Você sabia que as 76 unidades do Poupatempo contam com um setor de “Achados e Perdidos”? Em 2019, foram registrados 25,8 mil objetos esquecidos nos postos de todo o Estado. Destes, cerca de seis mil foram devolvidos aos seus donos.

Os documentos esquecidos ===   Curiosamente, documentos pessoais são os itens mais esquecidos no Poupatempo, com um total de 14,2 mil no último ano. Ao solicitar um novo documento, muitos cidadãos esquecem o antigo nas dependências da unidade. Lideram o ranking a Carteira de Identidade (RG) com 1.206; Carteira Nacional de Habilitação (CNH), 792 e o Cadastro de Pessoa Física (CPF), 331. Outros itens deixados para trás de maneira bastante recorrente por motoristas distraídos, são os documentos de veículo (CRV, Licenciamento e DPVAT), que juntos somam 1.484.

Até dentaduras e assento de vaso sanitário === Mas não são apenas documentos esquecidos nas unidades. Objetos inusitados como teste de gravidez, dentadura, assento de vaso sanitário, coelho gigante, álbuns de fotografia, bengalas, carrinhos de bebês, diários, dinheiro e até notebooks, também compõem a lista de itens no “Achados e Perdidos” dos postos de atendimento do Poupatempo.

De acordo com Ernesto Mascellani Neto, Superintendente da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo – Prodesp (empresa de Tecnologia do governo que gerencia o Poupatempo), o empenho dos funcionários é fundamental para a devolução dos objetos aos donos. “Contamos com um time valoroso e dedicado que se empenham para ajudar o cidadão a recuperar seus pertences perdidos ou esquecidos nas nossas unidades”, destacou Neto.

Para facilitar a busca do cidadão por algo perdido, o Poupatempo também disponibiliza a consulta digital, por meio do portal oficial do programa (www.poupatempo.sp.gov.br) e do aplicativo SP Serviços, disponível para Android e iOS. Pelo número do documento ou nome do cidadão é possível saber onde ele se encontra para ser retirado, dentro dos prazos estabelecidos. Já no caso de objetos, o cidadão precisa fazer uma breve descrição do item perdido.

Os itens encontrados nos postos do Poupatempo ficam na unidade aguardando por 60 dias. Após esse período, os documentos são direcionados ao órgão emissor e os objetos doados ao Fundo Social de São Paulo (Fussp).


O Programa Poupatempo foi implantado em 1997 para facilitar o acesso do cidadão às informações e serviços públicos. O programa reúne em um único local órgãos e empresas prestadoras de serviços de natureza pública, realizando atendimento sem discriminação ou privilégios com eficiência e cortesia.

O Poupatempo Sé, primeira unidade do programa, foi inaugurada em 20 de outubro de 1997, na Praça do Carmo, próximo à Praça da Sé, marco zero da cidade de São Paulo. Com a aprovação da sociedade ao padrão de atendimento do Poupatempo, o programa se expandiu. Hoje, são 72 postos de atendimento.

Entre os serviços mais solicitados estão emissão de Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Licenciamento de Veículos e Atestado de Antecedentes Criminais.

Informações sobre serviços oferecidos, documentos, condições, prazos e taxas podem ser obtidas no aplicativo SP Serviços ou pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br. Os atendimentos são agendados para garantir conforto aos cidadãos e a eficiência ao programa. O ‘Padrão Poupatempo‘ tornou-se um modelo de atendimento que vem sendo seguido por outros órgãos e empresas governamentais e também pela iniciativa privada.

Equipamentos para realizar e solicitar serviços sem necessidade de passar pelas mesas de atendimento do Poupatempo, incluindo a opção de pagamento das taxas com cartão de débito.

Os totens estão em shoppings, supermercados, estações do Metrô e da CPTM.

Serviços oferecidos:

  • Carteira de Identidade (RG);
  • Atestado de Antecedentes Criminais;
  • Veículos e Habilitação;
  • Educação;
  • Habitação;
  • Água e Esgoto;
  • Agendamento para reclamações no Procon e serviços eleitorais, entre outros.

Poupatempo === É um programa do Governo do Estado, executado pela Prodesp. Iniciado em 1997, conta atualmente com 76 unidades, em todas as regiões do Estado. Mais digital, moderno e ágil, o  Poupatempo, programa mais bem avaliado do Governo de São Paulo, ampliou para 50 a quantidade de serviços digitais, oferecendo um vasto leque para que os cidadãos possam concluir seus serviços de maneira autônoma, com mais rapidez e praticidade.


Endereços do Poupatempo na cidade de São Paulo:

Poupatempo Sé 
Praça do Carmo, s/nº (próximo à Estação Sé do Metrô), São Paulo-SP
Atendimento de segunda a sexta, das 7h às 19h; sábado, das 7h às 13h

Poupatempo Luz – (Exclusivo para RG e Atestado de Antecedentes):                            Praça Alfredo Issa, 57 (próximo à Estação Luz do Metrô), São Paulo-SP
Atendimento de 2ª a 6ª feira, das 7 às 19h; sábado, das 7 às 13 horas


Poupatempo em Guarulhos: 

Rua José Campanella, 189 – Bairro Macedo (antiga fábrica da Abaeté), Guarulhos-SP
Atendimento de segunda a sexta, das 7h às 19h; sábado, das 7h às 13h


Locais de Totens de Autoatendimento na Zona Norte:

  • Descomplica SP – Santana/Tucuruvi/Mandaqui – Av. Tucuruvi, 808 – Tucuruvi
  • Metrô Santana – Av. Cruzeiro do Sul, 3173 – Santana
  • Metrô Tucuruvi – Av. Dr. Antônio Maria Laet, 100 – Tucuruvi

Telefones:

Sé: 4135.9700  – Luz: 0800.772.3633 – Guarulhos: 2930.3650 – 0800.772.3633


 

ObraFácil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora