O livro ‘Descontruindo o Mindset e Construindo Inovação’,  de Solange Mata Machado, revela o caminho para dismistificar o mindset e quebrar paradigmas, usando a neurociência para alavancar resultados e inovar no processo de construção do pensamento.  Através da neurociência, Solange explica de forma simples a desconstrução do mindset, e, a partir daí, o desenvolvimento de novos processos que promovam a inovação – “Com a sociedade cada vez mais competitiva e o crescente avanço tecnológico se tornou primordial entender o comportamento humano para inovar na criação empresarial e romper padrões”, defende a autora.  O livro ainda traz dicas de como buscar inovação e disrupção  a partir da mudança do modelo mental.

O tempo evolui === A adaptação da sociedade aos avanços tecnológicos pode levar mais de dez anos para ser absorvida tanto no âmbito social, econômico e político. Se a gente focar no mundo corporativo e analisar como as empresas estão reagindo aos avanços tecnológicos, o desafio é ainda maior. Difícil não associar o desenvolvimento da tecnologia nos últimos 25 anos com a derrocada de muitas empresas pelo mundo. Exemplo disso é o da Kodak que duvidou que a câmera digital poderia ganhar a preferência do público ou das inúmeras locadoras de vídeo, que há bem pouco tempo, assolavam as ruas de todas as cidades, mas que foram obrigadas a cederem lugar à Netflix ou às diferentes formas de streaming.

Outras companhias que, estagnadas em modelos ultrapassados, não conseguiram colocar em seu modus operandi ações que trouxessem inovação, transformação e fuga da zona de conforto. O grande desafio, hoje, para as empresas é conseguir superar velhas fórmulas e ter a inovação como ponto central. Muitas empresas sucumbiram quando a palavra de ordem é a disrupção.

Melhorias nos negócios === Doutora e mestre em inovação e competitividade pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e com pos-doutorado em neurociência aplicada à tecnologia pela Universidade de Minas Gerais (UFMG), Mata Machado explica que a “inovação significa gerenciar e desenvolver diferentes mindsets para diferentes atividades. As organizações inovadoras são ambidestras quando elas conseguem exploit e explore. Exploit é a capacidade organizacional de focar a eficiência operacional, o “incrementalismo”, criando melhorias contínuas para os negócios atuais. O explore busca novas oportunidades criando novos conhecimentos. O primeiro melhora e mantém o que se construiu no passado, enquanto o segundo olha para o futuro”.

A autora sustenta seu processo de investigação com a neurociência e começa a ampliar o horizonte com respostas que ajudarão as organizações e as pessoas a serem mais inovadoras – “quem possui mindset de crescimento tem a capacidade de desenvolver qualquer tipo de talento”. A proposta do livro faz parte do estudo e das observações da autora que afirma – “os modelos mentais inibem a inovação”.

Em busca de desafios === Solange reflete sobre os diferentes tipos de comportamentos e motivações conforme o mindset de cada um e explica que pessoas com mindset de crescimento são mais persistentes e gostam de desafios, não se preocupando com riscos ou problemas, enquanto as de mindset fixo evitam riscos, não gostam de mudanças e tem dificuldade de adaptação. Desta forma, quem tem “o mindset de crescimento tem maior propensão às inovações mais transformacionais, enquanto o mindset fixo possuem maior propensão à inovação incremental”. Ao final de cada capítulo, Solange destaca os pontos principais e deixa questões para que o leitor se aproxime cada vez mais da proposta da publicação.

“Desconstruindo o mindset e construindo inovação – usando a neurociência para alavancar resultados” de Solange Mata Machado, é a obra que a Editora Évora está lançando nesse mês e uma leitura obrigatória para empresários, gestores e colaboradores que abominam o lugar comum e buscam na disrupção um novo modelo para construir sua empresa.


Livro “Desconstruindo o Mindset e Construindo Inovação”

  • Editora Évora
  • Encardenação: brochura – 120 páginas
    Formato: 14x21cm.
    ISBN: 978-85-8461-201-7 –
  • Investimento: R$ 44,90
  • Lançamento:  Dia: 17/08/2019 (sábado) – Horário: 11 às 14 horas 
  •                        Local: Na Livraria Comendador –
  •                        Endereço: R. Pamplona, 145 – Casarão – Subsolo, São Paulo
  •                       Informações: (11) 3284.6931

Solange Mata Machado

Sobre a autora – É diretora-executiva da Imaginar Solutions. Doutora e mestre em inovação e competitividade pela Fundação Getúlio Vardas (FGV) com pós-doutorado (pós-doc) em neurociência aplicada à tecnologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Engenheira elétrica com BS pela Universidade Columbia (EUA) e especialização em empreendedorismo e inovação pela Universidade Hitotsubashi (Japão), pela Universidade Renmi da China, pelo Technion – Instituto de Tecnologia de Israel, pela Universidade Yale (EUA), pela Babson College (EUA) e pela Creative Education Foundation (EUA). Ao longo de sua carreira, foi CEO da ADL Serviços de Fidelização, no Brasil; executive diretor e general manager da Amcham Brasil; Brazil representative da U.S. Chamber of Commerce e da Axiom Corporation e CEO da Conectadas.com, além de ter ocupado posições executivas de grandes grupos nacionais e internacionais, como Shell,Klabin, Pirelli Fintec e Aços Villares. Possui vários artigos publicados em congressos nacionais e internacionais e em revistas. É autora de quatro Cbooks: Inovação e mudança, O processo de inovação, Criatividade para inovação e Inovação e a criatividade para o marketing. Em 2015, escreveu o estudo “Cenários estratégicos: desafios para se criar o futuro” para a MESA Corporate Governance. É palestrante nacional e internacional sobre o tema de inovação e propriedade intelectual.

Sobre Editora Évora === Editora de livros de negócios e universitários (selo Évora), ficção e não-ficção (Generale) e literatura infantil (Folia de Letras). Obras de autores reconhecidos nacional e internacionalmente, tais como Novak Djokovic, B. B. King, Ron Wood, Fernando Meligeni, Michael Moorcocck, Robert Howard, Steve Wozniak, John Wooden, Steve Blank, Charlene Li, Ilan Brenman, Vivian Suppa e muitos outros! Site e pedidos: www.editoraevora.com.br/desconstruindo-o-mindset  

Sobre Livraria do Comendador === Um casarão tombado virou, desde outubro do ano passado, a bela e importante Livraria do Comendador, ocupando quase 170 metros quadrados.  Está localizada na região da Avenida Paulista, junto ao Zel Café (*), na Rua Pamplona, 145.  Quem comanda o espaço literário são as irmãs Carol e Talita Camargo, cuja família é tradicional no mercado editorial brasileiro — o antigo livreiro Ivo Camargo. Com boas ideias e ações de lançamentos, as irmãs prometem grandes novidades, em um local agradável – com um excelente café de acompanhamento.  O funcionamento é de 2ª a 6ª feira, das 8 às 20 horas,: aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 16 horas. Informações: (11) 3284.6931. O nome da Livraria vem do Comendador Laurinho Megale (conhecido também como Zé Lauro) que era grande admirador e criador do Mangalarga Marchador — o Hara em Ouro Fino (MG) recebeu o nome Haras Zel. O comendador partiu para a lavoura de café e criou a sua própria marca Zel Café. A familia dele dedica-se inteiramente a suas paíxões: os cavalos e o café.


<<Com apoio de informações/fonte: Digital Trix Comunicação – Monica Ferreira >>

LimpaSP – estréia

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora