Início Negócios De sacoleira a alta executiva, os caminhos mostram a trajetória de sucesso...

De sacoleira a alta executiva, os caminhos mostram a trajetória de sucesso na empresa

Há quem fale de gestão e nunca foi líder. Há quem fale de sucesso profissional, mas nunca viveu o sucesso. Erika Linhares, palestrante, executiva especializada em comportamento e pedagoga, viveu na pele diversas dificuldades, se reergueu e teve sucesso.

Ela liderou mais de 15 mil pessoas em sua gestão como diretora nacional de uma multinacional. Agora está lançando o livro ” Gente Feliz Não Enche o Saco”, pela Best Business, do Grupo Editoral Record.

No livro, Erika conta sobre sua trajetória pessoal e profissional desde a adolescência vivida em Sete Lagoas, em Minas Gerais, até se tornar uma empreendedora, sócia da B-Have, empresa em que dá palestras e cursos em empresas pelo Brasil todo.

Na obra,  Erika também conta e ensina como conquistar sucesso na carreira. Além de ser executiva, ela é pedagoga e tem método e didática para falar sobre o assunto.

A cada capítulo, os leitores aprendem diferentes ensinamentos com base em experiências vividas pela empresária ao longo da carreira. Logo no início, ela conta sobre a primeira equipe de trabalho da qual fez parte: sua família.

O pai faliu e todos, que viviam muito bem e não estavam acostumados com dificuldades financeiras, precisaram recomeçar. A mãe foi vender cachorro-quente, os irmãos passaram a negociar talão de estacionamento, o pai foi à luta para recomeçar os negócios em uma garagem e Erika virou sacoleira.


Após 20 anos, Erika Linhares retorna à cidade natal, Sete Lagoas (MG), para uma palestra emocionante.


“Posso dizer, sem medo, que a minha família foi a primeira equipe da qual fiz parte – e que equipe! Que lideranças! Quando eu via minha mãe, com as mãos contorcidas e sentindo muita dor por causa da artrite, e ainda assim empurrando aquela carrocinha de cachorro-quente na praça para ter dinheiro para pagar seu plano de saúde, como eu poderia pensar em assumir o papel de vítima? Quando eu via meu pai, depois de décadas de trabalho, ter de lutar para reconstruir o ganha-pão da família, como eu poderia me acomodar e esperar que a prosperidade caísse do céu?”, relata a Érika.

Cada capítulo termina com um quadro de lições aprendidas, em que a empreendedora leva os leitores a refletirem sobre o que foi lido, além de incentivar que todos tenham mais atitudes e se coloquem menos na posição de vítimas.

Entre os ensinamentos, estão a importância de aprender com os erros, ajudar mais as pessoas e julgar menos, cair e levantar, ser grato pelo que tem hoje, ser um chefe mais humano que ensina seus funcionários, etc.

“Ensinar a técnica sem se preocupar com o comportamento é um desperdício: as pessoas não vão saber como aplicar tudo aquilo que aprenderam e ainda vão se sentir frustradas com aquele potencial nas mãos”, é a colocação da escritora.


Abaixo, a palestra que Erika Linhares concedeu aos empresários e profissionais a convite das conferências promovidas pelo TEDx:


Sinopse da Editora: Erika Linhares ensina que a vida sem mimimi é muito mais simples e que precisamos cuidar das pessoas ao nosso redor. ==  Em Gente feliz não enche o saco, Erika Linhares quer ensinar quem é funcionário de uma empresa ou está buscando uma posição no mercado de trabalho, a desenvolver soft skills — habilidades sociais e emocionais de relacionamento e comportamento — que vão ajudá-lo a ser mais feliz e bem-sucedido no trabalho, tornando-se mais leve, mais prático, mais aberto.

Sem mimimi. Também quer ensinar os gestores a buscarem e estimularem a mudança de comportamento em si mesmos e nos seus colaboradores, para aumentar os seus resultados. Afinal, ninguém realiza nada sozinho – e essa lição ela aprendeu em casa, quando viu a família se transformar em um time para superar as adversidades.

Não é coincidência que muitos empresários bem-sucedidos tenham em sua trajetória histórias de dificuldades e sofrimento. A dor ensina. Mas será que você precisa mesmo esperar que o sofrimento chegue para tomar uma atitude e mudar a sua vida? Precisa esperar que alguém da sua família fique doente, que o seu chefe o demita, que tudo dê errado? Não, não precisa. Você pode, agora, aprender o que precisa para mudar a sua vida e se tornar mais próspero, a partir dos exemplos ao seu redor.

Erika Linhares sabe que as pessoas precisam aprender a fazer o certo e a ser produtivas nos ambientes corporativos. Ela sempre se preocupou mais com o comportamento de sua equipe do que com a técnica; daí nasce este Gente feliz não enche o saco, que vai te ensinar a prosperar e ser feliz no trabalho.

Sobre a autora

Executiva especializada em comportamento e cultura dentro de organizações, Erika Linhares chegou a ser sacoleira aos 15 anos quando o pai, dono de uma imobiliária, perdeu tudo na década de 90. Trabalhou ainda na área pública na Prefeitura de Sete Lagoas, em Minas Gerais. Depois de entrar na faculdade de pedagogia, começou a carreira no sistema privado aos 19 anos, ganhando R$ 350 reais como atendente de loja. Vinte anos depois, deixou o mercado corporativo como diretora nacional de uma das maiores empresas do Brasil para atuar como gestora de carreiras em sua empresa, a B-Have. Mais de 15 mil pessoas e 600 parceiros comerciais passaram pela gestão da executiva. Com mais de 44 mil seguidores no Instagram, toda segunda, ela posta vídeos da série Segundou na rede social e no canal dela no Youtube com o objetivo de fazer com que as pessoas sejam mais felizes no trabalho. Já às terças e quintas, às 18h30, ela faz lives no Instagram em que aborda diferentes temas.


Gente Feliz Não Enche o Saco

  • Autora: Erika Linhares
  • Editora: Best Business/ Grupo Editorial Record
  • Páginas: 140
  • Formato: 16 x 23
  • Preço: R$34,90
  • Lançamento: 23nov2020
  • Site: http://erikalinhares.com/
  • Instagram: @elinhares12
  • Facebook/Youtube: Erika Linhares

<< Com apoio de informações/fonte: Hochmüller Multimídia – RJ / Adriane Galdino >>

d