Dia 29 de cada mês é comemorado o dia do nhoque da fortuna. A tradição nasceu na Itália no século IV. Diz a lenda que São Pantaleão, vestido como um pobre de esmolas, bateu na porta da casa de um vilarejo pedindo comida. A família, muito pobre, dividiu todo o alimento que tinha com ele. Foram exatas sete bolinhas de nhoque para cada uma das pessoas sentadas a mesa. São Pantaleão agradeceu a hospitalidade e se foi. Ao recolher os pratos, a família se deu conta da presença de muitas moedas de ouro embaixo de cada louça.

O dia 29 foi escolhido por ser o dia de São Pantaleão (comemorado oficialmente no mês de dezembro). Reza a tradição que, ao colocar moedas ou notas embaixo do prato e comer os sete primeiras unidades de nhoque mentalizando coisas boas, faz com que haja fortuna e muita sorte no resto do mês para quem realizar o ritual.

Para quem quer comemorar o dia do Nhoque ou Gnocchi (em italiano) de forma tradicional, o DiárioZonaNorte  publica uma receita muito fácil (e deliciosa)!

O segredo para o nhoque não ficar pesado é amassar as batatas ainda quentes, esperar esfriar e só então acrescentar a farinha de trigo. Se você acrescentar a farinha com a batata quente, ele vai absorver muito e ficar pesado.

Dada a dica, segue a receita:

Ingredientes:

01 e 1/2 kg de batata
02 colheres de sopa de manteiga
01 ovo
01 colher de café de noz-moscada ralada
01 xícara de queijo parmesão ralado
01 xícara de farinha de trigo
½ xícara de Maisena (amido de milho)

Modo de fazer:

Cozinhe as batatas. Esprema-as em uma tigela. Misture o queijo parmesão, a noz-moscada, o ovo e a manteiga. Misture bem. Prove o sal (lembre-se que o queijo parmesão é naturalmente salgado). Espere esfriar.

Em uma outra tigela peneire a farinha de trigo e a Maisena. Vá acrescentando a mistura de farinhas na mistura de batatas. Amasse delicadamente para misturar.

Em uma superfície enfarinhada, faça rolinhos e corte os nhoques.
Em uma panela coloque três litros de água para ferver. Coloque uma pitada de sal.

Quando levantar fervura, coloque uma porção de nhoques para cozinhar. É muito rápido.

Assim que eles subirem para a superfície da panela, com uma escumadeira retire da água delicadamente e coloque em um refratário.

Proceda da mesma forma com o restante da massa.

Sirva com o molho de sua preferência.

Investir e Ganhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora