por Ataíde Teruel (*) 

Como todos sabemos, a piracema é um período natural de reprodução dos peixes de água doce, quando milhares sobem correnteza acima para se reproduzirem. Mas somente poucos conseguem chegar…

Essa figura de linguagem representa bem, em minha opinião, o próximo período eleitoral que terá início em abril e culminará com as eleições municipais, para prefeitos e vereadores, em outubro.

É incrível como os candidatos e pré-candidatos, principalmente às prefeituras, já no início do ano, começam a se movimentar e a fazer malabarismos políticos para aparecer para os eleitores.

Prefeitos que estão no cargo e querem ir para reeleição, começam a inaugurar desenfreadamente obras que, propositadamente, foram planejadas para ficar prontas no período pré-eleitoral. Isso, quando não começam, desde já, a iniciar obras que prometem inaugurar no próximo mandato, quando forem reeleitos, tentando vincular seus nomes às mesmas.

Outros prefeitos, impedidos pela legislação de tentar a reeleição, já começam a fazer acordos com aqueles candidatos que irão apoiar, com o auxílio da máquina pública e de seus nomes, mesmo que para isso tenham até que mudar de partido, cujo prazo vai até dia 3 de abril.

É um toma lá, dá cá! É apoio que, evidentemente, terá que ser retribuído. Mas…as retribuições, serão benéficas aos eleitores? Aos munícipes? Ou apenas mais acordos políticos que beneficiarão alguns em detrimento de muitos?

Vale tudo! Vereadores que postulam o cargo de prefeito em seus municípios, que ficaram omissos durante três anos, apresentando e votando projetos que, muitas vezes, foram desfavoráveis a seus eleitores, agora começam a se mexer e a tentar mostrar o quanto fizeram pela população. Visitas a gabinetes de governadores, secretários de governo e deputados, com direito a milhares de postagens em redes sociais mostrando, muitas vezes, um apoio fake, de momento, jogando “para a galera” e que, uma vez eleitos…serão apenas postagens, nada mais. Isso quando esses vereadores não divulgam informações vagas sobre a vinda de futuros recursos por parte do Governo, para áreas como Saúde e Educação, mas não informam nem valor nem data…

Obviamente, como deputado eleito, eu seria leviano se não dissesse que existem exceções nesse universo. Eu mesmo tenho sido procurado e deverei apoiar alguns candidatos a prefeituras e câmaras municipais no Estado de São Paulo. Mas, juntamente com minha equipe, tenho avaliado cuidadosamente as trajetórias políticas, morais e de trabalho em prol da população desses pré-candidatos para, somente depois, tomar uma decisão.

E é precisamente esse o objetivo deste artigo. Chamar a atenção dos eleitores de cada um dos 645 municípios de nosso Estado, para ficar alertas, fazer valer seus votos. Escolher bem seus candidatos, tanto a prefeito quanto a vereador. Observar as contas das suas prefeituras e onde e como foram empregados os recursos públicos em sua cidade, até este período pré-eleitoral.

Quais vereadores de quais partidos estiveram presentes em seus bairros e comunidades batalhando por melhorias, durante os últimos três anos. Quais foram suas áreas de atuação em favor da população: Saúde? Educação? Segurança? Valeu a pena ter votado neles? Você sentiu-se representado? Caso contrário, repensar, escolher outro candidato.

Lembrem-se sempre que, no estouro da piracema, a natureza é sábia e somente os melhores conseguem chegar ao topo do rio para se reproduzir.

Nas próximas eleições candidatos e eleitores precisam entender que, a exemplo da piracema, serão nossos votos que terão o poder de eleger somente os melhores candidatos em cada município. Não vamos desperdiçar essa chance! Votem consciente!


(*) Ataide Teruel é jornalista, produtor e apresentador na rádio Tropical FM, tendo MBA na área de marketing. Deputado Estadual pelo Podemos, atuando nas áreas de Saúde e Assistência Social, com destaque. Nascido na cidade de União Paulista, noroeste de São Paulo, iniciou sua carreira em emissoras de rádio de Santa Bárbara D’Oeste, Piracicaba e Campinas. Na cidade de São Paulo, foi locutor e apresentador da Rádio e TV Gazeta. Atuou também nas áreas financeira, no Banco Bradesco SA, e educacional, no Mackenzie e nas Faculdades Metropolitanas Unidas FMU – sempre nas áreas de marketing.


(Re) Leia o editorial deste jornal – clique aquiEditorial: É o seu voto que vai transformar a Zona Norte. Vereador é coisa séria. 08.01.2020

LimpaSP – estréia

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora