Acontece no próximo sábado (07/12/2019), o evento de encerramento de ano da Rede Pimentas, em Guarulhos (SP).  Com o título de “Pimentas pelos Direitos Humanos: Gente é pra Brilhar”, a ação GRATUITA acontecerá na Escola Estadual Pastor João Nunes, no Jardim Centenário,  das 14 às 18 horas.

O Giro Cultural Pimentas é uma iniciativa em rede de sete organizações sociais e coletivos locais apoiada pela Fundação Via Varejo, por meio do Programa Casas Bahia na Comunidade, com o objetivo de promover transformações sociais, ampliar repertório cultural e promover o empoderamento social dessa comunidade de alta vulnerabilidade. Um dos principais problemas a se enfrentar é a violação de direitos e garantias fundamentais da pessoa humana, especialmente relacionadas à estrutura de opressão e violência ligadas à raça, gênero e classe nesse território.

As apresentações especiais === Fazem parte da programação do evento apresentações musicais, roda de capoeira, coral, exibição de curtas-metragens na temática de Direitos Humanos e que foram produzidos por educandos da Rede Pimentas.  Todas as atividades são promovidas pelas organizações que compõem a Rede: Associação Elisabeth Bruyère,Associação Semente do Amanhã, Coletivo Kinoférico, Projeto ComCom Pimentas, Cursinho Comunitário Pimentas, Projeto Acreditar Pimentas e Tutti Alegro.

“O trabalho do Casas Bahia na comunidade, iniciado no final de 2017, concentrou-se em revisitar a cultura local, produzir conhecimento a partir de pesquisa científica, do diálogo entre os atores sociais e fomento a espaços de aprendizagem. É muito gratificante ver o resultado deste investimento em ações tão representativas e de grande envolvimento da comunidade”, destaca Natália Menezes, coordenadora da Fundação Via Varejo.

Um projeto de valorização === É o segundo ano consecutivo que acontece esse projeto de valorização sócio-cultural da comunidade. E a representante da Rede Pimentas e do Cursinho Comunitário Pimentas, Lauana Simplicio ressalva que “em contextos periféricos, geralmente costuma se lembrar da cultura de violência e de vulnerabilidade em que estamos inseridos. Obviamente, nós conhecemos muito bem esse cenário, sentimos na pele, mas também gostamos de ressaltar que a periferia não se restringe a isso. Nossas potências são muitas, temos inúmeros talentos e a ideia desse evento é mostrar que a nossa gente também nasceu para brilhar. E esse brilho é tão maior à medida que discutimos e falamos sobre a defesa e garantia dos nossos direitos fundamentais”.


Programação do evento:

  • 14h00 – Abertura e Cortejo Voador com a Cia. Passarinho Contou
  • 15h00-  Apresentação musical com Jéssica Rosa
  • 15h30 – Roda de Capoeira e Hip Hop do Projeto Acreditar Pimentas
  • 16h00 – Apresentação musical com Gabriel Peri
  • 16h30 – Batalha de poesia com Slam do Prego
  • 17h00– Orquestra Pimentinhas e coral de crianças das associações Elisabeth Bruyere e Semente do Amanhã
  • 17h30 – Agradecimentos da Rede e encerramento

Sala Cine Direitos Humanos:

  • 15h30 – 16h00 – Exibição e discussão dos curtas-metragens “Dias de Glória” e “Ruptura”, produzidos pelos educandos das oficinas de cinema do Coletivo Kinoférico
  • 16h30 –   17h00  –  Roda de discussão sobre os filmes

Serviço

  • Local: Escola Estadual Pastor João Nunes
  • Endereço: Avenida Centenário, s/n – Jd. Centenário – Guarulhos – SP
  • Telefone: (11) 2484.8814
  • Evento: 07/12/2019 – sábado – 14 às 18 horas

Sobre a Fundação Via Varejo === Desde 1961, a Fundação Via Varejo (Casas Bahia-Ponto Frio) tem o propósito de fortalecer comunidades através do fomento ao empreendedorismo periférico e da valorização da cultura local, contribuindo com a redução das desigualdades no Brasil e beneficiando milhares pessoas por ano!  Contribuir para a transformação social do Brasil nos motiva a empoderar pessoas e comunidades. Agimos inspirados por uma dedicação que transforma, fomentando o desenvolvimento local e apoiando as pessoas para que possam trilhar novos caminhos na construção de seu futuro. O acesso à educação, a oportunidades de emprego e renda permitem que elas se tornem autônomas para impulsionar suas próprias vidas e as comunidades as quais pertencem.

Sobre a E.E.Pastor João Nunes ===   A escola estadual possui 1571 alunos (segundo dados do Censo Escolar de 2018) em Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e EJA. A escola possui 3 avaliações de pais e alunos e nota média de 4.83.


=== <<<Com apoio de informações/fonte: Comunicação Corporativa/Relações Institucionais Casas Bahia-Fundação Via Varejo – Carla  Melo >> == DiárioZonaNorte é o único veículo jornalístico que reconhece e dá crédito aos profissionais de Assessoria de Imprensa / Relações Públicas / Agências —que muito trabalham nos bastidores da notícia >>>

ObraFácil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora