Muitas pessoas ficam desconfortáveis só de imaginar o barulho do motorzinho odontológico. Outros entram em pânico ao pensar no cirurgião-dentista analisando suas bocas e dentes. A odontofobia é um temor comum entre as pessoas, mas que prejudica muito a saúde bucal. Estimativas da Pesquisa de Saúde Odontológica em Adultos, conduzida em 2015 no Reino Unido, sugerem que uma em cada 10 pessoas tenha fobia de ir ao cirurgião-dentista, evitando visitas regulares ao profissional de Odontologia.

Para contornar esse medo e inquietação em relação a consultas odontológicas, profissionais apostam em métodos terapêuticos como solução, caso da Homeopatia.  A especialidade, cujo Dia Nacional é comemorado em 21 de novembro, se apoia no pilar de que toda substância que, ao ser experimentada, tenha capacidade de gerar determinados sintomas em um indivíduo sadio, também poderá tratar estes mesmos sintomas quando fizerem parte de um quadro clínico de uma doença.

Os medicamentos homeopáticos são extraídos de elementos naturais, como flores e minérios, e passam por um processo próprio de preparo. Na Odontologia, a Homeopatia inclui, em sua anamnese, a capacidade de avaliar profundamente o paciente e, com isso, tratá-lo em suas queixas físicas e também em seu emocional, por muitas vezes acabando com o sentimento de pânico que sentar em uma cadeira odontológica gera.

“É muito comum pacientes procurarem a Homeopatia odontológica também por esse motivo. A consulta não consiste apenas nos medicamentos homeopáticos, profissionais que praticam a especialidade na Odontologia buscam conhecer e entender os anseios, medos, angústias e quais os gatilhos para esses sentimentos. Às vezes, a inquietação do paciente não é causada apenas pelo cirurgião-dentista ou procedimentos, o que direciona o profissional a indicar o tratamento homeopático mais adequado”, explica a cirurgiã-dentista Jussara S. Giorgi, presidente da Câmara Técnica de Homeopatia do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo – Crosp. 

A homeopatia no tratamento odontológico ===  Fora o medo do motorzinho, a Homeopatia também pode ser utilizada, com sucesso, para tratar patologias agudas, crônicas e tudo o mais que possa ser medicado na terapêutica convencional, muitas vezes como protagonista e em outras como coadjuvante, mas sempre trazendo um ganho de saúde para o paciente.

“A Homeopatia trabalha em situações agudas, receitando um medicamento para alívio mais rápido da dor. É nesse momento que o paciente ganha confiança na terapêutica, assim, em uma consulta futura, podemos realizar uma anamnese mais detalhada e seguir para o tratamento mais adequado, com auxílio de medicamentos homeopáticos próprios para a condição”, afirma a profissional.

Além de ser procurada por seus resultados positivos tanto no físico quanto no psicológico, a homeopatia também traz benefícios aos que procuram remédios de baixo custo e ausência de reações adversas quando comparado ao medicamento convencional e de interações medicamentosas prejudiciais ao paciente. A homeopatia pode ser em glóbulos ou liquido – com fornecimento através de


Sobre o CROSP – O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente. Hoje, o CROSP conta com mais de 140 mil profissionais inscritos. Além dos cirurgiões-dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Técnicos em Prótese Dentária, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária. Mais informações:  www.crosp.org.br


=== <<<Com apoio de informações/fonte: Agência Galo / Júlia Stern >> == DiárioZonaNorte é o único veículo jornalístico que reconhece e dá crédito aos profissionais de Assessoria de Imprensa / Relações Públicas / Agências — que muito trabalham nos bastidores da notícia >>>

Investir e Ganhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora