da Redação DiárioZonaNorte ===

Não ficar parado e criar para o futuro. Essa foi a meta de 19 jovens de três escolas estaduais da Zona Norte, reunidos em cinco grupos, que participaram em quase dez horas da grande final do  Day Camp Startup Varejo 2019, que aconteceu neste sábado (23/11/2019), no Expo Center Norte. O objetivo é agregar e desenvolver um programa educacional misturando empreendedorismo e tecnologia na base destes jovens.

Depois de uma maratona de alguns meses, 81 alunos somaram mais de 60 horas extras especialmente dedicadas ao desenvolvimento de plataformas digitais, o que resultou na realização de 20 projetos. Destes, cinco chegaram à final. Neste terceiro ciclo, o Startup Varejo 2019 reuniu os finalistas das três escolas: Escola Estadual Capitão Pedro Monteiro do Amaral (Jardim São Bento/Santana), Escola Estadual Rômulo Pero (Chora Menino/Santana) e Escola Estadual Barão Homem de Mello (Santana).

Realizada pelo Instituto Center Norte, a iniciativa conta com da consultoria de inovação social para a educação, . Os alunos criam e desenvolvem seus projetos e, nesta fase final, receberam pela manhã a mentoria especial de colaboradores da Cidade Center Norte, que atuaram como voluntários para dar dicas de apresentação do pitch de quatro minutos, à banca de jurados. Composto por especialistas das áreas de empreendedorismo, tecnologia e comunicação, o júri, por sua vez, deu apoio e feedback aos alunos, após as apresentações de seus projetos.

À tarde, houve a apresentação do sócio-diretor da Ideias de Futuro e coordenador do evento, Oswaldo Cruz, que comandou o evento, com o microfone em punho soube movimentar o ambiente.  E para demonstração dos projetos dos alunos, a banca de jurados foi formada pelos especialistas Daniela Pavan (Head do Instituto Center Norte e de Sustentabilidade),  Tatiana Cruz (Gerente Sênior de Marketing da Azul), Mirian Martin (Diretora de TI da Corteva AgriSciense da América Latina),  Jefferson Costa Silva ( especialista no segmento de produtos digitais e atuação no Wallmart.com, B2W, Mandaê, Usieve, entre outros) e  Felipe dos Santos  (fundador da 1Tapa, plataforma de cuidado estético itinerante).

As plataformas digitais finalistas foram voltadas a oferecer mais segurança na conexão entre empresas e usuários, na contratação de serviços (ZN Contratei); a encontrar os melhores preços de produtos oferecidos nos supermercados da Zona Norte (MarketComp); a fornecer  carregadores portáteis de celular para locação, em pontos estratégicos (Energy Power banks); a viabilizar entregas em áreas  e bairros de risco ( Fast Delivery ): e a atender  e  divulgar a qualidade de maquiagens e cosméticos, a partir da percepção do consumidor (Estelar).

E o tempo passou. Por volta das 18 horas, foram anunciados os ganhadores do 3º ciclo e final do Day Camp Startup Varejo 2019, com o primeiro lugar ao aplicativo (app) Fast Delivery com os alunos Eduardo Ribeiro Gonçalves, Gustavo Gonçalves e Peterson Bezerra de Barros, da Escola Estadual Capitão Pedro Monteiro do Amaral, do Jardim São Bento/Santana. A função de app é para entregas em locais onde IFood e Uber Eats não chegam porque são considerados zonas de risco. E o objetivo é viabilizar essas entregas, começando pelas áreas de risco da Zona Norte;

O 2º lugar ficou com os alunos da Escola Estadual Romulo Pero (Chora Menino/Santana) na apresentação do app Energy Power, que oferece carregadores portáteis de celular para locação, em pontos estratégicos da Zona Norte. O grupo foi representado pelos alunos Vitor Melo de Siqueira, Matheus Marçal, Pedro Nathan Assumpção da Cruz, Ryan Carlos de Araújo dos Santos e Guilherme Mendes Santos; e

Já o terceiro colocado como Prêmio Inovação ficou com a Escola Estadual .Rômulo Pero (Chora Menino/Santana) representada pelos alunas  Maria Eduarda Gusmão de Jesus, Maria Luiza Moraes, Letícia Botelho Pinheiro e Beatriz Bianca Souza. Elas apresentaram o app MarketComp para ajudar a encontrar melhores preços de produtos oferecidos nos supermercados da Zona Norte.

O Prêmio Inovação também ficou com a Escola Estadual Rômulo Pero (Chora Menino/Santana) representada pelas alunas Maria Eduarda Gusmão de Jesus, Maria Luiza Moraes, Letícia Botelho Pinheiro e Beatriz Bianca Souza. Elas apresentaram o app MarketComp para ajudar a encontrar melhores preços de produtos oferecidos nos supermercados da Zona Norte.

O primeiro colocado recebe gratuitamente três meses de pré-aceleração, oferecida pela Ideias de Futuro para desenvolvimento do app do projeto. Neste período, os alunos vão conviver com profissionais da área e terão contato com ambientes tecnológicos de incubadoras de startups. E já estão em andamento ações de planejamento do Startup Varejo 2020, que trará grandes novidades, novas ideias e participações de mais profissionais. Mas o objetivo será sempre oferecer orientações e o programa educacional pioneiro na continuidade de levar conceitos de empreendedorismo e tecnologia às escolas públicas da Zona Norte de São Paulo, de forma a abrir oportunidades de mercado e de futuro.

Histórico ===  Já participaram da iniciativa cerca de 250 alunos, que desenvolveram 70 projetos, durante um período de 60 horas/aula de atividades em sala de aula e extraclasse, provenientes de 11 escolas públicas, incluindo uma Escola Técnica – Etec.  <<Veja como foi o 2º ciclo que aconteceu em julho passado na reportagem do DiárioZonaNorte – clique no link a seguir: https://is.gd/hp0U12   >>

Lançada oficialmente em dezembro de 2018, a plataforma digital Pet in Service tem alcançado crescimento médio de 15% a cada trimestre. Com o propósito de oferecer alimentação saudável para os pets, a startup recebeu mentoria de pré-aceleração da Ideias de Futuro após ter vencido a primeira edição do Startup Varejo, no final do ano passado. O grupo foi finalista da Etec Parque da Juventude.


Sobre o Instituto Center Norte === É uma organização sem fins lucrativos criada pela Cidade Center Norte, cuja finalidade é ajudar a melhorar a qualidade de vida e a renda dos moradores da região da zona norte de São Paulo. As atividades iniciaram em 2002 e, desde então, o Instituto Center Norte busca contribuir cada vez mais para o desenvolvimento pessoal e profissional dos moradores, bem como para a implantação de soluções e inovações em ações sociais que visam tornar a zona norte mais sustentável.

Sobre a Ideias de Futuro === É uma consultoria de inovação social, fundada em São Paulo, em 2013, que atua no mercado de Educação, em especial no desenvolvimento de competências de inovação e empreendedorismo tecnológico para alunos e professores. Tem atuado como realizadora e parceira responsável pelo desenvolvimento e aplicação metodológica em diversos programas. Entre eles, destacam-se: Startup Varejo (Instituto Center Norte), Startup in School (Google e Centro Paula Souza), AppLegal (Sabesp), Desafio do Cliente (Sabesp), MPA (Alef Peretz). Pelo Instituto Ideias de Futuro, atua na aplicação metodológica do projeto The Schools Challenge (JP Morgan Chase&Co Brasil), finalista da edição 2019 do prêmio ODS – da Rede Brasil do Pacto Global da ONU. A consultoria também apresenta soluções para organizações de outros setores interessadas em promover inovação de impacto, incorporando a geração de valor socioambiental em seus produtos, serviços e processos. Faz parte dos valores da Ideias de Futuro atuar no desenvolvimento do ecossistema local de empreendedorismo e tecnologia.

=== <<<Com apoio de informações/fonte: Fabi Ietto Comunicação 360 Graus / Fabíola Ietto- / Ideias do Futuro  ===   Instituto Center Norte Center Norte – Fernando Richter>>=== DiárioZonaNorte é o único veículo jornalístico que reconhece e dá crédito aos profissionais de Assessoria de Imprensa / Relações Públicas / Agências —que muito trabalham nos bastidores da notícia >>>

Juntos Pela Zona Norte

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora