21.5 C
Sao Paulo
sexta-feira, 24 maio, 2019
Inauguração loja
Home Estilo de Vida Bem Estar Dia D para vacinação contra os vírus da gripe em São Paulo...

Dia D para vacinação contra os vírus da gripe em São Paulo e Guarulhos.

O município de São Paulo promove neste sábado (04/05/2019) o “Dia D” de vacinação contra Influenza. A vacina que estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8 às 17 horas, protege contra três subtipos do vírus da gripe (H1N1, H3N2 e Influenza B) e será destinada aos grupos prioritários, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS)::

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos,
  • gestantes,
  • puérperas (mães até 45 dias após o parto),
  • indígenas,
  • Indivíduos com 60 anos ou mais,
  • professores e funcionários da educação,
  • trabalhadores da saúde,
  • policiais civis,
  • militares,
  • bombeiros ,
  • membros ativos das forças armadas,
  • funcionários do sistema prisional,
  • pacientes de doenças crônicas não transmissíveis ou portadoras de condições clínicas especiais, que aumentam a propensão a desenvolver complicações causadas pelo vírus.
  • A escolha dos grupos segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

As pessoas desse grupo, que se vacinaram na última campanha devem renovar a dose, pois a proteção conferida pela vacinação é de cerca de um ano e a dose é oferecida nos meses que antecedem o inverno, quando a circulação do vírus é mais intensa. Neste ano, a campanha teve início na cidade de SP no dia 10 de abril e já imunizou 518.707  pessoas dos grupos prioritários.

Em 2018, a cobertura entre os grupos elegíveis foi de 81,5%. Neste ano, a prefeitura de SP pretende atingir a meta de 90% de adesão, ou seja, cerca de 3,5 milhões de pessoas dos grupos elegíveis para a vacinação. “A vacina contra a gripe é extremamente segura e usada no país desde 1998. Uma parcela muito pequena das pessoas pode apresentar leves reações como febre baixa, dor no local da aplicação  ou mal-estar após receber a vacina, o que são reações esperadas”, esclarece a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações (PMI), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, Maria Lígia Nerger.

Para se vacinar, basta se dirigir até a UBS mais próxima de sua casa com documento de identificação e, se possível, a carteira de vacinação e cartão SUS. Os profissionais de saúde e educação, policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das forças armadas, funcionários do sistema prisional precisam apresentar holerite ou crachá. Portadores de doenças crônicas e outras comorbidades devem levar a receita da medicação que faz uso com data dos últimos seis meses ou prescrição médica.

As pessoas que já tiveram alergia grave em doses anteriores ou a algum componente da vacina, recomenda-se realizar avaliação médica criteriosa sobre risco-benefício da vacina antes da administração de uma nova dose. Pessoas com febre alta recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro.  << Com apoio de informações/fonte: Ass.Imprensa Secretaria Municipal da Saúde >>

 


    Todas as UBS abrem neste sábado em Guarulhos

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) terá seu Dia D de Mobilização contra a doença neste sábado (4). Nesta data, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade vão abrir das 8 às 17 horas, para atender a população que integra o público-alvo contemplado com a vacina gratuita pelo SUS.

Devem ser vacinados idosos com idade igual ou superior a 60 anos; crianças menores de seis anos (entre seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias (puérperas); professores das redes pública e privada de ensino; profissionais de saúde; portadores de doenças crônicas, mediante prescrição médica e povos indígenas.

Por orientação da coordenação geral do Programa Nacional de Imunizações, também foram incluídos na campanha os policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas, que devem comparecer à unidade de saúde com documentos que comprovem o exercício da função. Além disso, ainda deverão ser imunizados os jovens com idade entre 12 e 21 anos e que estejam sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Doses ===  De acordo com a segunda prévia divulgada no final de abril, em Guarulhos, 52.175 pessoas já se imunizaram contra a influenza. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários até o final da campanha, no próximo dia 31 de maio. Para a população que ainda vai tomar a vacina, a recomendação é para que leve a carteirinha de vacinação, uma vez que as unidades estão disponibilizando as demais doses do calendário para atualização da caderneta.

Produzidas pelo Instituto Butantan, as doses utilizadas nas campanhas nacionais contra a influenza são trivalentes e protegem contra três tipos de vírus: A H1N1, A H3N2 e B. A composição da vacina é estabelecida anualmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de acordo com as informações recebidas de laboratórios de referência sobre a prevalência das cepas dos vírus em circulação. << Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Guarulhos >>

CN Institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora