Até para expressar um pouco do sentimento à dedicação da equipe de enfermagem, principalmente durante a pandemia do Coronavírus/Covid-19, o Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE) vai projetar na fachada do hospital fotos da atuação desses profissionais. As imagens foram captadas pelas lentes do fotógrafo Eduardo Tarran (*) e serão projetadas entre os dias 11 e 16 de maio (2ª a 6ª feira), das 18 às 22 horas. O prédio com a fachada para a Av. Ibirapuera, 1215, está localizado no bairro Vila Clementino, na zona Sul de São Paulo. As fotos também ficarão expostas em painéis no hall de entrada do prédio principal do setor de internação.

Na área interna do HSPE serão expostas 20 imagens em tamanho 1,20cm x 80cm. O hospital conta com cerca de dois mil enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem. As fotos são amostras representativas do protagonismo da equipe de enfermagem em diferentes situações. A ação, que visa apoiar o trabalho dos profissionais de saúde, também contará com mensagens de prevenção ao novo Coronavírus com a hastag mundial #nursingnow, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

No dia 12 de maio (3ª feira) é comemorado o Dia Mundial da Enfermagem. “O ano de 2020 é um marco para a enfermagem com ações em diferentes países, pois completamos 200 anos da morte da enfermeira Florence Nightingale (*) que revolucionou a enfermagem e os hábitos de higiene”, reforça Amanda de Ornelas, chefe de Enfermagem do HSPE. Segundo ela, a ação tem ainda mais valor não só pelo marco histórico da profissão, mas por todos os desafios enfrentados nesta pandemia, com profissionais que diariamente superam impactos físicos e emocionais para salvar vidas.


(*) Florence Nightingale (Florença/Itália, 12/05/1820 — Londres, 13/08/1910) foi uma enfermeira, esstatística, reformadora social e escritora britânica que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Crimeia. Ficou conhecida na história pelo apelido de “A dama da lâmpada”, por se servir deste instrumento de iluminação ao auxiliar os feridos durante a noite. Ela é considerada a fundadora da enfermagem moderna, sendo pioneira na utilização do modelo biomédico, baseando-se na medicina praticada pelos médicos. Florence, uma anglicana, acreditava que Deus a havia chamado para ser enfermeira. (Wikipédia)


(*) Quem é o autor das fotos ===  Edu Tarran, 46 anos, 25 anos como fotógrafo. Passou por algumas revistas, como Vogue, GQ, Glamour, e empresas clientes, como Associação Paulista de Supermercados (Apas), Hospital Oswaldo Cruz, Pinheiro Neto Advogados. Autor da Exposição “Refugiados”, realizada no Memorial da América Latina (2017).


Sobre o Iamspe === Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) é o sistema de saúde do servidor público estadual. Com uma rede de assistência própria e credenciada presente em mais de 100 municípios, o Iamspe oferece atendimento a 1,3 milhão de pessoas, entre funcionários públicos estaduais e seus dependentes. São mais de duas mil opções de atendimento no Estado, incluindo hospitais, clínicas de fisioterapia, médicos e laboratórios de análises clínicas e de imagem, além de postos de atendimentos próprios no interior, os Ceamas, e o Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), na Capital. O Iamspe é um órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Governo.


Histórico do Hospital do Servidor Público Estadual === Em 25 de janeiro de 1957, o governo de São Paulo lançou a pedra fundamental das obras do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), prédio projetado para ter 15 andares, 200 apartamentos, 1.200 leitos e oferecer atendimento em 15 especialidades.  O HSPE foi inaugurado no dia 9 de julho de 1961, com presenças ilustres, como do então presidente Jânio Quadros. Em 29 de janeiro de 1963, por meio do decreto 51606, o hospital passou a se chamar Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira, homenageando o responsável pela obra.


Serviço

Exposição e Projeção de Fotos

  • Tema: Enfermeiros
  • Fotógrafo: Eduardo Tarran
  • Local: Prédio e hall do Hospital Servidor Público Estadual (HSPE)
  • Endereço: Av. Ibirapuera, 1215,  Vila Clementino – SP
  • Período: 11 a 16/05/2020 – 2ª a sábado
  • Horário: 18 às 22h00 (Projeção)
  • Exposição de fotos: Hall do HSPE – Prédio principal/Internação

=== <<<Com apoio de informações/fonte: A4&Holofote Comunicação  / Tarcila Zonaro / Keila Silva / Rodolpho Almeida >> == DiárioZonaNorte é o único veículo jornalístico que reconhece e dá crédito aos profissionais de Assessoria de Imprensa / Relações Públicas / –Agências —que muito trabalham nos bastidores da notícia >>>


LimpaSP – estréia

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora