Início Bem Estar Hospital Nipo-Brasileiro destaca-se como referência regional e estadual

Hospital Nipo-Brasileiro destaca-se como referência regional e estadual

Tempo de Leitura: 4 minutos

 

  • O Nipo-Brasileiro está localizado no Parque Novo Mundo, ao lado de Guarulhos
  • O hospital está próximo das Rodovias Presidente Dutra, Fernão Dias e das marginais

Escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como tema do Dia Mundial da Segurança do Paciente, a ser comemorado nesta 6ª feira (17/09/2021), o “Cuidado Materno e o Neonatal Seguro”  tem se destacado  como um dos principais diferenciais  dos serviços de maternidade do Hospital Nipo-Brasileiro, considerado uma instituição de referência regional em toda Cidade e  também em todo Estado de São Paulo.

Criada em 1953 pela médica Virgínia Apgar,  inicialmente como uma rápida análise clínica dos recém-nascidos, a hoje consagrada  Escala  Apgar  tornou-se um padrão de avaliação dos bebês, que consiste na soma de cinco indicadores ou sinais determinados nos primeiros um e cinco minutos de vida da criança.

Dr. Rodrigo Borsati

O superintendente técnico do Hospital Nipo-Brasileiro, Dr. Rodrigo Borsari, informa que nos últimos 4 anos, de um total de 8.059 partos realizados, independente da idade gestacional, peso ou condições maternas, apenas 8 em cada 1.000 bebês apresentaram Apgar abaixo de 7 no 5º minuto de vida, caracterizando-se como um dos parâmetros de excelência, dentre outros,  utilizados como indicador para a assistência segura do bebê no momento do parto.

Da mesma forma, segundo ele, os cuidados maternos desenvolvidos pelo Hospital Nipo-Brasileiro,  podem  também ser avaliados através de  indicadores  de qualidade consagrados universalmente nas boa práticas médico-hospitalares como, por exemplo, da laceração do períneo da parturiente  ocorrida durante os chamados  partos normais.

Nesse sentido, o médico acrescenta que  no mesmo período,  do total de 1.017 de partos normais assistidos pelo Hospital Nipo-Brasileiro, apenas 3 a cada 200 partos vaginais apresentaram laceração de períneo materno que necessitaram de cuidados médicos mais intensos.

Adicionalmente, Dr. Borsari destaca o papel e a importância do leite materno nos cuidados maternos e para o neonatal seguro, lembrando  que ele possui todos os nutrientes em quantidades adequadas e necessárias para o crescimento e desenvolvimento do bebê nos primeiros 6 meses de vida.

Nesse sentido, o berçário do hospital tem se destacado como referência com a adoção dos protocolos  de Aleitamento Materno Exclusivo e no  chamado Contato Pele a Pele  — também conhecido como Golden Hour —, que é o primeiro contato do recém-nascido com o colo da mãe. Neste caso, os  indicadores do hospital apresenta taxas de excelência  acima da média  da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP)  da ordem, respectivamente, de 84.5% e 94,34%.

Selo Sinasc

Adicionalmente, Dr. Rodrigo Borsari destaca que, pela quarta vez consecutiva, o Hospital Nipo-Brasileiro conquistou o Selo Ouro de Qualidade na coleta informações sobre nascidos vivos  do Sistema  de Informação de Nascidos Vivos (SINASC) conferido pela Secretaria  Municipal de Saúde de São Paulo. Esse sistema tem como objetivo reunir informações relativas aos nascimentos ocorridos em todo território nacional: “ a fonte dos dados é a Declaração de Nascido Vivo (DNV), padronizada pelo Ministério da Saúde, com cerca de 41 variáveis, entre as quais podem ser destacadas a duração da gestação, peso do recém-nascido, idade da mãe, local de ocorrência e o tipo do parto, dados estes cuja qualidade reitera mais uma vez  a excelência de nossos serviços”, enfatiza  o médico.

Já a gestora do Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) do Hospital Nipo-Brasileiro,Arlete Salles Barbosa, explica que a partir da base de dados do SINASC é possível conhecer o perfil de nascidos vivos, identificando seus diversos aspectos como: 1) peso ao nascer; condições de vitalidade; idade da mãe; e prematuridade; 2) Oferecer subsídios para o desenvolvimento de ações para melhorar o atendimento às gestantes e aos recém-nascidos;3) Calcular indicadores como percentual de partos cesariana, nascidos vivos com baixo peso e por faixa etária da mãe. O número de nascidos vivos também é utilizado como denominador para cálculo da cobertura vacinal e o coeficiente de mortalidade infantil e materna.

Segundo Dr. Sérgio Okamoto, Superintendente Geral do Hospital Nipo Brasileiro, o Selo Ouro conferido pelo Sinasc, além de reconhecer o  excelente trabalho desenvolvido por toda equipe do SAME, comprova, pela quarta vez consecutiva,  o padrão de excelência e qualidade da informação mantidos pelo setor de maternidade do  Hospital Nipo-Brasileiro, considerado hoje uma referência no atendimento de gestantes  em toda a Cidade de São Paulo”, enfatiza ele.

Um pouco de história

A entidade Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo  é uma associação privada, sem fins econômicos, que atua nas áreas de saúde e assistência social. É também conhecida como Enkyo, abreviação de seu nome em japonês “Engo Kyōkai”.  Fundada em 28 de janeiro de 1959, por imigrantes japoneses e seus descendentes, o seu objetivo era prestar assistência aos imigrantes recém chegados ao porto de Santos. Ao longo dos anos ampliou as suas atividades e, hoje, presta serviços de assistências médicas e sociais tanto para japoneses quanto para brasileiros.

O Hospital Nipo-Brasileiro foi inaugurado há 33 anos (em 1988) e é considerado de referência em todo o Estado de São Paulo, contando com uma moderna estrutura de atendimento integrada por 243 leitos divididos em apartamentos e enfermaria, duas UTI’s  Geral, UTI Neonatal e  UTI Coronariana, Centro Cirúrgico com seis salas, maternidade, pediatria e berçário.

Oferecendo serviços de assistência médica de  complexidade variada, o HNB destaca-se como centro de referência em procedimentos minimamente não invasivos, adotando técnicas de vídeo e de angioplastia avançadas.

Comprometido com a alta tecnologia, o hospital  conta com o Laboratório de Intervenção Cardiovascular, que oferece equipamentos de ponta para o atendimento às urgências de cardiologia, neurologia e vascular.

Como reconhecimento da qualidade e excelência de seus serviços, o Hospital Nipo-Brasileiro recebeu a certificação ONA Nível 3, a mais alta conferida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). << Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Comunicação/HNB – Rafic Ayoub>>


BENEFICÊNCIA NIPO-BRASILEIRA DE SÃO PAULO
HOSPITAL NIPO-BRASILEIRO


 

 

d