Dia 25 de janeiro, São Paulo comemora 466 anos. “Sampa”, como carinhosamente é conhecida na canção de Caetano Veloso, consegue ser maternal quando o assunto é adotar novos cidadãos.

Falar dos mais de 12 milhões de moradores que habitam nela, sem falar dos migrantes e imigrantes que aqui desembarcaram para recomeçar suas vidas é falsificar sua história. Se tem uma gente arretada que ajudou a fazer a fama de gigante desse lugar é o povo nordestino. A comunidade nordestina que migrou trouxe consigo na bagagem seu maior tesouro: a cultura.

O Centro de Tradições Nordestinas (CTN), fundado em 1991, celebra o aniversário da capital homenageando a presença da cultura nordestina em São Paulo. Conheça três fortes razões para comemorar o aniversário da cidade no CTN.

1 – Gastronomia 

A comida nordestina é uma das mais apreciadas do Brasil. No Centro de Tradições Nordestinas é possível encontrar toda as delícias da rica culinária nordestina. Com um sabor marcante ao paladar, não há quem deguste um delicioso prato e esqueça da experiência.

O CTN possui um pátio com onze restaurantes e onze quiosques que servem comida e bebida típicas. O um dos pratos mais pedido é o baião de dois – uma mistura de arroz, feijão e carne seca.   Mas também estão presentes no cardápio iguarias como sarapatel, escondidinho de carne seca, buchada, acarajé, tapiocas, cocada e outros. Aqui você encontra cachaças nordestinas e bebidas exóticas para aguçar ainda mais o paladar.

2 – Orar 

A fé do povo nordestino é um símbolo da sua resistência ante às dificuldades da sua região. Para celebrar esse elemento importante na vida dessa comunidade foi construída dentro do CTN a Capela Imaculada Conceição.

O espaço foi erguido em 1998, em homenagem ao Frei Damião, um dos grandes missionários no sertão nordestino. No lugar é possível visitar o memorial do Frei e também do Padre Cícero.

3 – Cultura  

O CTN é uma das principais casas de forró de São Paulo. Dançar e ouvir uma boa música talvez seja um dos maiores motivos que o centro receba mais de 70 mil visitantes por mês. E festa de aniversário tem que ter um bom forró pra todo mundo arrastar a chinela e levantar a poeira.

Na véspera do aniversário (24/01), um grande show com as bandas Desejo de Menina, Forró Boys e o cantor Washington Brasileiro promete animar a casa. Já no dia 25 de janeiro, a festa é com entrada gratuita e o forró do cantor piauiense Frank Aguiar vai sacudir o CTN. Confira nossa agenda e se programe para essa festa.

Serviço:

Centro de Tradições Nordestinas
End.: Rua Jacofer, 615 – Bairro do Limão – zona Norte – São Paulo (próximo à Marginal Tietê e Ponte Júlio de Mesquita Neto).
Tel: (11) 3488-9400.
Como chegar de transporte público:
Descer na Estação Barra Funda do Metrô (Linha Vermelha). No terminal rodoviário pegar lotação SANTA TEREZINHA ou a Linha 297A/10 LIMÃO que deixa próximo ao local.
<Com apoio de informações/fonte: Imprensa CTN>
LimpaSP – estréia

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora