A Prefeitura de Guarulhos deu início nesta 2ª  feira (02/09/2019) às comemorações da Semana da Pátria 2019, cujo tema é “Guarulhos, Cidade Unida pela Paz”. A solenidade de abertura contou com o hasteamento das bandeiras, chegada da tocha e acendimento da pira, no Bosque Maia. Por iniciativa da Secretaria de Educação de Guarulhos, em parceria com as demais secretarias da cidade, as atividades se estenderão até sábado (07 de setembro), quando acontece o tradicional desfile cívico-militar.

Na ocasião, participaram da cerimônia o prefeito Guti; o secretário de Educação de Guarulhos, Paulo Matheus;  o comandante da Base Área de São Paulo, coronel aviador Jailson Oliveira da Silva;  o secretário de Assuntos para Segurança Pública, Gilvan Passos; e outras autoridades do município.

Um Brasil melhor === Guti falou sobre a importância do civismo. “É muito importante mostrar os valores da nossa nação nesse período histórico para lembrarmos que temos um papel essencial na construção de um Brasil melhor e para refletirmos sobre como exercemos nossa cidadania. Temos que reverenciar todos os nossos antepassados e sempre dar valor a nossa terra. Precisamos mostrar que o nosso país é soberano e valorizá-lo. A Semana da Pátria é um momento para resgatar e relembrar todos esses valores”, destacou.

Paulo Matheus,secretário de Educação, destacou a importância da valorização da história do país pelas escolas. “A Semana da Pátria é um momento de reflexão, discussão e, principalmente, de despertar nas crianças e jovens o sentido do amor à pátria. Nossa preocupação como governo é de consolidar ações que promovam cada vez mais o acolhimento das nossas crianças no âmbito da educação, com igualdade e inclusão”, disse Matheus.

O evento === Com uma programação especial, envolvendo os alunos da rede municipal, professores e familiares em um clima de civismo, educação e cultura, a abertura contou com as tradicionais apresentações da banda de música da Base Aérea de São Paulo e do Canil da Guarda Civil Municipal de Guarulhos (GCM). Além disso, houve apresentações dos alunos da EPG Evanira Vieira Romão, que interpretaram em Libras o Hino do Projeto Guard, da GCM; das alunas de ginástica artística do Colégio da Polícia Militar de Guarulhos; do coral dos alunos da EPG da Emília, que interpretaram a música A Paz, do Roupa Nova; e da Escola Estadual Maria Leoni, que abrilhantaram o evento.

O tema “Guarulhos, Cidade Unida pela Paz” foi escolhido para despertar nos cidadãos guarulhenses sentimentos e ações que promovem a busca por um mundo mais pacífico, ressaltando ainda a importância histórica das comemorações, valorizando a diversidade que compõe a cultura local para comemorar a independência do Brasil.

Desfiles da Semana da Pátria ===  As atividades da Semana da Pátria continuam na 5ª feira (05/09/2019), às 8h30, quando acontece o desfile cívico-militar descentralizado na avenida Mem de Sá, no Jardim Vila Galvão. Já no sábado (07 de setembro), às 8 horas, acontece o encerramento da Semana da Pátria com o tradicional Desfile Cívico na Avenida Paulo Faccini, em frente ao Bosque Maia. Os desfiles contam com a participação das escolas da rede municipal, estadual e particular, dos CEUs da cidade,do grupamento do Tiro de Guerra e da Guarda Civil Municipal, além de outras entidades, grupos e organizações da sociedade civil.

Para conferir a programação completa acesse aqui


<< Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura dee Guarulhos –  Bárbara Braz >> 

 

IBCC Institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora