No próximo sábado (8), candidatos representantes da sociedade civil, incluindo pessoas em situação de rua e organizações sociais, participam da eleição do Comitê Intersetorial da Política Municipal para a População em Situação de Rua (Comitê Pop Rua), promovida pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Esta é a terceira eleição com voto direto para o órgão. O órgão é composto paritariamente por representantes do governo municipal e sociedade civil, sendo nove titulares e nove suplentes de cada categoria.

Na eleição de 8 de fevereiro serão eleitos apenas candidatos da sociedade civil: 5 representantes titulares da população em situação de rua, 4 representantes titulares de organizações que trabalham com a temática, e seus respectivos suplentes. Os conselheiros do governo serão indicados pelas secretarias municipais.

O mandato é para o período 2020/2021, que será a quarta gestão do Comitê criado em 2013. Na última eleição em 2018, votaram 600 pessoas.

Comitê PopRua ==  O Comitê PopRua é um conselho participativo cujo papel principal é monitorar a política municipal para a população em situação de rua, definindo prioridades na implementação de programas e ações voltados a esse recorte populacional.

“Os conselhos municipais são a maneira pela qual a Prefeitura de São Paulo delega para a participação popular a tarefa de colaborar para a elaboração e fiscalização das políticas públicas dos municípios”, explica a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Ana Claudia Carletto.

Pode votar todo cidadão a partir dos 16 anos.  Basta ir a um dos sete locais de votação (confira abaixo os endereços), no horário das 9h às 17h, e apresentar um documento oficial de identidade com foto. Cada eleitor vota em um candidato pessoa física e um candidato representante de organização social. A apuração dos votos está prevista para as 19h do mesmo dia.

“Um dos maiores potenciais da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania é sua estrutura de participação social: cada comissão temática trabalha em diálogo permanente com um órgão específico de sua política pública. Por isso a importância de uma eleição democrática para o Comitê Pop Rua”, pontua a coordenadora de Políticas para a População em Situação de Rua, Giulia Patitucci.

 

Locais de votação

Centro
Centro Pop Santa Cecília – Rua Mauá, 36
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania – Rua Líbero Badaró, 119

Norte
Centro Pop Santana – Rua Banco das Palmas, 361

Sul
Subprefeitura Santo Amaro, Praça Floriano Peixoto, 54

Leste
CREAS São Mateus – Rua Ângelo de Cândia, 964
Subprefeitura Mooca – Rua Taquari, 549

Oeste
SAS Lapa – Rua Caio Graco, 421

< Com apoio de informações/fonte:  Imprensa Prefeitura de São Paulo >

LimpaSP – estréia

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora