Entre os dias 1 e 30 de setembro acontece a Mostra Internacional de Cinema Virtual de São Paulo. Essa é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Secretaria de Relações Internacionais em parceria com consulados, embaixadas e institutos dos países participantes e da organização  Amigos da Arte. 

A programação será exibida diariamente pela plataforma #CulturaEmCasa, às 19 e às 22 horas. Os filmes ficarão disponíveis por tempo limitado para exibição por demanda. São 22 longas, dois curtas de animação e nove documentários inéditos no Brasil, todos com legendas em português.

A abertura oficial

No dia 1, às 15h, um webinar especial vai marcar a abertura da Mostra. Os Secretários Sérgio Sá Leitão (Cultura e Economia Criativa) e Julio Serson (Relações Internacionais) discutirão com o crítico de cinema Miguel Barbieri Júnior o panorama atual da produção audiovisual no Brasil e sua importância para a aproximação entre países e culturas. Em seguida, será exibido o filme “Sabores do Templo” (Coréia do Sul).

Segundo Sá Leitão, a Mostra foi incluída no calendário anual de eventos estratégicos de difusão cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. “É uma oportunidade fantástica para termos acesso a uma produção cinematográfica de altíssima qualidade e grande diversidade. Por isso, continuaremos a realizar a Mostra Internacional de Cinema Virtual de São Paulo nos próximos anos”, afirmou.

Uma ampla mobilização colaborativa, envolvendo a participação de consulados, embaixadas e institutos estrangeiros, possibilitou a realização do evento. “A primeira edição da Mostra Internacional de Cinema Virtual de São Paulo nasceu graças à ótima interlocução que sempre tivemos com embaixadas, consulados e institutos culturais. A parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa também foi fundamental para que este projeto se concretizasse”, disse o Secretário Serson.

Plataforma com muitos acessos

A plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa foi lançada pelo Governo do Estado de São Paulo em 20 de abril. Em quatro meses, o serviço gratuito registrou 1,5 milhão de visualizações nos mais de mil conteúdos ofertados, com 575 mil usuários únicos.

O objetivo é ampliar o acesso da população a conteúdos culturais e artísticos de alta qualidade gerados pelas instituições vinculadas à Secretaria de Cultura e Economia Criativa e também por artistas e produtores independentes de São Paulo.


PROGRAMAÇÃO – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA VIRTUAL = Clique aqui e veja a programação completa.


<<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo/ Secom-PMSP >>


dzn