26.4 C
Sao Paulo
domingo, 15 setembro, 2019
CenterNorte Institucional Maio2019
Home Destaque Em busca de empregos, “a esperança é a última que morre!”. ...

Em busca de empregos, “a esperança é a última que morre!”. E para ajudar: um mutirão de 6 mil vagas no centro de SP.

A cidade de São Paulo registra 1,7 milhão de desempregados. Nesta 3ª feira (26/03/2019), o centro da cidade teve uma explosão de gente em enormes filas no Vale do Anhangabaú. Gente que chegou às 9 horas da manhã do dia anterior e, com muitos outros, passaram a madrugada para pegar uma senha para entrevista com a oportunidade de emprego.  Tudo isto no Mutirão do Emprego-2019, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET)  e o Sindicato dos Comerciários de São Paulo. São ações de intermediação de mão de obra entre trabalhadores em busca de oportunidade de recolocação no mercado de trabalho e empresas que necessitam de profissionais na capital paulista.

A equipe técnica do  Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura de São Paulo – CATe será responsável pela recepção aos candidatos, fluxo das entrevistas de pré-seleção realizada pelas empresas, atendimento ao cidadão com vagas disponíveis no Sine – Sistema Nacional de Emprego, e também realizará a emissão da primeira e segunda via da carteira de trabalho. Para obter o documento basta apresentar o RG, CPF e uma foto 3×4 atualizada. Para a segunda via é necessário o boletim de ocorrência ou carta de próprio punho declarando a perda do documento.  Já o Sindicato dos Comerciários é responsável pela captação de vagas junto às empresas privadas, gestão do atendimento durante o evento e realizará a triagem dos candidatos às vagas de emprego.

As vagas e qualificações === Os cargos com mais oportunidades são telemarketing e operador de loja, ambos com mais de mil oportunidades cada. As empresas oferecem também postos de trabalho para pessoas com deficiência e aprendizes. Os interessados passarão por uma triagem para análise do perfil e serão encaminhados para as entrevistas com as empresas para vagas como empacotador, balconista, repositor, atendente, operador de caixa, entre outros. A maioria das vagas de emprego tem como requisito mínimo ensino fundamental completo e idade acima de 16 anos.

As empresas que ajudam === O Grupo Pão de Açúcar participa da ação com a oferta de mil vagas para operador de loja. Quem busca uma oportunidade como operador de atendimento receptivo e ativo pode se candidatar a um dos mais de mil postos oferecidos pela Atento. Já quem trabalhou em mercados pode se inscrever para os cargos de padeiro, peixeiro, açougueiro, operador de caixa e confeiteiro, oferecidos pelos Supermercado Sonda e Atacadão. O Carrefour participa do Mutirão com 200 vagas para diversas funções como frentista, operador comercial, ativo de vendas, SAC, técnico de manutenção, farmacêutico e agente de fiscalização.

Para os candidatos que tiverem experiência em loja, a Polishop e a Marisa oferecem mais de 100 oportunidades para vendedor, auxiliar de estoque, operador de atendimento, ajudante geral, auxiliar administrativo e assistente de visual.

Outros serviços e apoios === A Secretaria Municipal de Saúde participa dos quatro dias de evento promovendo uma campanha de vacinação contra a febre amarela e a realização de exames rápidos de HIV e Sífilis. Será também disponibilizado um ônibus com tratamento odontológico. A Secretaria Municipal de Direitos Humanos levará o Ônibus Lilás na 6ª feira para conscientizar e, caso seja necessário, encaminhar as vítimas de importunação e assédio para a rede de atendimento – Delegacia da Mulher, Centros de Referência, Ministério Público e Defensoria.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) também participa do Mutirão do Emprego com equipes do Benefício de Prestação Continuada (BPC), para realizar cadastro pelo CadÚnico aos interessados. Na cidade de São Paulo, mais de 1,3 milhões de famílias são cadastradas pelo CadÚnico e participam dos principais Programas e Benefícios, tais como: Programa Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Minha Casa Minha Vida, Benefício de Prestação Continuada /Lei Orgânica da Assistência Social, Programa Renda Cidadã, Ação Jovem, Programa Leve Leite, Passe Livre Estudantil, ID Jovem, entre outros.

Fundo Municipal do Trabalho, Emprego e Renda ===  Na ocasião, o prefeito de São Paulo anunciou o Projeto de Lei do Fundo Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, que será enviado para aprovação na Câmara dos Vereadores. O documento oferece apoio nas diretrizes das ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho voltadas à geração de trabalho, emprego e renda, à redução das desigualdades regionais e apoio às vocações econômicas e desenvolvimento local.

O governo municipal promete atenção na política pública, que também será trabalhado o fortalecimento do empreendedorismo na capital, melhoria da competitividade, promoção do desenvolvimento econômico sustentável, do desenvolvimento rural sustentável e solidário e a garantia dos direitos à alimentação e a segurança alimentar e nutricional no município.  << Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação – Secom/PMSP >>

 

 

Investir e Ganhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora