Eventos educacionais, ações de conscientização e prevenção do HIV e de outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), e distribuição de preservativos. Estas são algumas das ações que irão acontecer em diversos países em celebração do Dia Internacional da Camisinha 2019, em 13 de fevereiro, com a participação da AIDS Healthcare Foundation (AHF) – a maior organização mundial de apoio à causa. Com a campanha “Sempre na moda!”, a AHF estimula o uso de preservativos para as práticas sexuais protegidas, aproveitando a proximidade do Valentine’s Day, o Dia dos Namorados que é celebrado mundialmente em 14 de fevereiro.

Ainda que pesquisas estejam em andamento para identificação de outros métodos de profilaxia, a camisinha é a maneira mais prática de se proteger contra o HIV/AIDS, as hepatites virais e as infecções sexualmente transmissíveis (IST), como sífilis e gonorreia. No Brasil, os preservativos feminino e masculino são distribuídos gratuitamente em unidades de saúde.

“A camisinha segue sendo a melhor opção para prevenir o HIV e as infecções de transmissão sexual, assim como para evitar a gravidez indesejada. Além disso, o preservativo é muito acessível”, disse a Diretora de Política Global e Advocacy da AHF, Terri Ford. “Nossos eventos do Dia Internacional da Camisinha são uma forma divertida de reunir as pessoas e passar informações sobre como manter-se seguro e saudável estendendo isso a seus parceiros, amigos e familiares. O Dia Internacional da Camisinha também ajuda a recordar que ainda há uma crise de HIV no mundo todo, e através da campanha ‘Sempre na Moda’ queremos criar consciência e combater a epidemia”.

“Promover práticas de sexo seguro também é muito importante no momento em que o financiamento para saúde pública mundial não apresenta crescimento relevante nos últimos anos”, agregou o Presidente da AHF, Michael Weinstein. “A falta de recursos também compromete a aquisição de camisinhas, por isso é fundamental que ressaltemos a mensagem sobre a importância de mantermo-nos saudáveis e livres de qualquer enfermidades, especialmente nos países que apresentam taxas mais altas de prevalência do HIV”, concluiu.

CarnAHF – As estratégias de fortalecimento da importância do uso de camisinha na prevenção do HIV / IST também estarão nas redes sociais. A AHF Brasil lança, no período de Carnaval, uma campanha online – a CarnAHF, visando a divulgação da prevenção combinada (uso de preservativo e PEP – profilaxia pós-exposição), assim como o combate ao assédio sexual e a LGBTfobia. As peças publicadas terão mensagens informativas e positivas para que sejam compartilhadas, disseminando os valores de respeito e vida sexual saudável.

Para consultar a lista de eventos do Dia Internacional da Camisinha, visite: www.internationalcondomday.org

A AIDS Healthcare Foundation (AHF), a maior organização global de AIDS, atualmente fornece assistência médica e / ou serviços para mais de um milhão de clientes em 43 países ao redor do mundo (Estados Unidos, África, América Latina / Caribe, Região da Ásia). / Pacífico e Europa Oriental) l. Para mais informações sobre a AHF, visite nosso site: www.aidshealth.org/global/brazil     Facebook:AHFBrasil –  Twitter:@brasil_ahf  –  Instagram: ahf.brasil

 

CN Institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora