Idealizado pelo Instituto Center Norte, o projeto Startup Varejo chega à final local da sua 1ª edição. Foram 3 meses de aulas em 4 escolas de São Paulo, correspondente a cerca de 60 horas/aula, que contaram com a participação de 140 alunos, além de professores engajados e conteúdos específicos sobre varejo, tecnologia e empreendedorismo. A meta é atingir toda a rede pública da Zona Norte em até 5 anos.

Nos dias 19 e 20 de outubro – mês dos professores – e 10 de novembro serão conhecidas as 7 soluções de finalistas da primeira edição do Startup Varejo. A ação, que conta com o apoio da consultoria de inovação social, Ideias de Futuro, representa a primeira iniciativa voltada aos alunos da rede pública de uma região da capital, cujo objetivo é proporcionar conteúdo amplo e exclusivo sobre o segmento varejista por meio da utilização do empreendedorismo tecnológico oferecido por uma instituição sem fins lucrativos.

Para o Presidente do Conselho Diretor do Instituto Center Norte, Waldir Chao, o projeto representa o fortalecimento do empreendedorismo e inovação social como grandes agentes de transformação. “Essa é mais uma ação importante para ampliarmos nossa atuação no segmento social e contribuir para tornar a Zona Norte um dos principais polos de desenvolvimento sustentável da cidade de São Paulo”, ressalta.

Nesta primeira edição, iniciada em agosto deste ano que será concluída no final de outubro, o Startup Varejo envolveu 140 alunos das escolas estaduais Augusto Meirelles Reis Filho, Buenos Aires e Joaquim Leme do Prado, além da Etec Parque da Juventude. Os grupos desenvolveram 35 soluções de varejo e a oportunidade real de receber um impulso profissional.

Com metodologia desenvolvida pela Ideias de Futuro, o Startup Varejo consiste em um curso intensivo, no qual os alunos inscritos recebem noções amplas sobre o funcionamento do setor do varejo e o uso das novas tecnologias, além de participar de atividades que os estimulam a pensar e agir dentro da lógica empreendedora. O resultado do curso é a criação de um projeto digital (aplicativos ou plataformas web) por cada grupo, das 4 escolas, com uma solução relevante para o setor varejista.

Nos dias 19 e 20 de outubro, os alunos de 3 escolas participantes irão apresentar essas soluções. E no dia 10 de novembro será a vez dos alunos da Etec Parque da Juventude mostrarem seus trabalhos. Os grupos terão 5 minutos para defender sua ideia e serão avaliados por uma banca de especialistas nas áreas de varejo, empreendedorismo e tecnologia. O júri pontua as soluções apresentadas a partir de 6 critérios: Entendimento do público-alvo; Inovação; Impacto na vida dos usuários; Sustentabilidade financeira; Viabilidade técnica; e Protótipo. Os 7 projetos mais bem classificados serão os finalistas da edição, confirmada para 24 de novembro. Como prêmio, receberão mentoria de pré-aceleração oferecida pela Ideias de Futuro.

Segundo Jaciara Cruz, sócia-diretora da Ideias de Futuro, além de aproximar os jovens do universo instigante das startups, a mentoria proporciona suporte especializado e dirigido para o desenvolvimento dos projetos que desejarem continuidade, o que pode servir como impulso para um sonho, um propósito, uma carreira, ou apenas para uma vivência valiosa a ser aplicada dentro de qualquer carreira escolhida, independentemente da área de atuação.

O que dizem as educadoras ==  Para a diretora da Escola Buenos Aires, Claudia Bertelli dos Reis, ter um projeto de startup na escola permite aos jovens, que já são tão criativos, a sonhar e a ver que seus sonhos são possíveis. “A cada aula, eles produzem riquíssimos materiais e aprendem, na prática, qual é o perfil de um empreendedor. Estão muito engajados e se preparando para criar ideias que poderão facilitar a vida de muita gente. Aguardem!”, anuncia a educadora.

Além disso, a diretora tem recebido um feedback muito positivo dos alunos. “Eles estão muito motivados com o projeto, realizam as pesquisas e demais tarefas semanais com muito empenho. Na disciplina eletiva de empreendedorismo, que já existe na escola, os alunos reproduzem, de forma pontual, as dicas que aprenderam no curso”, complementa.

A diretora da Escola Técnica do Parque da Juventude, Márcia Loduca  – única Etec presente nesta primeira edição do projeto, concedeu à turma da Logística um espaço de aprendizado semanal dentro do horário regular de algumas disciplinas. A esse formato, chamou de integração momentânea do programa oferecido pelo Startup Varejo. Com isso, os 84 alunos da Logística têm recebido, semanalmente, os conceitos e as atividades aplicadas pela Ideias de Futuro, com a ajuda dos professores em sala, sem precisar buscar um horário extra, “o que ajuda muito nessa viabilidade, considerando que muitos já trabalham”, avalia a diretora.

Essa foi a maneira encontrada pela professora Márcia Loduca de garantir uma oportunidade reconhecida por esse grupo robusto, que já atua no mercado de trabalho e percebe a importância de adquirir conhecimentos dessa natureza, unindo empreendedorismo tecnológico e Varejo. “O curso possibilita que eles apliquem os conhecimentos adquiridos imediatamente, o que se traduz em um benefício prático muito grande dentro da realidade de cada um. Seja para conseguir crescer dentro da empresa que trabalham, para se incluir na realidade ou para criar seu próprio negócio, considerando a economia do país e as demandas atuais”, complementa.

A coordenadora pedagógica do Ensino Médio da Escola Estadual Joaquim Leme do Prado, Iara Martins Santos, destaca o estímulo dos alunos a partir do Startup Varejo: “nós observamos que os alunos estão muito entusiasmados com o curso. O formato vem de encontro aos interesses desses jovens, porque a tecnologia é a linguagem deles. Os estudantes estão muito engajados em desvendar esse novo horizonte. Nunca tiveram a oportunidade de conhecer, de perto, esse universo de startups. E, na verdade, a gente percebe também que estão buscando assumir o papel de protagonistas das suas escolhas, procurando por uma independência, por uma autonomia”, destaca.

Sobre o Instituto Center Norte ==  Fundado em 2002, Instituto Center Norte tem como missão criar um ambiente de aprendizado e inovação para que pessoas e instituições empreendam soluções capazes de melhorar a vida na Zona Norte de São Paulo. Nós acreditamos que empreendedorismo e inovação social são grandes agentes de transformação e, combinados, podem tornar a Zona Norte um importante polo de desenvolvimento sustentável da cidade de São Paulo.

Sobre a Ideias de Futuro == É uma consultoria de inovação social, fundada em São Paulo, em 2013, que atua no mercado de Educação, em especial, no desenvolvimento de competências de inovação e empreendedorismo tecnológico para alunos e professores. Seu principal programa é o Startup in School. A consultoria também apresenta soluções para organizações, de outros setores, interessadas em promover inovação de impacto, incorporando a geração de valor socioambiental em seus produtos, serviços e processos. Faz parte dos valores da Ideias de Futuro atuar no desenvolvimento do ecossistema local de empreendedorismo e tecnologia.

CenterNorte Institucional Maio2019

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora