Guarulhos registrou um índice de 47% na taxa de isolamento social nesta semana, um percentual considerado muito baixo por conta da pandemia da Covid-19 que está se alastrando de forma muito rápida e letal. A principal arma para enfrentar este inimigo invisível é a conscientização das pessoas nesse momento para que todas as medidas adotadas até agora pela Prefeitura sejam eficazes. A cidade está em estado de calamidade pública e o número de mortos triplicou nos últimos quinze dias, sendo confirmados mais de cem mortes pela doença até 07/05 (5ª feira).

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos está com seu efetivo nas ruas e tem um papel importante no enfrentamento à pandemia. Só nos últimos dias a Central de Atendimento da corporação recebeu mais de 500 denúncias sobre descumprimento do isolamento social e aglomeração de pessoas, que insistem em ocupar praças e locais públicos para um bate-papo, caminhar e fazer atividades esportivas. A GCM tem orientado a população sobre os perigos do contágio e a necessidade de que todos assumam o compromisso de adotar as medidas preventivas e de isolamento social para colaborar com a sociedade.

De acordo com o Ministério e a Organização Mundial da Saúde (OMS) é vital que as pessoas que não estejam trabalhando fiquem em casa para preservar a sua saúde e a de outros, evitando aglomerações que podem agravar ainda mais a proliferação do novo coronavírus, comprometendo assim a manutenção dos serviços de saúde e a abertura da economia na cidade.

O secretário para Assuntos de Segurança Pública (SASP) de Guarulhos, Márcio Pontes, ressaltou a necessidade do isolamento social para passarmos o mais rápido possível pela pandemia com o menor número de mortes. “A Guarda Civil tem recebido um grande número de ligações sobre aglomerações e o que os agentes têm encontrado nesses locais são pessoas que parecem não acreditar na doença. Os guardas orientam e fazem a dispersão, as pessoas aceitam, mas voltam novamente a ocupar esses espaços. É importante que todos saibam que não estão enganando a fiscalização e sim enganando a si mesmas e comprometendo a saúde da própria família”, salienta. <<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Guarulhos – Texto: Marilene Bertolazzo >>

Balanço apresenta confirmação de mais mortes == Nesta 6ª feira (08/05/2020) mais 21 mortes que estavam sendo investigados foram confirmados como sendo em decorrência do coronavírus (Covid-19), totalizando 123 mortes em Guarulhos. Foram 13 homens e oito mulheres com idades entre 50 e 90 anos, dos quais duas ocorreram no início de maio e as outras 19 em abril. Há ainda 63 óbitos em investigação. O Boletim Epidemiológico atualizado pela Secretaria da Saúde mostra ainda que a cidade registra 4.910 casos suspeitos, dos quais 840 foram confirmados, 2.300 descartados e 1.770 estão em investigação.

A Prefeitura de Guarulhos vem chamando a atenção da população para se conscientizar sobre a importância do isolamento social, que esta semana alcançou o menor índice, 47%. Não há vagas nos leitos de UTI nos dois hospitais estaduais localizados na cidade. Nos municipais, contando com os leitos de UTI do Centro de Combate ao Coronavírus (3C-Gru), onde sete de 27 pessoas estão internadas, a taxa de ocupação é de 69,23%. A média geral de ocupação leitos de alta complexidade em Guarulhos permanece 87,88%. Já a de leitos clínicos subiu de 55,68% para 60,29%.

Cemitérios de Guarulhos estarão fechados === Para evitar aglomerações e com isso a disseminação do novo coronavírus, todos os cemitérios da cidade, tanto os públicos quanto os particulares, estarão fechados para visitação neste final de semana, dias 9 e 10. No domingo é Dia das Mães, quando tradicionalmente milhares de pessoas costumam visitar os cemitérios para prestar homenagens, ato que neste momento não será possível devido à pandemia.

De acordo com a diretora de Serviços Funerários de Guarulhos, Rosemeire Batista Salgado de Almeida, mesmo nesta data especial a cidade precisa garantir o isolamento social para ajudar na contenção da Covid-19. “É necessário evitar a grande movimentação de pessoas que sempre ocorre nos cemitérios nesta data para que vidas possam ser preservadas”, afirma Rosemeire.

Apesar de fechados à visitação pública, os cemitérios funcionarão normalmente neste final de semana para a realização de velórios, sepultamentos e cremações. O decreto com a determinação será publicado na próxima edição do Diário Oficial. <<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Guarulhos/ Texto: Maria Helena Rodrigues / Foto: Jackson Argolo/PMG >>

IBCC Institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora