O maior evento literário de Guarulhos, a Bienal do Livro, será realizada no Espaço Internacional Eventos, às margens da Rodovia Presidente Dutra, entre os dias 27 de março e 5 de abril. A segunda edição do evento vai ocupar uma área de 3.600 metros quadrados, com uma estrutura preparada para receber palestrantes e eventos de alto nível e oferecer conforto e segurança para os milhares de frequentadores esperados pela organização do evento.

A montagem começa na segunda quinzena de março, com a cobertura de todo o local, construção de três auditórios, 47 estandes para editoras de todo o Brasil, espaço kids, fraldários e um grande lounge onde os frequentadores poderão interagir e acessar livros e material audiovisual. No caso dos estandes, foram disponibilizados de 15m² cada estande, sendo que cada expositor pode apresentar proposta para o uso de até três estandes, mediante pagamento de R$350,00 por m². Os valores arrecadados serão revertidos para a compra de livros para os alunos da Rede Municipal de Educação. 

Estão programadas palestras, bate-papos com escritores, shows e teatro vão movimentar a cena cultural da cidade. Tudo foi planejado para atender os cerca de 15 mil visitantes previstos para cada dia, com uma infraestrutura que inclui montagem de tendas, três auditórios,  estandes, espaço kids, fraldário, lounge, equipamentos de som e luz com telões para transmissão ao vivo das palestras, mobiliário, ar condicionado em todo o ambiente, geradores e banheiros químicos.

A organização prevê ainda a contratação de prestadores de serviços de segurança patrimonial, brigada de incêndio, equipe de monitores, serviços médicos e de limpeza. A montagem e a decoração do local serão iniciadas na segunda quinzena de março. Na rua ao lado será montada uma praça de alimentação com food trucks servindo diversas opções de lanche durante todo o evento.

A II Bienal do Livro é uma realização da Prefeitura de Guarulhos através da Secretaria de Educação e tem como tema Páginas que Conectam, uma proposta de reafirmar o protagonismo do livro sem abrir mão das modernas tecnologias. Nesta edição a bienal presta uma homenagem especial aos 80 anos da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato. 


                   Ignácio de Loyola Brandão presente na Bienal do Livro

A organização da 2ª Bienal do Livro de Guarulhos confirmou a presença do imortal Ignácio de Loyola Brandão. A palestra acontece na 3ª feira (31/03/2020), às 20 horas. Jornalista, cronista e romancista, começou sua carreira literária em 1965 com o lançamento do livro de contos Depois do Sol. Em 2016, recebeu o Prêmio Machado de Assis pelo conjunto da obra, premiação que elevou o escritor à categoria de mestre da narrativa.

No ano passado foi eleito por unanimidade para ocupar a 11ª cadeira da Academia Brasileira de Letras – ABL.  Na cerimônia de posse o presidente da ABL, Marco Lucchesi, disse que “Ignácio é um escritor puro-sangue, radical. Sua obra, consagrada no Brasil e no exterior, traz um misto de alta cultura e ironia, olhar incisivo e viés experimental. Os romances Zero e Não Verás País Nenhum já se tornaram patrimônio da nossa ficção”.

Em 2008 ganhou o Prêmio Jabuti com o livro infantil O Menino que Vendia Palavras, considerada a melhor ficção do ano. Ignácio de Loyola Brandão tem mais de quarenta livros publicados entre romances, crônicas, contos, livros infantojuvenis, viagens, biografias e peça de teatro. Seus livros foram traduzidos para inglês, espanhol, alemão, italiano, húngaro, checo e coreano.


 

Serviço

2ª Bienal do Livro de Guarulhos

  • Período: 27 de abril (6a.feira) a 05 de abril de 2020 (domingo)
  • Local: Espaço Internacional de Eventos
  • Endereço:  Av. João Cavalari, 133  (antiga fábrica da Philips) – Vila Herminia
  • Horários de Funcionamento: 2ª a 6ª, das 8 às 22 hs / Sábados – 10 a 22 hs /                                                              Domingos- 10 às 20 hs.
  • Telefone: (11) 2414.0049

Aguarde para os próximos dias, a divulgação da programação, editoras confirmadas, escritores palestrantes e especiais. 


<< Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Comunicação-Prefeitura de Guarulhos /  Paulo César Marques >>

IBCC Institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora