Serpentinas, batuques, marchinhas e circo são só alguns exemplos do que as pessoas que frequentam as  Fábricas de Cultura irão encontrar  nas unidades para celebrar o Carnaval.

Como um programa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Poiesis, as unidades da  Fábrica localizada na Brasilândia, Jaçanã, Vila Nova Cachoeirinha (Zona Norte),  Capão Redondo e Jardim São Luis (Zona Sul) e  Diadema (Grande ABCD)  trazem programação gratuita e para todas as idades.

Brasilândia  ===  No dia 15 de fevereiro, sábado, às 15h, a Fábrica de Cultura Brasilândia realiza a Aula aberta da história do Carnaval em São Paulo para relembrar as marchinhas de sucesso com a presença do compositor de sambas enredos Dinho Souza, do compositor e violonista Danilo Holanda e do carnavalesco Cristian Dimitrius.

Em 21/02, sexta, a partir das 14h30, a equipe da biblioteca promove É carnaval! com informações sobre as diferentes manifestações culturais como o frevo e maracatu, além de muita diversão.

Jaçanã ===  A Fábrica de Cultura Jaçanã realiza o Carnaval da Fábrica em 21/02, sexta, a partir das 14h, para você aproveitar essa época ao lado dos amigos, com marchinhas, novos hits e colocar suas fantasias para tomar uma arejada.

Para o esquenta dessa época festiva, a unidade apoiará a apresentação do Samba da Tia Preta no dia 23/02, a partir das 17h, que ocorre na Rua Telma Regina Cordeiro Correia S/N, Jova Rural – São Paulo/SP.

Diversos grupos de samba da região norte estarão reunidos nesse evento, além de um espaço para artistas que desejam mostrar suas diferentes habilidades e brincadeiras para as crianças.

Nova Cachoeirinha ===  O Circo também estará inserido em Cientólogos de Carnaval, dia 19/02, a partir das 15h, na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha. Palhaços acreditam que são especialistas de todo e qualquer assunto, contam como surgiu a festa, quais os seus significados e de onde vem cada um dos tipos de fantasias. Além de conhecer as pesquisas, descobertas, engenhocas e ter espaço para participar, o público assistirá o lado compositor e cantor de cada um dos palhaços da Conforto & Cia.

Na mesma unidade, as crianças poderão aproveitar a Fábrica na folia – matinê infantil em 23/02, domingo, das 14h às 17h. O Bloco Carnavalesco Família Lacerda apresentará músicas e marchinhas carnavalescas direcionadas para o público infantil que receberá máscaras, confetes e serpentina.

Jardim São Luís ===   Como uma preparação para esse momento festivo, a biblioteca da Fábrica de Cultura Jardim São Luís  começa no dia 13/02, quinta-feira, às 10h, com a oficina A máscara de carnaval que é a minha cara.  Nessa atividade serão criadas máscaras de acordo com o formato das faces de cada integrante da turma, partindo do que cada pessoa entende como máscara e os traços do rosto que quer destacar.

No dia 19/02, quarta, às 14h30, será a oficina de produção de máscaras de carnaval. Os participantes produzirão a própria máscara com apoio de exemplos e breve histórico sobre esse tipo de fantasia, com liberdade para fazer, pintar e decoraras próprias criações.

Capão Redondo === Em 19/02, quarta, às 14h30, a Oficina de construção de instrumentos recicláveis ocupará a biblioteca da Fábrica de Cultura Capão Redondo.

Nessa atividade, serão feitos instrumentos percussivos de materiais recicláveis que farão parte do bloco de carnaval da unidade, chamado CarnaFábrica 2020 e agendado para o dia 29/02, sábado, com concentração às 13h para maquiagem e preparativos finais. Esse bloco sairá pela região às 14h, chamando a comunidade para participar da festa, e segue com um baile no espaço da arena com músicas carnavalescas.

Diadema ===   A Fábrica de Cultura Diadema promove o Bloco de Carnaval Criança Ativa no dia 20/02, quinta, entre 15h e 17h. Diversão e musicalidade mostrarão que a folia também é um instrumento de socialização, principalmente com o público infantil. No dia 29/02, a partir das 14h, a unidade realiza o pós-carnaval com o 1º Carna Fábrica Misturadin…, um cortejo pelas ruas de Diadema e com diversos grupos: Bloco da Moça, tradicional bloco de Diadema; Batuque Abayomi, bloco de mulheres percussionistas, e o Baque de Minas da Resistência, grupo percussivo feminino e de ritmos da cultura popular nordestina.

A proposta é incentivar que a população saia para as ruas com fantasias, preparada para dançar e se divertir. A concentração será na Praça da Moça até as 16h, centro da cidade, e a finalização será na própria Fábrica às 18h.

Toda a programação descrita acima é gratuita e não precisa de inscrição. Chegue mais e participe! A seguir, as datas, os horários e números de vagas (atividades nas bibliotecas).

SERVIÇO:

Fábrica de Cultura Brasilândia – Av. General Penha Brasil, 2508 – Vila Nova Cachoeirinha – São Paulo/SP. (11) 3859-2300

Aula aberta da história do Carnaval em São Paulo                                                    15/2 – sábado – 15h às 17h
Faixa etária: livre | Sem limites de vagas
É carnaval! – com equipe da biblioteca
21/02 – sexta-feira – 14h30 às 16h30
Faixa etária: livre | Vagas: 20
Fábrica de Cultura Capão Redondo | Rua Bacia de São Francisco, s/n – Conj. Hab. Jardim São Bento – São Paulo – SP. (11) 5822-5240
Oficina de construção de instrumentos recicláveis – com equipe da biblioteca
19/02 – quarta-feira – às 14h30
Faixa etária: a partir de 5 anos | Vagas: 20
Dançando no Carnaval – com equipe da biblioteca
27/02 – quinta-feira – 14h30; 28/02 – sexta-feira – 14h30
A partir de nossas vivências, iremos discutir e explorar as possibilidades do corpo no carnaval; entendendo suas estruturas, possibilidades, história, ancestralidade e assuntos que possam surgir.
Faixa etária: livre | Vagas: 20
CARNAFÁBRICA 2020
Cultura Tradicional
29/2 – sábado – 13h às 17h
Faixa etária: livre | Sem limites de vagas

Fábrica de Cultura Jardim São Luís | Rua Antônio Ramos Rosa, 651 – Jardim São Luís – São Paulo/SP. (11) 5510-5530
A máscara de carnaval que é a minha cara – com equipe da biblioteca
13/02 – quinta-feira – 10h
Faixa etária: livre | Vagas: 20 | Duração: 2 horas
Produção de máscaras de carnaval – com equipe da biblioteca
19/02 – quarta-feira – 14h30
Faixa etária: livre | Vagas: 15 | Duração: 2 horas
Carnaval de rua – Bloco Império do Morro
Música
25/2 – terça-feira – 14h às 22h
Faixa etária: livre
Local: Império do Morro – Rua Francisco Xavier de Abreu, – Jardim Monte Azul – São Paulo/SP
Com mais de 30 anos de atuação na zona sul paulistana, o Bloco Império do Morro convida a comunidade para o carnaval de rua com confetes, serpentinas, marchinhas e variados ritmos de samba. O evento será realizado nas áreas do bairro Jardim Monte Azul e contará com apoio da equipe da Fábrica de Cultura Jardim São Luís.

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha | Rua Franklin do Amaral, 1575 – Vila Nova Cachoeirinha – São Paulo/SP. (11) 2233-9270

  • Máscaras – com equipe biblioteca
    Dia 14/02 – quinta-feira -14h30
    Faixa etária: a partir de 6 anos | Vagas: 20
    Já é carnaval! Que tal vir participar de uma oficina de máscaras feitas com saco de papel? Depois podemos sair em desfile, trazendo o bloco dos mascarados para os corredores da fábrica.
  • Cientólogos de Carnaval – Circo
    19/2 – quarta-feira – 15h às 17h
    Faixa etária: livre| Sem limites de vagas
  • Fábrica na Folia – Matinê infantil
    Música
    23/2 – domingo – 14h às 17h
    Faixa etária: livre | Sem limites de vagas

Fábrica de Cultura Diadema – Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135, Centro – Diadema/SP. (11) 4061-3180

  • Bibliobaile de Carnaval – com equipe biblioteca                                                         19/02 – quarta-feira – 14h30 às 16h30
    Vamos transformar a biblioteca em um salão de baile de carnaval e você está convidado (a) para participar dessa folia com a gente.
    Faixa etária: livre | Vagas: 30
  • Bloco de Carnaval Criança Ativa
    20/2 – quinta-feira – 15h às 17h
    Faixa etária: livre | vagas não limitadas
  • 1º Carna Fábrica Misturadin…com Bloco da Moça, Bloco Abayomi e Baque de Minas da Resistência
    29/2 – sábado – 14h às 18h
    Faixa etária: livre | Sem limites de vagas
    Informações gerais: cortejo com concentração entre 14h e 16h na Praça da Moça, com percurso pelas principais ruas do centro de Diadema e encerramento, às 18h, na Fábrica de Cultura Diadema.
    Concentração: Praça da Moça – Avenida Alda, s/n – Centro – Diadema/SP
    Percurso: ruas do centro de Diadema
    Encerramento: área externa da Fábrica de Cultura Diadema – Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135, Centro – Diadema/SP

Biblioteca da Fábrica de Cultura Jaçanã | Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 – Conjunto Habitacional Jova Rural, São Paulo/ SP; Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 – – Conjunto Habitacional Jova Rural, São Paulo/ SP. (11) 2249-8010

  • Brincadeira de carnaval! – com equipe da biblioteca
    14/02 – sexta-feira – 14h30
    Vamos confeccionar adereços com material reciclável e em seguida brincar em animado baile de carnaval. Tradicionais marchinhas, muito confete e serpentina farão parte da festa.
    Faixa etária: 7 anos | Vagas: 25
  • Confeccionando máscaras de carnaval – com equipe da biblioteca
    18/02 – terça-feira – 14h30
    Confecção de máscaras carnavalescas passo-a-passo, como forma de entender as raízes culturais e históricas de onde derivam e seguem como formas de expressões sociais.
    Faixa etária: 8 anos | Vagas: 25
  • Carnaval da Fábrica
    21/2 – sexta-feira – 14h às 17h
    Faixa etária: livre | Vagas não limitadas
  • Samba da Tia Preta
    23/2 – domingo – 17h às 21h
    Faixa etária: livre | Sem limites de vagas
    Local: Telma Regina – Rua Telma Regina Cordeiro Correia S/N , – Jova Rural – São Paulo/SP

 

Fábricas de Cultura:  Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados das 12h às 17h.

Sobre as Fábricas de Cultura ===    As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2020, o Programa Fábricas de Cultura – instituições da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis – conta com o patrocínio do Instituto Center Norte por meio da Lei Rouanet. O apoio contribui para a realização de atividades de formação e difusão cultural.

Sobre a Poiesis ===   A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Sobre o Instituto Center Norte === O Instituto Center Norte é uma organização sem fins lucrativos, criada pela Cidade Center Norte, cuja finalidade é ajudar a melhorar a qualidade de vida e a renda dos moradores da região da zona norte de São Paulo. As atividades iniciaram em 2002 e, desde então, o Instituto Center Norte busca contribuir cada vez mais para o desenvolvimento pessoal e profissional dos moradores, bem como para a implantação de soluções e inovações em ações sociais que visam tornar a zona norte mais sustentável

 

<Com apoio de informações/fonte: jornalista Jariza Rugiano – Imprensa Poiesis Organização Social de Cultura>

ObraFácil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora