Fechado desde março por conta do isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, o Teatro Alfa remodelou seu projeto Descobrindo o Teatro para uma configuração digital. Realizado há quase 20 anos nas dependências do teatro, o projeto  atende gratuitamente jovens de ONGs e da rede pública de ensino da cidade de São Paulo.

O Descobrindo o Teatro tem como objetivo proporcionar aos participantes uma vivência global de um processo de criação e produção artística, através do conhecimento das etapas de realização de um espetáculo e as funções dos diversos profissionais que atuam numa sala de espetáculos.

Com coordenação de Eloisa Elena (da Cia Barracão Cultural), as aulas ao vivo do Descobrindo o Teatro são ministradas por ela mesma ao lado de Anie Welter e Renato Hofer, e contam com a participação dos profissionais da equipe técnica do Teatro Alfa, vencedora do Prêmio APCA 2016. Cada um em sua área, eles falam sobre os elementos de uma montagem teatral – Som (Haroldo Constanzo), Iluminação (Claudio Gutierrez) e Cenografia e Máquina Cênica (Luiz Henrique).

Conceitos sobre Figurino e Trilha Sonora também integram o conteúdo do projeto, que capacita os professores a estimularem os alunos (em casa ou na classe) a criarem uma cena teatral, a partir dos recursos disponíveis nos seus espaços de quarentena. Também está prevista no currículo a sessão (gravada) do divertido espetáculo Caixa Mágica, sobre a história do Teatro, da Grécia antiga aos tempos atuais.

Nesta primeira edição digital, as aulas acontecerão on line, entre 15 de junho e 3 de julho, às 18 horas, com acessibilidade em libras, e em vários módulos, o primeiro deles dirigido especialmente a professores da rede pública de ensino. A intenção é instrumentalizá-los para que estejam capacitados a compartilhar os conhecimentos com os estudantes nos próximos módulos. Nesses 15 dias de encontros virtuais, em uma plataforma digital, os conteúdos serão divididos em 11 atividades, com tarefas disponibilizadas através de links com conteúdos gravados para ilustrar. Para participar, os professores devem fazer inscrições pelo link https://bityli.com/xV3MZ.

Foi preciso reinventar as aulas. Na impossibilidade de realização presencial, todas as atividades estão sendo adaptadas para que os conteúdos possam ser compartilhados com os alunos e professores por meio de aulas à distância. “Sem acesso ao espaço físico do teatro, o desafio está sendo adequar os conteúdos ao ambiente virtual”, conta Eloisa Elena. E explica: “Entender como usar os conceitos aprendidos no curso em sala de aula, sem os recursos, os equipamentos disponíveis no teatro. Na luz, por exemplo, falamos da necessidade de se buscar os efeitos desejados com o material que se tem em casa ou na classe, como lanterna, abajur ou o próprio celular. Assim, como estimulamos a criação do figurino e de ambientes do cenário”.

7 mil jovens atendidos desde 2004 ===  Este projeto é uma iniciativa do Instituto Alfa de Cultura que visa democratizar o acesso ao teatro aproximando os jovens das artes cênicas e profissões ligadas ao teatro. Os jovens atendidos pertencem a famílias de baixa renda, estudam em escolas públicas ou fazem parte de ONGs que utilizam a arte como instrumento de inserção social. Com 10 módulos anuais e cerca de 7 mil jovens atendidos desde 2004, o projeto amplia, a cada ano, as atividades oferecidas aos participantes. Cada módulo consiste em quatro oficinas, em que os jovens podem vivenciar o processo de montagem e os elementos que integram a realização de um espetáculo. Além disso, eles assistem ao espetáculo Caixa Mágica, que mostra a evolução da técnica teatral através dos tempos, e um espetáculo de dança, música ou teatro, em cartaz na programação do Teatro Alfa naquele período.

Assista ao vídeo com mais detalhes sobre o projeto:


1º Módulo: De 15 e junho a 3 de julho


Ficha Técnica

Realização: Instituto Alfa de Cultura. Coordenação: Eloisa Elena (Barracão Cultural). Educadores e elaboração de conteúdos: Anie Welter, Eloisa Elena e Renato Hofer.

Participação nas aulas gravadas: Haroldo Constanzo, Luiz Henrique dos Santos Reis e Claudio Gutierrez. Marketing: Sandra Aoki e Marcela Gurzoni. Produção: Marcio Lourenço  Edição de vídeo: Lays Somogyi e Maria Lia. Assessoria de Imprensa – Arteplural


Teatro Alfa === Projetado e construído de acordo com as mais modernas referências internacionais em casa de espetáculos, o Teatro Alfa foi idealizado para múltiplo uso e equipado com o que há de mais moderno em mecânica cênica, iluminação e sonorização, respeitando os mais rigorosos padrões técnicos internacionais. Inaugurado em abril de 1998, é hoje uma realidade que revoluciona o universo das artes, não só em São Paulo, mas em todo Brasil. O espaço acolhe com total adequação espetáculos de dança, óperas, orquestras, música popular, teatro e musicais, além de dispor de ótima infraestrutura para realização de congressos e seminários. Segundo a avaliação de artistas produtores, companhias e do público, o Teatro Alfa supera as expectativas por ser conduzido por uma equipe de alto gabarito, sendo considerado um dos melhores teatros do mundo. Este projeto conta com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura. Prêmios: 2016 – Prêmio APCA de Melhor Equipe Técnica – 2018 – Prêmio Governador do Estado, eleito pelo voto popular, na categoria Instituição Cultural


<< Com apoio de informações/fonte: Arte Plural Assessoria de Comunicação/Fernanda Teixeira e Carlos Gilberto >>

ObraFácil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora