Início Cultura Egito Antigo na sua casa: CCBB SP disponibiliza conteúdos digitais da exposição...

Egito Antigo na sua casa: CCBB SP disponibiliza conteúdos digitais da exposição vista por 1,5 mi de visitantes

Enquanto não retoma a visitação presencial, interrompida em 14 de março quando o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo suspendeu as atividades temporariamente como medida para evitar a propagação do novo coronavírus, a exposição Egito Antigo: do cotidiano à eternidade oferece uma seleção de materiais digitais exclusivos que podem ser acessados diretamente de casa.

“Nesse período de isolamento social, seguir incentivando a disseminação da cultura foi um dos propósitos da iniciativa”, explica Cláudio Mattos, gerente geral do CCBB SP. “Evidentemente que a experiência de conferir as obras originais presencialmente é insubstituível, mas nesse momento, oferecer alternativas é uma forma importante de conexão e para entender a mostra”, defende o gestor. “Incentivar o acesso aos conteúdos virtuais é, sem dúvida, uma maneira de contribuir com as pessoas durante este período de quarentena”, reforça.

Confira a seleção especialmente preparada pelo CCBB SP:

Webinar* especial com o curador da exposição, Pieter Tjabbes – Qual a importância da civilização egípcia para a história? Quais peças compõem a exposição e como elas estão organizadas? Essas são perguntas respondidas pelo curador.

Formado em História da Arte, Tjabbes conduziu webinar inédito aberto ao público em que explica aspectos de montagem da mostra, curiosidades dos bastidores e elenca os destaques entre as 140 obras vindas diretamente do Museo Egizio de Turim, na Itália – segundo maior em acervo de cultura egípcia do mundo. Para acessar a íntegra do webinar, basta clicar em: https://youtu.be/OoYyeR12LTk.  A apresentação de slides utilizada no webinar está disponível em: http://twixar.me/CP6T.

*Realizado e gravado no dia 03/04/2020.

Catálogo oficial da exposição – O catálogo oficial da exposição Egito Antigo: do cotidiano à eternidade também faz parte do conjunto de conteúdos disponibilizados. Nele, é possível entender de forma ainda mais aprofundada os aspectos da civilização egípcia apresentados na mostra e como eles se relacionam. Para acessar, clique em: http://twixar.me/qP6T.

Caderno de Arte e Educação para a exposição – O Programa CCBB Educativo preparou material especial para a exposição. O Caderno de Arte e Educação reúne conteúdos indicados especialmente para crianças, concentrando textos explicativos e atividades estimulantes sobre a mostra. Acesse em: http://twixar.me/nV6T.

Conteúdos da exposição com recursos de acessibilidade – Tendo a integração de todos os públicos como objetivo, estão disponíveis materiais de audiodescrição, audioguia e em Libras para quem deseja conhecer os detalhes da mostra. Os conteúdos são disponibilizados em https://www.musea.art.br/ e via aplicativo do Musea.

Passei virtual pelo CCBB SP – É possível ainda fazer um passeio virtual pelo prédio histórico em que o CCBB SP está localizado, no centro da capital paulista. O prédio construído em 1901 foi comprado pelo Banco do Brasil em 1923 e integralmente modificado e reestruturado para receber, em 1927, a primeira agência do Banco do Brasil em prédio próprio em São Paulo. Com os elementos originais restaurados, o prédio mantém as linhas que o tornam e revelam como um dos mais significativos exemplos da arquitetura do início do século passado.

Conheça mais em: https://artsandculture.google.com/partner/ccbb-sao-paulo

Conhecimento com Curso online e Tour virtual – Egito é um tema que realmente desperta muita curiosidade e é alvo de inúmeros estudos e teorias. Para aprofundar ainda mais o conhecimento após essa imersão pela mostra, reunimos dois materiais extras: o curso online gratuito “As Pirâmides de Gizé: Arte Antiga do Egito e Arqueologia”, promovido pela Universidade de Harvard (http://twixar.me/mV6T), e o tour virtual pelas pirâmides do Egito (visite em: http://twixar.me/0V6T). Aproveite!

Sobre o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – O CCBB em São Paulo ocupa um prédio construído em 1901 na Rua Álvares Penteado, esquina com a Rua da Quitanda. Localizado no coração histórico da cidade, numa via hoje de pedestres, o edifício foi comprado pelo Banco do Brasil em 1923 e integralmente modificado e reestruturado. Após a reforma projetada pelo arquiteto Hippolyto Gustavo Pujol Junior, tornou-se, em 1927, a primeira agência do Banco do Brasil em prédio próprio na capital paulista. Funcionou como agência bancária até dezembro de 1996.

A reforma do prédio para abrigar o CCBB na cidade iniciou em 1999; os elementos originais foram restaurados, mantendo assim as linhas que o tornam e revelam como um dos mais significativos exemplos da arquitetura do início do século passado. Desde sua inauguração, em 21 de abril de 2001, o CCBB oferece uma programação regular e acessível a todos os públicos, contemplando as mais diversas manifestações culturais, nas áreas de artes plásticas, audiovisual, música, dança, teatro, palestras, debates, além de programa educativo, que atua para potencializar a programação.

bb.com.br/cultura | twitter.com/ccbb_sp

facebook.com/ccbbsp | instagram.com/ccbbsp  ccbbsp@bb.com.br

< Com apoio de informações/fonte: Imprensa CCBBSP e Agência Gallo>

Aproveite e veja também a matéria produzida pelo DiárioZonaNorte sobre a exposição:

Um pouco do Egito antigo instala-se no CCBB-SP, no centro, até maio.