O Grande Conselho Municipal do Idoso ( GCMI ) realizou assembleia geral nesta 3ª feira (08/05/2018) na Câmara Municipal de São Paulo e definiu as datas para as próximas eleições do órgão.
A votação será no dia 4 de agosto, sábado, das 9 às 17 horas, nas 32 prefeituras regionais. As inscrições de interessados em concorrer para atuar como conselheiro começam no dia 28 de maio e seguem até 29 de junho, na rua Libero Badaró, 119, 1° andar, das 9 às 16 horas. Para concorrer, basta ter 60 anos ou mais e residir na cidade de São Paulo.
Após as inscrições, no mês de julho, serão realizadas assembleias nas cinco macrorregiões (Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro) para apresentação dos candidatos. Na Macrorregião Norte, a Assembleia está marcada para 06/07/2018, das 14 às 17 horas, na Prefeitura Regional Santana/Tucuruvi/Mandaqui – Avenida Tucuruvi, 808 – Metrô Tucuruvi.
Os problemas regionais === De acordo com a vice-presidente do GCMI, Marly Augusta Feitosa da Silva, o conselheiro é um representante da comunidade para alertar sobre as necessidades locais das pessoas na terceira idade. “Cada um tem o papel de, no seu território, verificar as demandas e trazer para o Conselho, que transforma numa solicitação que pode entrar no Orçamento Municipal”, lembra.
Marly também explicou que o GCMI existe desde 1992, porém a maioria dos idosos ainda não conhece a função de reivindicar a atenção do governo municipal às pessoas que já passaram dos 60 anos. “O GCMI está aí para orientar e informar os idosos, e empoderá-los sobre seus direitos. É o intermediário entre a sociedade civil e o Poder Público”, disse. == << Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Comunicação Câmara Municipal de São Paulo/Jota Abreu == Foto: André Moura / CMSP >>
Aproveite para ler e consultar o Estatuto do Idoso, na íntegra: clique aqui.
Grande Conselho Municipal do Idoso
O que é === O GCMI tem como objetivo propor políticas e atividades de proteção e assistência aos idosos no Município, além de receber reivindicações e denúncias, atuando no sentido de resolvê-las. Também busca informar e orientar a população idosa sobre seus direitos, bem como desenvolver campanhas educativas junto à sociedade.
Como é a estrutura === cada uma das cinco macrorregiões da cidade elegeu nove conselheiros (seis titulares e três suplentes), totalizando 45 representantes (30 titulares e 15 suplentes). Os candidatos mais votados de cada macrorregião formam a Secretaria-Executiva, composta por um presidente, um vice-presidente, um primeiro-secretário, um segundo-secretário e um vogal.
Quem cuida === O CGMI está sob controle da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania / Prefeitura de São Paulo com os seguintes contatos:
Tel.: 3113-9631 | 3113-9633 | 3113-9634 | 3113-9635 | 3113-9636 | 3113-9645
E-mail: gcmidoso@prefeitura.sp.gov.br
Endereço: Rua Líbero Badaró, 119, 1º andar (Edifício São Joaquim) – Centro
Horário de atendimento: das 9 às 17 horas, de 2ª a 6ª feira, exceto feriados.