de Martha Batalha / Elenco: Carol Duarte, Julia Stockler, Gregorio Duvivier, Bárbara Santos, Flávia Gusmão, Antônio Fonseca, Flavio Bauraqui, Maria Manoella e participação especial de Fernanda Montenegro / Produtor: Rodrigo Teixeira / Co-produtores: Michael Weber e Viola Fügen / Empresas produtoras: RT Features, Pola Pandora, Sony Pictures, Canal Brasil e Naymar / Produtores Executivos: Camilo Cavalcanti, Mariana Coelho, Viviane Mendonça, Cécile Tollu-Polonowski, André Novis / Produtor Associado: Michel Merkt / Diretora Assistente: Nina Kopko  / Direção de Fotografia: Hélène Louvart (AFC) / Direção de Arte: Rodrigo Martirena / Figurino: Marina Franco / Maquiagem: Rosemary Paiva / Diretora de Produção: Silvia Sobral  / Montagem: Heike Parplies (BFS) / Montagem de som: Waldir Xavier  / Som direto: Laura Zimmerman  / Música Original: Benedikt Schiefer / Mixagem: Björn Wiese  / Idioma: Português  / Gênero: Melodrama / Ano: 2019 / País: Brasil == Assessoria de Imprensa/Divulgação: Sinny Assessoria e Comunicação ( Paula C. Ferraz ).

SOBRE O DIRETOR KARIM AÏNOUZ ===  Formado em Arquitetura pela Universidade de Brasília, Aïnouz fez mestrado em Teoria e História do Cinema pela Universidade de Nova York e participou do Whitney Independent Study Program. Cineasta premiado e celebrado mundialmente, roteirista e artista visual, realizou diversos curtas-metragens, documentários e instalações. Dirigiu os longas-metragens ‘Madame Satã’ (2002), ‘O Céu de Suely’ (2006), ‘Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo’ (2009, codirigido com Marcelo Gomes), ‘O Abismo Prateado’ (2011, produzido pela RT Features), ‘Praia do Futuro’ (2014), além do documentário ‘Aeroporto Central’ (2018). O próximo longa-metragem, ‘A Vida Invisível’, tem previsão de lançamento no dia 31 de outubro de 2019. Para a televisão, codirigiu com Sergio Machado a minissérie ‘Alice’, filmada no Brasil e transmitida pelo canal HBO em 2008. Aïnouz é um dos tutores do laboratório de roteiros do Porto Iracema das Artes em Fortaleza e membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

SOBRE A RT FEATURES === Fundada e dirigida por Rodrigo Teixeira, a RT Features é uma produtora nacional e internacional de conteúdo cultural e entretenimento para cinema e televisão, com base em São Paulo, Brasil, e escritório em Nova York, nos EUA. Dentre outras produções, seu currículo conta com os longas-metragens ‘O Cheiro do Ralo’ (2006), ‘O Abismo Prateado’ (2010), ‘Tim Maia’ (2014), ‘Alemão’ (2014), ‘O Silêncio do Céu’ (2016) e a série ‘O Hipnotizador’ (para a HBO Latin America em 2015).

SOBRE A VITRINE FILMES ===  Em nove anos, a Vitrine Filmes distribuiu mais de 140 filmes. Entre seus maiores sucessos estão “Aquarius” e “O Som ao Redor”, de Kleber Mendonça Filho, “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, de Daniel Ribeiro, e “O Filmes da Minha Vida”, de Selton Mello. Mais recentemente a distribuidora lançou “Divinas Divas”, dirigido por Leandra Leal, o documentário mais visto de 2017 e “O Processo”, de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional. Entre os lançamentos de 2019 estão “Divino Amor”, dirigido por Gabriel Mascaro, “Bacurau”, novo filme do diretor Kleber Mendonça Filho em parceria com Juliano Dornelles, e “A Vida Invisível”, Karim Aïnouz. Além disso a Vitrine Filmes segue pelo terceiro ano consecutivo com o projeto de distribuição coletiva de filmes Sessão Vitrine, que durante o ano todo irá lançar longas nacionais em diversas cidades do Brasil.

SOBRE A SONY PICTURES === A Sony Pictures Entertainment (SPE) é uma subsidiária da Sony Corporation of America, uma subsidiária da japonesa Sony Corporation. As operações globais da SPE abrangem produção, aquisição e distribuição de filmes em cinema, home entertainment, televisão e mídias digitais; uma rede global de canais; operação de estúdio, desenvolvimento de novos produtos audiovisuais, serviços e tecnologias. Tudo isto representa a distribuição de entretenimento em mais de 140 países.

SOBRE O CANAL BRASIL === O Canal Brasil é, hoje, o canal responsável pela maior parte das parcerias entre TV e cinema do país e um dos maiores do mundo, com mais de 300 longas-metragens coproduzidos só nos últimos 10 anos. No ar há duas décadas, apresenta uma programação composta por muitos discursos, que se traduzem em filmes dos mais importantes cineastas brasileiros, e de várias fases do nosso cinema, além de programas de entrevista e séries de ficção e documentais. O que pauta o canal é a diversidade e a palavra de ordem é liberdade – desde as chamadas e vinhetas até cada atração que vai ao ar.


<<Com apoio de informações/fonte: Sinny Assessoria e Factoria Comunicação >>


 

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