Nesta 2ª feira (23/04/2018) comemora-se internacionalmente o Dia do Escoteiro. O Escotismo é o maior movimento de jovens do mundo e possui um projeto educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumir seu próprio desenvolvimento e a se envolver com a comunidade, formando verdadeiros líderes. A principal engrenagem do Movimento Escoteiro é a vitalidade das crianças e adolescentes, aliada à experiência dos adultos voluntários.

Em São Paulo, a celebração acontecerá na Câmara Municipal com uma Sessão Solene em homenagem nesta 2ª feira (23/04), às 19 horas. Na ocasião também acontece a entrega do Prêmio Escotista Mário Covas Júnior de Ação Voluntária;

A data foi escolhida pelo fundador do Movimento Escoteiro, Robert Baden-Powell (B-P), por ser o mesmo dia em que se celebra o Dia de São Jorge, patrono do Escotismo – na época, em 1910, era comum que se escolhessem santos como patronos.

Hoje em dia, mesmo sem o título de “santo”, Jorge da Capadócia continua sendo referência para os escoteiros. B-P justificou a escolha de São Jorge apontando que suas qualidades são as mesmas que se espera encontrar em um escoteiro. Em seu livro “Escotismo para Rapazes”, ele explica: “Esta (referindo-se à lenda do dragão) é exatamente a maneira pela qual um Escoteiro deve enfrentar um perigo ou uma dificuldade, por maior ou mais assustadora que pareça. Se enfrentar a situação ousada e confiantemente, usando toda a sua força para superá-la, a probabilidade é que se saia.

Escotismo ===  O Movimento Escoteiro acredita que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, é possível formar jovens empenhados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

Para se juntar como jovem é preciso ter entre 6,5 e 21 anos. Essa faixa etária compreende quatro ramos distintos: lobinho (6,5 aos 10), escoteiro (11 aos 14), sênior (15 aos 17) e pioneiro (18 aos 21). A partir daí a atuação se dá como adulto voluntário, sem limite de idade.

Hoje, há mais de 50 milhões de escoteiros em 223 países e territórios ao redor do globo, sendo o maior movimento juvenil do mundo. O Escotismo é praticado nos 26 estados brasileiros e no distrito federal. No estado de São Paulo, o efetivo registrado, até o fim de 2017, foi de 27.060 jovens e adultos, com o Movimento Escoteiro presente em 130 municípios. << Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa Escoteiros-SP>>

  • Escoteiros do Brasil – Região São Paulo

    Rua Coronel Xavier De Toledo, 316 – 3º andar
    República – São Paulo/SP – CEP 01048-000
    Telefone: (11) 3154-5500

    Atendimento:
    – 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h30
    – sábados, das 9h às 13h
    – não abre aos domingos e feriados

Saiba mais sobre o Movimento Escoteiro acesse:  Wikipédia  e Site Escoteiros


 


 

 

sicredi_institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora