A Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) inicia, no site HQMIX (clique aqui) uma exposição virtual que centraliza a discussão na luta contra o coronavírus, que avança a cada dia pela humanidade.

“Os primeiros 100 cartuns já foram postados e, conforme forem chegando, iremos ampliar para que, assim, seja uma exposição viva, que demonstra o quanto o humor gráfico tem de ideias e força, para que todos que estão em casa possam apreciar e pensar”, enfatiza o presidente da ACB, Jal Lovetro.

Para os cartunistas que queiram participar, é só enviar seu cartum para o e-mail flashexpocartoon@gmail.com. A comissão organizadora da Exposição irá postar no site, aos poucos, o material recebido — o mesmo ocorrerá aqui no Portal DiárioZonaNorte e suas midias: Facebook (FacePress), Instagram e Twitter.


O QUE É ACB-Associação dos Cartunistas do Brasil  === É uma entidade que opera na Internet para atendimento aos desenhistas profissionais ou não. Surgiu em 1988 a partir da criação do Troféu HQMIX. A ACB  não tem verba e nem cobra mensalidade dos desenhistas. Vive do trabalho voluntário e necessário para que a classe tenha alguma representatividade para assuntos nacionais.  A ACB tem por finalidade promover o entrosamento do profissional e amador que atuam na área de humor gráfico, quadrinhos e ilustração, além de procurar desenvolver estudos para a ampliação do mercado de trabalho e valorização desses profissionais.  Tem por meta apoiar iniciativas de preservação da memória gráfica de nossos artistas e dar subsídios para o mercado de trabalho e desenvolvimento gráfico de sua profissão. Mais informações e um Guia do Ilustrador grátis no site da ACB: clique aqui

José Alberto Lovetro, o JAL, é jornalista, cartunista e o atual presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil.  Iniciou sua carreira na Folha de São Paulo em 1973, trabalhando depois para os principais veículos de comunicação do país como o jornal O Estado de São Paulo, TV Cultura, TV Tupi, The Brazilians (EUA), Pasquim, Revista Sem Fronteiras (Holanda/Bélgica), DCI, TV Bandeirantes, TV Gazeta(SP), TV Manchete, Revista Semanário, Rádio Tupi, TV SENAC/SESC entre outros.  Idealizador do Prêmio HQMIX, organizou mais de 150 exposições e salões de humor, além de ser premiado pelo Jornal Asahi Shimbun (Japão) como cartunista e ter recebido o prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos por sua atuação na Campanha Diretas Já em 1984.


<< Com apoio de informações/fonte: ACB / Way Comunicações-Bete Faria Nicastro >>


Para abrir o cartum abaixo, clique em cima da imagem:


ObraFácil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora