da Redação DiárioZonaNorte
O Governo do Estado de São Paulo deve anunciar, na próxima 2a. feira (30nov2020) uma nova quarentena e deve restringir algumas atividades, um dia depois da realização do 2º turno das eleições municipais.
De acordo com José Medina, coordenador do Centro de Contingência da Covid-19 do Estado de São Paulo, após analisar os recentes dados de avanço da doença e o aumento de internações nos hospitais da região metropolitana da capital, o governo do estado deverá reclassificar o Plano São Paulo para a fase 2 laranja. A afirmação foi feita durante entrevista ao portal G1.
Fase Laranja
O Plano São Paulo regulamenta os estágios da quarentena no estado. Na fase amarela, os comércios têm horário e capacidade máxima reduzida. Já a fase laranja é considerada de controle. Nela, a maior parte dos setores não podem permanecer abertos.
Prefeito Candidato e Governador negam
Questionado, durante sabatina realizada pelo portal UOL e pelo jornal Folha de S.Paulo, o prefeito e candidato (PSDB) Bruno Covas negou que São Paulo terá retrocesso na quarentena. Segundo ele, “não é o momento de flexibilizar mais, porém, não precisamos retroceder o que já avançamos”.
Na tarde de ontem (26nov2020), o governador João Doria Jr negou que a gestão estadual tenha escondido dados de aumento de casos da Covid-19 e não deixou claro se haverá aumento de restrições por causa da pandemia, com a volta do estado para a fase “amarela”.
Funcionamento por setor – na fase laranja
Shopping Center – Comércio e Serviços
- Ocupação máxima limitada a 20% da capacidade do local.
- Horário reduzido: 4 horas seguidas em todos os dias da semana ou 6 horas seguidas em 4 dias da semana, desde que suspenso o atendimento presencial nos demais 3 dias.
- Proibição de praças de alimentação.
- Adoção dos protocolos padrões e setoriais específicos.
Restaurantes
- Atividade não permitida.
- Liberado para Delivery
Salões de Beleza e Barbearias
- Atividade não permitida.
Academias de Ginástica
- Atividade não permitida.
Eventos e atividades culturais
- Atividade não permitida.
Eventos e atividades que gerem aglomeração
- Atividade não permitida