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Covid-19: Enel revê medidas de “corte de energia” e ajuda aos consumidores

A Enel Brasil, que atua no segmento de distribuição de energia elétrica, implementará imediatamente as medidas excepcionais anunciadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), diante do recente quadro de agravamento da pandemia no País.

A  empresa vinha acompanhando as discussões entre os diversos representantes do setor no sentido de contribuir para a adoção de medidas que beneficiem a sociedade, em especial os grupos mais afetados pelos impactos econômicos da pandemia.

Tarifa Social

Entre as medidas temporárias anunciadas pela Aneel está a suspensão, até 30 de junho de 2021, do corte no fornecimento de energia elétrica por inadimplência para os consumidores de baixa renda (clientes cadastrados na Tarifa Social Baixa Renda e aptos a receberem o benefício).

Ao mesmo tempo, a manutenção da suspensão de corte por inadimplência de clientes eletrodependentes, ou seja, quando há uso de algum equipamento necessário à vida humana.

Também está vedado o corte do fornecimento a serviços de atendimento médicos e hospitalares e de infraestrutura relacionada à vacinação e armazenamento de vacinas.

Cabe ressaltar que  o benefício da tarifa social baixa renda, segundo a resolução, será mantido apenas para os clientes cadastrados e que de fato atendam aos critérios previstos na legislação e na regulação da Aneel para obtenção do benefício. 

A agência reguladora também suspendeu a vigência do prazo máximo de 90 dias para o corte de energia por inadimplência de consumidores que estejam aptos a terem o fornecimento de energia interrompido pelas empresas.

Com esta medida, as distribuidoras poderão efetuar o corte de clientes inadimplentes mesmo após o prazo de 90 dias do vencimento do débito, que vigorava até então. O objetivo desta decisão é permitir que as distribuidoras priorizem ainda mais, diante do atual cenário, os serviços essenciais de distribuição de energia. 

A empresa ressalta que a suspensão temporária do corte para clientes cadastrados na Tarifa Social Baixa Renda e para eletrodependentes não significa isenção da cobrança pelo consumo.

A Enel Brasil reitera ainda a importância de que os consumidores com condições de manter as contas em dia continuem realizando os pagamentos para evitar acumular débitos. 

Atendimento ao cliente 

Para melhor atender aos clientes, desde o início da pandemia, a Enel Brasil tem dedicado esforços para reforçar seus canais digitais de atendimento e ampliar e facilitar o acesso dos consumidores aos diversos serviços oferecidos por suas distribuidoras.

Os canais digitais da companhia funcionam 24 horas por dia e os clientes podem baixar, gratuitamente, os aplicativos para Android e IOS de cada distribuidora para acessar serviços como cadastro de conta em débito automático, fatura por e-mail, segunda via da conta, consulta de débitos e informe de falta de energia.

Os clientes também podem entrar em contato com a companhia pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e Twitter (@enelclientesbr) ou ainda pelas Centrais de Atendimento de cada Estado: São Paulo (0800 72 72 120), Rio de Janeiro (0800 28 00 120), Ceará (0800 28 50 196) e Goiás (0800 62 01 96). 

Condições facilitadas de pagamento de faturas em atraso 

Para facilitar o pagamento das faturas de energia, a Enel Brasil disponibilizou aos consumidores opções de parcelamentos de contas em atraso nas suas quatro distribuidoras.

Em São Paulo, os clientes podem parcelar em até 10 vezes na própria fatura ou no cartão de crédito. A negociação pode ser feita pelos canais digitais de atendimento: Portal de Negociação (clique aqui)Aplicativo Enel São Pauloclique aqui ) ou pela  Central de Atendimento (0800 72 72 120).

Sobre a Enel Distribuição São Paulo

Enel Distribuição São Paulo é uma empresa da multinacional de energia e  a segunda maior distribuidora do país, respondendo por 10,3% de toda energia distribuída no Brasil e atendendo 7,4 milhões de unidades consumidoras em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, principal centro econômico-financeiro do Brasil.

A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.<< Com apoio de informações/fonte: In Press PNI Assessoria de Imprensa/Taís Barros >>