da Redação DiárioZonaNorte  ===

Amamos escrever sobre comida e aqui,  no DiárioZonaNorte,  temos por norma  só escrever sobre o que efetivamente provamos. Escolhemos um tema, os lugares e entramos, comemos e pagamos nossa conta, sempre de forma anônima. Assim,  nossos leitores não entram em roubadas.  Aliás, as roubadas que os editores do DiárioZonaNorte já entraram no quesito comida, dariam uma novela mexicana.

Aproveitando que neste sábado (18/05/2019) é celebrado o Dia Nacional da Coxinha. O nosso assunto hoje é coxinha com Catupiry®. Tradicionalmente de frango, mas servida em diversos sabores, formas e tamanhos, a coxinha é um dos salgados mais amados  e consumidos do Brasil.

Coxinha é uma unanimidade nacional, seja você um bacana ou um sem grana.   O salgadinho mais amado do Brasil é de origem nobre. No livro “História,  Lendas e Curiosidades da Gastronomia” de autoria de Roberta Malta Saldanha (Editora Senac),  a pesquisadora conta  que a coxinha surgiu na cidade de Limeira – interior de São Paulo, na Fazenda Morro Azul – de propriedade da Princesa Isabel e do Conde d’Eu.   Ali vivia um dos filhos do casal, que só comia coxas de galinha.  Um certo dia, prevendo que não haveriam coxas suficientes e o escândalo do menino pela falta das coxas, a  cozinheira da fazenda, pegou as outras partes do frango e as cozeu e depois desfiou.  Ai fez uma massa a base de farinha e batatas amassadas, moldou no formato de uma coxa e fritou na banha de porco.

Outra lenda urbana, conta que a coxinha como a  conhecemos hoje, teve origem na grande São Paulo, no século  XI, como um substituto mais barato que as  tradicionais coxas de galinha que eram vendidas nas portas de fábricas para os trabalhadores.  Ela ganhou fama mesmo, foi na década de 50, quando chegou ao Rio de Janeiro e virou o salgadinho da boemia carioca.

Em busca da coxinha perfeita com Catupiry®, visitamos dez  lugares na Zona Norte e central de São Paulo e apenas cinco   fazem coxinhas que valem a pena você sair de casa.  Três deles na Zona Norte:   FrangóOfner  e V. Café  e  dois  na região central de São Paulo: Empório Catupiry® e   Café Girondino.

Frangó:  é a campeã das cinco. A receita original é  de dona Maria Brunhara Piccolo, mulher do “Seo” Valdecyr e mãe do Cassio Piccolo, fundadores do Frangó.   E merce cada título que recebeu, ao longo dos anos,   da  coxinha mais gostosa do Brasil.   Nas versões aperitivo e tamanho médio, o  salgado é frito  na hora em que é pedido, o que garante qualidade da fritura, que fica sequinha.  O resultado é uma massa crocante por fora, macia por dentro,com um farto recheio.  O  frango é  suavemente temperado e não briga com a delicadeza do  queijo Catupiry®.  Os dois recheios não são misturados,  são colocados separadamente na montagem da coxinha  e um completa o outro.  Um outro motivo para visitar o Frangó é a vasta carta  de cervejas nacionais e importadas.  O Frangó fica no  Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 168 – Freguesia do Ó, São Paulo /SP (11) 3932-4818

Ofner Center Norte –  Gostosa, tem casquinha levemente crocante envolvendo uma delicada massa que tem em sua base um saboroso caldo de frango,  muito bem temperado e super recheada com frango suavemente e desfiado com  o  Catupiry®  misturado.  A Ofner Center Norte fica na  Travessa Casalbuono, 120, Vila Guilherme, São Paulo/SP,  (11) 2089-0546

V.Café –  uma ramificação da Rede Viena, apresenta coxinhas  de massa levemente crocante, bem recheadas.  O Catupiry® é misturado ao frango desfiado, deixando o recheio cremoso.   O V.Café está localizado na  Travessa Casalbuono, 120, Vila Guilherme, São Paulo/SP,  (11) 2089-0546

 

Café Girondino –  No dia de nossa visita, as coxinhas tinham acabado de ser colocadas na estufa.  E acredite, o tempo em que o salgado fica na estufa, faz uma diferença enorme….  Massa sequinha, crocante. Recheio bem temperado e cremoso.  Fora o ambiente que é classudo, um oásis no caos do Centro de São Paulo.  O Café Girondino fica na Rua Boa Vista n.  365 – Centro, São Paulo/SP  –  (11) 3229-4574

Empório Catupiry® == Você é louco por Catupiry®? Amigo, vamos te dar o mapa do paraíso. A loja oficial da marca!  A  coxinha é saborosa, recheada com frango e…. Catupiry®,  prontinha, quentinha…  esperando o teu apetite,

Além de poder  leva-lá para casa direto da vitrine, você pode optar por uma porção congelada, no tamanho coquetel. Basta aquecê-la no forno.

Por falar em congelados, tudo ali leva o queijo queridinho do Brasil.  Sopas, panquecas, massas, quiches, empanadas,  pães de queijo, tortas e tortinhas, quibes, entre outros.

Os doces são um capítulo à parte: o Catupiry® entra em todas as receitas. Um saboroso brigadeiro, um sensacional bombom de chocolate branco com recheio de cheese cake de morango (derrete na boca), pudim de leite condensado e  queijo Catupiry®, mouse de chocolate com Catupiry® , sorvete feito de Catupiry®…  Só experimentando para entender.

Empório Catupiry® fica escondidinha na  Avenida Rudge, 218 –  Barra Funda, São Paulo/SP.  Esquina com a rua do Bosque e do ladinho esquerdo do viaduto Engenheiro Orlando Murgel – sentido Centro da cidade.

 

 

Inauguração loja

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora