Todos os postos de saúde do município de São Paulo participam neste sábado (12/05/2018) do DIA D DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL para a vacinação de Influenza. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas das 8 da manhã até 5 horas da tarde para imunizar todos os grupos prioritários atendidos pela campanha, que aplicou mais de 812.073 doses contra gripe até a última 4ª feira (09/05/2018).

Locais especiais no Jaçanã e Tremembé (Zona Norte) ===  Todas as UBS estarão abertas, no mesmo horário, e haverá também dois postos volantes localizados no Hipermercado Bergamini (Av. Luiz Stamatis) e o Supermercado Sonda (Av. Benjamim Pereira), no Jaçanã. E ainda na Paróquia São José Operário, na Rua José Gomes Gouveia, 201, Jaçanã. E no Tremembé: Escola Estadual Sérgio da Costa, na Rua Bartolomeu Miintré, 298; e na Paróquia N.S. Aparecida, na Rua Maestro Bertolucci, 303.  O horário é o mesmo: 8 da manhã até 5 horas da tarde. Estes postos só vacinarão contra a gripe (Influenza), já as UBS/AMA vacinarão contra gripe (Influenza) e Febre Amarela. Confira a lista completa com os endereços das UBS/AMA e dos postos volantes – clique no link: https://bit.ly/2wxJwIX

Quem deve tomar === Iniciada em 23 de abril e com término previsto para 1º de junho, a ação é voltada aos grupos com maior probabilidade de desenvolver quadros mais graves de doenças respiratórias. Fazem parte do público-alvo os profissionais de saúde, pessoas com 60 anos de idade ou mais, população indígena, crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), professores, pessoas com doenças crônicas (cardiopatias, diabetes, imunodeprimidos) e outras comorbidades.

A meta da SMS é atingir 90% das 2,3 milhões de pessoas que compõem os grupos prioritários da ação. A cobertura vacinal da campanha está em 29,2%. A dose disponível nos postos do município é a trivalente e protege contra três subtipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e Influenza B. A vacina é contraindicada para pessoas que já tiveram alergia grave em doses anteriores ou a algum componente da vacina. Pessoas com febre alta também devem procurar orientação médica antes de se vacinar.

                   Público Alvo Influenza e cobertura até o momento: 

  • Pessoas com 60 anos ou mais: 352.785 – vacinados 42,3%
  • Profissionais da área da saúde:037 – vacinados 25,4%%
  • Indígenas:550 – vacinados 44%
  • Crianças entre 6 meses e 5 anos de idade: 626 – vacinados 8,8%
  • Gestantes: 421 – vacinados 13,3%
  • Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto): 622 – vacinados 18,5%
  • Pessoas com doenças crônicas e outras comorbidades:155 (16.635 doses foram aplicadas na quarta-feira (9), quando o grupo foi inserido na campanha)

* Ainda aguarda-se informação sobre o quantitativo de professores para o município, bem como da população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional

Febre amarela  ===    Além da dose que protege contra a gripe, os postos de saúde abertos neste sábado também vão aplicar a vacina de febre amarela. A dose está disponível em todas as unidades durante a semana e em alguns postos de plantão aos fins de semana.

Desde setembro do ano passado, quando começou a vacinação na capital paulista, foram aplicadas mais de 6,5 milhões de doses em todo o município, o que corresponde a 56% da população. A região com maior cobertura vacinal é a Norte, com 86,4%, seguida da Sul, com 67,3%, Oeste, com 54,9%. Os menores índices  continuam na região Leste, com 40,5%, Sudeste, com 39,6% e Centro, com 19,5%.

Documentos === Para receber a vacina, é preciso levar documento de identificação e, se possível, carteira de vacinação e cartão SUS. Para a dose contra a gripe, profissionais de saúde e educação precisam apresentar holerite ou crachá de identificação. Portadores de doenças crônicas e outras comorbidades devem levar a receita da medicação que faz uso com data dos últimos seis meses. << Com apoio de informações/fonte: Secretaria Municipal de Saúde-SP e Coordenadoria Regional de Saúde-Norte >>

                        Vacinação em Guarulhos

Em Guarulhos, todas as Unidades Básicas de Saúde  (UBS) estarão abertas neste sábado (12/05) para intensificar a imunização. Destas unidades, quatro ofertarão atendimentos habituais pelo Programa Saúde Agora, além de ministrar as doses contra a gripe. Enquanto isso, no Bosque Maia, os educadores físicos do programa Movimenta Saúde levam exercícios funcionais e corrida para a população.

Dia D de Vacinação contra a Gripe ===  Neste sábado, a vacinação ocorrerá das 8 às 17 horas. Devem se vacinar trabalhadores da saúde, indígenas, pessoas com 60 anos ou mais, crianças (de 6 meses até menores de 5 anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com doenças crônicas (com solicitação médica) e professores. Também estão sendo imunizadas as pessoas privadas de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas (Fundação Casa), bem como funcionários do sistema prisional.

As doses contra a Influenza protegem contra o vírus A (H1N1), A (H3N2) e B. A Campanha segue até o dia 1° de junho em todas as 69 UBS da cidade.

Saúde Agora ===  As UBS que vão oferecer assistência pelo Programa Saúde Agora são: Paraventi, Vila Rio, Carmela e Cummins. Dentre os atendimentos que a população poderá encontrar das 8  às 16 horas ,destacam-se: consultas médicas, coleta de Papanicolau (exame de prevenção do câncer do colo de útero); testes rápidos para detecção do HIV, sífilis e hepatites B e C; atualização de carteira de vacinação e das condicionalidades (compromissos) do Programa Bolsa Família, além de ações educativas e regularização de questões administrativas.

Movimenta Saúde ===  Já das 8 às 11 horas, no Bosque Maia,  os interessados poderão participar da aula de exercícios funcionais e corrida. Para tanto, basta comparecer no local, data e horário marcado, com roupas confortáveis e tênis. O Movimenta Saúde consiste em estratégias focadas na melhoria da qualidade de vida das pessoas, por meio de ações temáticas em cada mês, as quais abrangem a promoção da saúde e prevenção de doenças. Com isso, todos os sábados são realizadas atividades físicas em diferentes locais da cidade para atender a população. <<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Guarulhos >>

                          Vacinação em todo o país

Os postos de saúde em todo o país funcionam neste sábado (12/05) para o chamado DIA DE DE MOBILIZAÇÃO CONTRA A GRIPE. Devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem ser imunizadas. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos em que estão registrados para receber a dose, sem necessidade de prescrição médica.

A imunização começou no dia 23 de abril e vai até 1º de junho. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 54,4 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários. Durante a campanha, serão distribuídas cerca de 60 milhões de doses que, este ano, protegem contra três vírus do tipo influenza, incluindo o H1N1 e o H3N2. <Com apoio de informações/fonte: Empresa Brasil de Comunicação – Agência Brasil – por Paula Laboissière >>


 

sicredi_institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora