Início Cotidiano CPTM volta a receber pedidos de emissão do Bilhete do Desempregado

CPTM volta a receber pedidos de emissão do Bilhete do Desempregado

Segundo um levantamento elaborado pelo site Catho, de divulgação de vagas de emprego, 40% dos desempregados apontam a falta de renda como principal motivo para faltar a entrevistas. Isso prova que a garantia do direito à mobilidade pode ser determinante para a recolocação profissional. A pesquisa considerou as respostas de cerca de 4 mil pessoas.
Desta forma, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos  ( CPTM )retomou  o processo para emissão do Bilhete do Desempregado, suspenso desde o final de março por conta da pandemia de Covid-19. E para garantir a segurança dos passageiros que solicitam o benefício e dos colaboradores da companhia, serão feitas mudanças no atendimento.
O trabalhador deverá inicialmente enviar um e-mail para o endereço:desempregado@cptm.sp.gov.br. Todas as infor-mações precisam estar legíveis. O solicitante pode enviar uma foto dos documentos ou tirar print screen do aparelho, caso a carteira de identidade e de trabalho sejam digitais. Os documentos que devem constar no e-mail são:
1. RG (Registro Geral) – Carteira de Identidade
2. CPF – Cadastro de Pessoa Física
3. Rescisão do contrato de trabalho
4. Página da carteira de trabalho (três páginas):
a. Com a foto;
b. Com os dados pessoais; e,
c. Com o registro do último emprego.
Após o envio dos documentos a CPTM enviará uma confirmação automática de recebimento, informando que os dados serão analisados e respondidos em um prazo de até 3 dias úteis. Caso as informações estejam corretas, será enviado resposta ao mesmo endereço eletrônico com a data e horário para a retirada do bilhete no posto da Estação Barra Funda, que atende as Linhas 7-Rubi e 8-Diamante, além de ter interligação com o Metrô.
Se as informações não estiverem corretas ou legíveis, será enviado e-mail solicitando a correção e o mesmo prazo para resposta passará a contar da data de recebimento do novo e-mail.
Os agendamentos respeitarão a ordem de recebimento dos e-mails com a documentação correta.
Para evitar o deslocamento desnecessário e aglomerações, a CPTM ressalta que o atendimento presencial acontecerá apenas mediante agendamento prévio, ou seja: a CPTM irá atender apenas passageiros que tenham recebido a confirmação da data e horário para a retirada. Este atendimento será iniciado no dia 8 de setembro, nesta 3ªfeira, entre 8 e 16 horas.
A Credencial para o Trabalhador Desempregadotem validade de 90 dias. É fornecida para quem tenha registrado em sua Carteira Profissional, emitida pelo Ministério do Trabalho, a baixa no último emprego há mais de 30 dias e menos de 180 dias. Nenhum passageiro será prejudicado por conta da paralisação do atendimento.
Os passageiros estão sendo informados sobre a retomada do atendimento por meio das redes sociais e site da CPTM. Mais informações poderão ser obtidas pela Central de Relacionamento (0800 055 0121), WhatsApp (11 99767-7030) e pelo site www.cptm.sp.gov.br.

<Com apoio de informações/fonte: Ass.Comunicação CPTM>>

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