Desde o início da pandemia de coronavírus (Covid-19), o Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso (HMPB), em Guarulhos (SP), administrado pela Organização Social de Saúde IDGT, já atendeu 234 pacientes internados com suspeita de Covid-19. Destes, 137 tiveram alta, já que foram considerados curados da doença. A unidade registrou 25 mortes, enquanto que 81 pessoas seguem em tratamento.

O número de altas corresponde a 58,5% do total de internados, com um índice de óbitos de 10,6%. Ainda segundo os números do Hospital Pimentas, se forem considerados apenas os casos que tiveram resultado positivo para Covid-19, o índice de cura é ainda maior. Dos 234 internados, 104 tiveram a confirmação. Destes, 66 tiveram alta, o que corresponde a 63,5%.

Segundo os médicos José Carlos Carvalho e Radir Sabino, diretores técnico e clínico do HMPB, respectivamente, o sucesso do trabalho está pautado na sintonia direta entre a Secretaria Municipal da Saúde e a Prefeitura de Guarulhos neste momento de crise. “Reservamos 23 leitos de terapia intensiva para os casos de Covid-19, além de outros 15 na enfermaria. Desde o final de fevereiro, intensificamos a busca por EPIs (equipamentos de proteção individual) no mercado, criamos um protocolo específico para o coronavírus no hospital e treinamos nossas equipes para atender adequadamente os casos suspeitos e confirmados”, explicam.

Neste momento de pandemia, o Hospital Pimentas tem trabalhado não somente em parceria com o município, mas com o estado de São Paulo para que nenhum caso deixe de ser atendido. “Todas essas medidas têm garantido a recuperação da maioria dos pacientes e a proteção dos nossos médicos, enfermeiros e demais integrantes do corpo clínico e administrativo”, explica Carvalho. << Com apoio de informações: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Guarulhos-Texto: Sandra Lopes>>

   Casos confirmados  chegam a 1.371 em Guarulhos, com 174 mortes

Nesta 3ª feira (19/05/2020) o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde mostra que Guarulhos registra 1.371 casos confirmados de coronavírus (Covid-19) e 174 mortes decorrentes da doença, com a confirmação de três falecimentos que ocorreram nos meses de março (1 óbito) e abril (2), sendo dois homens, de 64 e 66 anos, e uma mulher de 83 anos. Há ainda 123 mortes e 1.954 casos em investigação. Os dados também apontam que, dos 5.912 casos notificados, 2.587 foram descartados e, das 382 mortes suspeitas, 85 tiveram a causa descartada para o novo coronavírus.

A respeito da taxa de ocupação dos leitos de UTI dos hospitais municipais, o índice baixou de 73,08% para 61,54%, sem contar os dez leitos do Centro de Combate ao Coronavírus (3C-Gru), que estão ocupados. No local também estão internadas 23 pessoas nos leitos de enfermaria, enquanto outras quatro estão em observação. Nos hospitais estaduais a taxa de ocupação voltou a 100%. No geral, Guarulhos registra uma leve queda de 86,36% para 84,85% dos leitos de alta complexidade e de 63,77% para 57,97% dos leitos de enfermaria destinados a pacientes com Covid-19. << Com apoio de informações: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Guarulhos >>


LimpaSP – estréia

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora