da Redação DiárioZonaNorte ===

Há quase 14 anos (outubro de 2005), a Zona Norte convive com o Sesc Santana (que na verdade está localizado na área do Jardim São Paulo – e já foi motivo de controvérsias), mas abraça usuários de vários bairros de toda a região. É um ponto de encontro e apresentações de alto nível nas áreas cultural, social e educacional.  Mas, a partir do próximo 11 de maio (sábado), a Zona Norte/Nordeste (principalmente Jaçanã/Tremembé/Vila Medeiros/Vila Maria/Parque Novo Mundo e outros próximos) terá a segunda unidade como opção, que estará bem próxima, no município vizinho de Guarulhos — que atinge 1,4 milhão de habitantes –, com a previsão de atendimento de 24 mil pessoas por semana  (4 mil por dia) nos 34,2 mil metros quadrados de área construída (terreno de 22 mil m2).

O QUE SE ESPERA == Como é característica das atividades em outras unidades do Sesc em São Paulo – 572 fixas e 129 móveis de atendimento em mais de 2 mil municípios – em Guarulhos haverá a prática de esportes, parque aquático, ginásio poliesportivo e campo de futebol, mais as atividades culturais, espetáculos musicais, danças e teatro. A programação terá também cursos em várias áreas.

 

Com investimento em cerca de 120 milhões de reais, a Rua Guilherme Lino dos Santos, no Jardim Flor do Campo (Vila Fátima – Região Centro), já tem o complexo em fase final de conclusão entre os números 1056 e 1200. Essa rua tem início na Avenida Monteiro Lobato, que fica próxima da Av. Tancredo Neves — não muito longe da Rodovia Presidente Dutra. Os moradores da Zona Norte terão facilidades — só para se ter uma ideia: do Hipermercado Bergamini (Av.Luiz Stamatis, no Jaçanã)  até o Sesc Guarulhos, o cálculo médio é de 20 minutos (de carro) – e é bem provável que haverá novas linhas de ônibus até o local.  O que também abrirá perspectivas de empregos na Unidade do Sesc e no entorno, que será beneficiado com o fluxo de pessoas. E as oportunidades artísticas, esportivas e culturais que poderão ser desenvolvidas naquele local e influenciando toda a cidade. O projeto teve início em 2009 e as obras em dezembro de 2014. Naquela época, o então prefeito Sebastião Almeida declarava a importância do empreendimento: “ “Guarulhos está ganhando um belo presente com a vinda do SESC, que valoriza a vida das pessoas e vai dar muito mais dignidade, muito mais espaços culturais, esportivos, lazer, recreação, tudo aquilo que um ser humano precisa”.

PRIMEIRA UNIDADE SUSTENTÁVEL === Há  quase cinco anos operários trabalham diariamente e, neste momento, nas finalizações, retoques,  montagens de equipamentos,  instalações elétricas, hidráulicas, revestimentos, ar condicionado e outras áreas. Está projetado com tecnologia através de energia natural, no tratamento de esgoto próprio, reuso de água e com muita iluminação natural.  Essa unidade é a primeira do Estado com certificado Leed  (Leadership in Energy and Evironmental Design) – que é um tipo de selo verde atestando como projeto sustentável, de acordo com critérios de racionalização de recursos (energia, água, etc).

 

PRÉDIO REVOLUCIONÁRIO === Um edifício moderno composto do térreo e três pavimentos (andares), com fachada misturando vidro, concreto e pedra. No local, os usuários poderão usufruir de três piscinas (uma coberta), ginásio de esportes, campo de futebol soçaite, teatro (349 lugares), salas de exposições, academia de ginástica, restaurante e gabinete odontológico (veja abaixo todos os serviços).

O Sesc Guarulhos difere dos demais por ter uma grande praça de convivência. Pela primeira vez, houve um concurso público  de arquitetura para a escolha do projeto (*). Dos vários concorrentes, o vencedor foi a Dal Pian Arquitetos Associados. “Projetar é um percurso de referências. Envolve o que estudamos, aprendemos, vivenciamos, observamos e refletimos em função de um programa, de um lugar e das diversas e variadas condicionantes que um projeto sempre nos apresenta. Com o projeto Sesc Guarulhos não foi diferente, também iniciamos esse percurso”, observa o arquiteto Renato Dal Pian, autor do projeto junto com Lilian Dal Pian. (* Classificação: 1º-Dal Pian; 2º Gabinete de Projetação Arquitetônico-Biselli+Katchborian; 3º Forte, Gimenes & Marcondes Ferraz; 4º Libeskindllove Arquitetos e 5º Ricoy Torres Consultoria e Projetos)

PREFEITURA CONTRIBUIU === O terreno foi doado pela Prefeitura Municipal de Guarulhos, no espaço do Estádio Oswaldo de Carlos – que foi transferido para o terreno ao lado – com a obrigação do Sesc de agregar o campo de futebol e dos vestiários da área do Parque Vicente Leporace. Agora, é só esperar chegar os próximos dias  para a grande inauguração e a utilização de mais um Sesc, o de Guarulhos – que poderá ser de grande utilidade para os moradores da Zona Norte.

PIRITUBA E MAIS UNIDADES DO SESC ===  E a expansão do Sesc não para, com vários projetos em São Paulo, interior e estados. Em São Paulo, já está em projeto a Unidade de Pirituba, na Zona Norte/Noroeste. Em fevereiro, a Prefeitura de São Paulo oficializou por lei – que já tinha sido passado pela Câmara Municipal — a concessão de terreno por 99 anos para a construção do Sesc-Pirituba. Na gestão do então prefeito João Doria,  foi um dos assuntos tratados na audiência com o presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo –  Fecomércio, Abram Szajman, e o Diretor Geral do Sesc-SP, Danilo Santos de Miranda.

O endereço do Sesc-Pirituba será na Av. Raimundo Pereira Magalhães, ao lado da Casa de Nassau, e junto à  Rodovia dos Bandeirantes . Em acordo, foi acertado uma parte do terreno (15 mil m2 – com reaproveitamento de terrenos, pode chegar a 23 m2) do Instituto Federal Campus Pirituba.  Haverá um concurso público e aberto aos escritórios de arquitetura para a escolha do projeto do complexo Sesc-Pirituba.

Após a escolha, haverá todo o processo para construção, o que deve ocorrer em dois anos. E o que pode se prever a inauguração até 2022, no máximo, com o mesmo padrão de outras unidades do Sesc:  piscinas cobertas e abertas, ginásio poliesportivo, teatro, áreas de exposições, restaurante, biblioteca, atividades para terceira idade, comedoria e outros detalhes.

Serviços/Sesc Guarulhos:  Acessibilidade Universal / Internet livre / Cafeteria / Café do teatro / Lanchonete piscina/ Comedoria / Restaurante por peso / Biblioteca /  Espaço de leitura / Livros, revistas e jornais / Bicicletário / Central de Atendimento /12 Espaços de brincar interno e externo / Espaço para amamentação / Fraldário /  Vestiário Familiar / Salas de atividades físicas, expressão corporal e ginástica multifuncional / Ginásio poliesportivo e para eventos coberto / Parque Aquático – piscinas recreativa, infantil, descobertas e climatizadas, solário, piscina semiolímpica cobertas e aquecidas / Campo de futebol soçaite em grama sintética, quadra de tênis e quadra poliesportiva / Pista de Caminhada / Vestiário esportivo / 472 vagas de estacionamento / Loja Sesc / 5 Consultórios Odontológicos – RX panorâmico e periapical / Teatro com 364 lugares / Centro de Experimental de Música / 2 salas de espetáculos – multiuso / 3 oficinas culturais multiuso / Áreas de exposições / Convivência.

FICHA TÉCNICA – DAL PIAN ARQUITETOS = Autores: Lilian Dal Pian, Renato Dal Pian –Colaboradores: Oliver Scheepmaker, Paula da Cruz Silva, Ricardo Cristoffani, Leonardo Gomes, Tibério Cruz, Filomena Piscoletta == Construção: JWA Construtora

Assista aqui o vídeo de apresentação no YouTube.

Depoimentos de moradores de Guarulhos

sobre a chegada do Sesc Guarulhos = Perfis: clique aqui para assistir o vídeo.

O QUE É O SESC === O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma instituição brasileira privada,  mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, com atuação em todo âmbito nacional, voltada prioritariamente para o bem-estar social dos seus empregados e familiares, mas aberto à comunidade em geral. Atua nas áreas da cultura, educação, lazer, saúde e assistência.  Foi fundado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, em 13 de setembro de 1946, através do Decreto-Lei nº  9.853, em que o Presidente Eurico Gaspar Dutra autoriza a Confederação Nacional do Comércio a criar o Serviço Social do Comércio – SESC. A sede do Departamento Nacional do Sesc está localizada e, Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro.

Unidades do Sesc na cidade de São Paulo:  Paulista/ 24 de Maio / Belenzinho / Bom Retiro / Campo Limpo / Carmo  / Consolação / Florêncio de Abreu / Interlagos / Ipiranga / Itaquera / Osasco/  Parque Dom Pedro II / Pinheiros  / Pompeia / Santana / Santo Amaro / Santo André / São Caetano / Vila Mariana – Mais: Centro de Pesquisa e Formação / CineSesc

Unidades do Sesc no interior de São Paulo – 41 unidades em 21 cidades – entre elas (clique em cima para mais detalhes):

 Araraquara / Bauru /Bertioga/Birigui / Campinas / Catanduva / Jundiaí / Piracicaba / Presidente Prudente / Registro / Ribeirão Preto / Rio Preto / Santos / Sorocaba / São CarlosSão José dos Campos / Taubaté  


Unidades do Sesc nos Estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Como se inscrever no Sesc ===  Quem trabalha no comércio de bens, serviços ou turismo (*ver relação abaixo) tem direito  em frequentar as unidades do Sesc. Apresentar documentos (Carteira de Trabalho, RG, CPF, hollerith e comprovante de residência) para receber a Carteira de Identificação com validade de um ano. Os dependentes do titular tem direito também à Carteira: cônjuge ou companheiro, pais, filhos, tutelados e irmãos (na condição de inválidos). O aposentado e pensionistas do comércio e também podem fazer se inscrever. Desempregados há um ano dos mesmos setores tem direito. Em algumas unidades (verificar) há a possibilidade do ingresso na categoria “usuário” para quem não é comerciário, mas com o pagamento de taxa anual de manutenção. É importante consultar  pessoalmente os critérios e a documentação na Administração da unidade do Sesc de interesse. Não deixe para fazer isto nos meses de janeiro e fevereiro, que são os de maior procura e movimento nas unidades. Mais informações: https://www.sescsp.org.br –  Sesc Central/Informações: 3234.3000 – Sesc Santana/Jd.São Paulo: Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Informações:  2971.8700. << Informações colhidas nos sites do Sesc-SP. Consultar o setor de credenciamento na Administração >>

Categorias com direito a frequentar as unidades do Sesc:

Comércio de Bens ==comércio atacadista, comércio varejista,  lojas, farmácias, shoppings, papelarias, lanchonetes, restaurantes, casas lotéricas, supermercados, postos de combustíveis,   lojas de departamentos,  e outros.

Serviços ==  hospitais particulares,  clinicas médicas, laboratórios de análises, vigilância/segurança,  condomínios comercial/residencial,  escolas particulares, veículos de comunicação e publicidade, casas de saúde, consultórios médicos , salão de barbearia, salão de beleza, instituto de beleza, administração de imóveis – e outros.

Turismo == hotéis, resorts, motéis, pousadas, campings, apart-hotéis, agências de turismo – e outros.


Sesc Guarulhos

Horários:   3ª a 6ª feira – 09h00 às 21h00 /// Sábados – 09h00 às 20h00  ///          Domingos e Feriados: 09h00 às 18h00

 

Endereço: Rua Guilherme Lino dos Santos, 1.200 – Jardim Flor do Campo / Guarulhos – SP


 

sicredi_institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora