Na dinâmica da vida contemporânea, somos expostos a cerca de cinco mil imagens por dia. O paradoxo, no entanto, é que tamanha quantidade não tornou nosso olhar mais crítico, muito pelo contrário: nos relacionamos com essa enxurrada de imagens sem sequer percebê-las de verdade. Pensando nisso, o projeto “Fotossensível” abre inscrições para um curso gratuito de fotografia com três módulos independentes na Zona Norte de São Paulo, no qual o intuito é trabalhar o olhar fotográfico de cada um e fomentar a interpretação das imagens em nossa sociedade de consumo, onde o poder do visual é inquestionável.

O público pensado para este curso é de, principalmente, professores e educadores da rede pública e privada de ensino. Isso porque, além de incentivar a produção artística individual, o projeto entende que as vivências artísticas e o contato com a experiência sensorial e estética dos professores e educadores podem, posteriormente, se multiplicar para dentro do ambiente escolar.

O curso para professores propõe três módulos independentes e complementares, num total de 12 horas cada, sendo um deles teórico e os outros dois práticos (cronograma abaixo), a serem realizados na Casa de Cultura da Vila Guilherme – Casarão (Praça Oscar da Silva, 110 –  Vila Guilherme). Leitura e interpretação de imagens, relação de forma e conteúdo, cultura visual e a sala de aula, experiências de câmera pin-hole e saídas fotográficas são alguns dos pontos chaves que serão abordados durante os módulos.

 Ao longo do segundo semestre deste ano, também acontece como parte do projeto “Fotossensível” um curso de quatro meses de duração de fotografia para jovens de 13 a 16 anos do Parque Vila Maria com aulas semanais práticas e teóricas, e três visitas à exposições em instituições culturais públicas. “Fotossensível” foi idealizado pela Aymberê Produções Artísticas para o Instituto JCA com o patrocínio da Viação Cometa via ProAC ICMS, programa de fomento à cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Um projeto artístico-educativo continuado ===  “Fotossensível” integra uma ação artística e educativa continuada desenvolvida pelo Instituto JCA – ligado ao grupo econômico do qual faz parte a Cometa – em parceria com a Aymberê. O programa envolve projetos especialmente elaborados para o Parque Vila Maria, bairro onde a Cometa está situada há mais de 65 anos e que ajudou a construir, além do apoio a outros projetos artístico culturais.

Em 2017, aconteceu o “Pra Cá ou Pra Lá? – Escolhas e Encontros”, que consistiu em formação de narração de histórias para jovens e professores do Parque Vila Maria. Em 2016, aconteceu o projeto “Caminhos da Arte”, uma exposição do fotógrafo Daniel Kfouri que aconteceu dentro da escola General Paulo Carneiro Thomaz Alves, que envolveu, em paralelo, intenso processo de formação em fotografia e apreciação de arte com estudantes e professores da escola. << Com apoio de informações/fonte: Aymberê Produções Artísticas/Thalita Facciolo >>

 

 

SERVIÇO

Curso de introdução à fotografia para professores e educadores

Público alvo: professores e educadores da rede pública e privada de ensino com atuação na zona norte da capital.

Local de realização: Casa de Cultura da Vila Guilherme-Casarão – Praça Oscar da Silva, 110 – Vila Guilherme / (11) 2909-0065

Inscrições: pelo e-mail aymbereprodart@gmail.com ou pelo facebook Parque das Artes Vila Maria.

Datas:

Módulo I – “Questionando imagens”: 4, 11, 18 e 25 de setembro, das 19h às 22h

Módulo II – “Provocando imagens”: 02, 09, 16 e 23 de outubro, das 19h às 22h

Módulo III – “Respondendo imagens”: 30 de outubro, 06, 13 e 27 de novembro, das 19h às 22h

Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/1021060401389310/

Siga o projeto no facebook: Parque das Artes Vila Maria e no blog.

 

Investir e Ganhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora