As comemorações dos 459 anos de Guarulhos começaram já nesta 6ª feira (06/12/2019), com a inauguração do tradicional presépio, montado na Praça João Ranali, em frente à Biblioteca Monteiro Lobato, no Centro. Os eventos continuam até a noite de domingo (08/12/2019), com atrações musicais para todas as idades no Bosque Maia. A proposta é promover uma festa popular para reunir as famílias guarulhenses que trabalham para construir uma cidade a cada dia melhor.

No domingo (o8/12), a Prefeitura de Guarulhos preparou uma programação variada com esporte e cultura. A missa pelo aniversário da cidade acontece às 7h30, na Igreja Matriz, e a cerimônia do bolo às 9h, na Praça Tereza Cristina.

Um pouco mais cedo, às 8h, no Bosque Maia, será dada a largada para a prova Pedestre Cidade de Guarulhos. Mais tarde, às 19h, no mesmo local, acontece a inauguração da decoração de Natal da cidade.

Na sequência, também no Bosque Maia, a Gru Sinfônica, a primeira orquestra profissional da cidade, acompanhada do maestro João Carlos Martins, encerra o dia especial com um repertório repleto de surpresas.

Confira a programação de atividades em comemoração ao aniversário de Guarulhos:

  • Teatro Adamastor = Das 7h às 13h – Peça infantil Mundo dos Pequeninos
  • Igreja Matriz = Das 7h30 às 9h – Missa pelo aniversário de Guarulhos
  • Cerimônia com bolo de aniversário = 9h – Praça Tereza Cristina
  • Paço Municipal = Das 8h às 13h – Exposição de carros antigos
  • CEUs de Guarulhos = Das 8h às 17h – Animafesta
  • Bosque Maia Das 8h às 11h – Prova Pedestre Cidade de Guarulhos
  • Bosque Maia  =Das 9h às 16h – Visitação monitorada ao Orquidário
  • Teatro Padre Bento = Das 10h/18h – Feminino em Movimento – Academia Igor Franklin
  • Lago dos Patos = Espaço com food trucks
  • Lago dos Patos = 13h – Reinauguração da Pista de Skate
  • Parque Paulo Cesar Cardoso Carvalho Junior – “Cana Verde” = Das 9h às 15h – Circuitos e Trilhas: prevenindo doenças e promovendo saúde
  • Estádio Cicero Miranda = Das 14h às 15h – Taça GRU de Futebol Amador
  • Bosque Maia = 18h – Ato pelo fim do rodízio de água
  • Bosque Maia = 19h – Inauguração da decoração de Natal
  • Bosque Maia = 20h – Lançamento da Gru Sinfônica

Na região da Vila Galvão, sábado e domingo, das 12h às 23h, acontece o Natal Iluminado das Artes,com as tradicionais luzes natalinas e uma intensa programação de atividades para divertir crianças, jovens e adultos.

No sábado (07/12), às 9 horas, um grupo em busca das histórias dos patrimônios de Guarulhos embarca numa grande aventura que parte do Adamastor Centro, com destino à capela Bom Jesus, passa pelo antigo matadouro próximo à avenida Monteiro Lobato, segue até a Igreja Matriz e vai a Bonsucesso, passando pela estrada Geral de Guarulhos.

Além da grande estreia da Gru Sinfônica, a nova orquestra da cidade, e as comemorações do aniversário de 16 anos da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos, que conta com a participação do maestro João Carlos Martins no domingo (08/12), às 20h, o Bosque Maia conta com uma programação musical especial a partir das 15h, reunindo artistas tradicionais, além de alunos e professores do Conservatório de Guarulhos (Cemear).

O renomado maestro João Carlos Martins é patrono e regente do espetáculo de estreia da nova orquestra de Guarulhos, a Gru Sinfônica. O concerto gratuito, que é o ponto alto das comemorações dos 459 anos da cidade de Guarulhos, acontece no próximo domingo (8), às 20h, no Bosque Maia.

Além de ir na contramão de inúmeros fechamentos de orquestras e grupos sinfônicos, que impactou muitos municípios nos últimos anos, com a criação da Gru Sinfônica, uma orquestra profissional, Guarulhos endossa uma política de valorização da educação e da cultura por meio de investimentos no potencial transformador da música.

Em uma iniciativa que desafia a atual conjuntura econômica e financeira vivenciada pelos municípios, Estados e pela própria União, que têm cortado investimentos em diversas áreas, em especial na cultura, a Prefeitura de Guarulhos está investindo R$ 1,7 milhão, o que significa dotar a cidade de uma orquestra do porte que poucas têm condições de patrocinar.

A Gru Sinfônica é uma iniciativa das secretarias de Educação e Cultura que integra o projeto Música nas Escolas, que no próximo ano vai atuar nas unidades escolares da rede municipal para promover o ensino, a integração e o convívio dos alunos com o universo da música.

O concerto ===  Para presentar a cidade de Guarulhos e os guarulhenses, os 50 músicos da Gru Sinfônica dividem o palco com a Orquestra Jovem Municipal num espetáculo grandioso, que soma a participação de mais de 120 instrumentistas, um concerto que promete ser inesquecível.

O repertório escolhido para abrilhantar o aniversário da cidade conta com a execução das Bachianas Brasileiras nº 4, de Heitor Villa-Lobos, Danzón nº 2, de Arturo Marquez, e também do intermezzo da Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni, a 5ª Sinfonia de Beethoven, o último movimento da Suíte para Jazz, de Dmitri Shostakovich, Jesus, Alegria dos Homens, de Johann Sebastian Bach, e a canção popular italiana Bella Ciao.

Programação de abertura do dia 8 de dezembro no Bosque Maia:

  • 15h – Shows – Bruno Vaz e Fernanda Lins  / Sarah Kiura / Tania Gam / Gilberto de Sucesso  / Mylson Joazeiro  / Choro em 5 / Os Passageiros / Vera Bianca e Guaru / Letícia D’Alma e Quéren H / Coletivo Estudando o Samba
  • 20h – Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos convida Gru Sinfônica

Para saber mais sobre a programação cultural da cidade no aniversário de 459 anos, – clique aqui 

Guarulhos é um município da Região Metropolitana de São Paulo, no estado de São Paulo, no Brasil. É a segunda cidade mais populosa do estado, a 13ª mais populosa do Brasil e a 53ª mais populosa do continente americano, com 1 365 899 habitantes, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2018.

Guarulhos foi fundada em 8 de dezembro de 1560, pelo padre jesuíta Manuel de Paiva, com a denominação de Nossa Senhora da Conceição. Sua origem está ligada à de cinco outros povoamentos que tinham, como principal objetivo, defender o povoado de São Paulo de Piratininga contra um possível ataque dos Tamoios.

É a cidade não capital de estado mais populosa do Brasil e é considerada a 12ª cidade mais rica do Brasil. Em 2016, registrou um Produto Interno Bruto (PIB) na ordem de 53,9 bilhões de reais, o que representou mais de 1% de todo PIB brasileiro na época.[7]além de deter o 4º maior produto interno bruto (PIB) de seu estado e o 12º maior do país. (Fonte Wikipédia)


=== <<<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guarulhos >> == DiárioZonaNorte é o único veículo jornalístico que reconhece e dá crédito aos profissionais de Assessoria de Imprensa / Relações Públicas / Agências —que muito trabalham nos bastidores da notícia >>>

ObraFácil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora