da Redação DiárioZonaNorte ==

Dia de Nossa Senhora Aparecida é comemorado em 12 de outubro e é  considerado feriado nacional no Brasil. A data foi  oficialmente instituído a partir do decreto de Lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980.

A Basílica de Aparecida, na cidade de Aparecida do Norte (SP), é o maior santuário dedicado à Virgem Maria no mundo. A construção do prédio teve início em 1946 e a igréja foi consagrada como basílica pelo papa  João Paulo II em 1980, durante sua visita ao Brasil.   Em 2016, o Papa Francisco, ao visitar o Brasil em 2016, elevou a basílica à catedral da Arquidiocese de Guaratinguetá.

A ORIGEM DA IMAGEM ==== No ano de 1717, a imagem foi resgatada no Rio Paraíba do Sul, por três pescadores. Primeiro veio o corpo, envolto nas redes dos pescadores. Um pouco mais abaixo do rio, as mesmas redes capturaram a cabeça da imagem. Após a imagem ficar dentro do barco, as redes dos pescadores se encheram de peixes de forma nunca antes vista. Nascia ai, a devoção à Nossa Senhora Aparecida

A ESTÁTUA ====  A estátua é feita de terracota, argila que foi modelada e queimada em forno, e mede 39 cm de altura. Pesa cerca de 4 quilos. Pode ter sido originalmente pintada, mas depois de ficar anos no leito do rio o material escureceu, adquirindo uma cor castanho dourada.

Conseguiu-se analisar a argila de que foi feita, e constatou-se que se origina da região de Santana do Parnaíba (SP), mas a autoria da escultura é obscura. Sabe-se que na época vivia em Santana do Parnaíba um monge beneditino escultor, Frei Agostinho de Jesus, cujo estilo é bem definido: lábios sorridentes, covinha no queixo, flores em relevo nos cabelos e broche com perolas no cabelo, e todos estes detalhes existem na imagem aparecida do rio.

Especialistas em arte barroca reconhecem nela o estilo seiscentista.  As duas partes da imagem foram definitivamente reunidas no ano de 1946, quando um especialista as uniu com um pino de ouro interno e completou o acabamento externo.

A estátua passou por uma destruição considerável em 1978, quando, num atentado, foi quebrada em 200 fragmentos. Foi totalmente reconstituída pelas mãos da especialista em restauração do Museu de Arte de São Paulo, Maria Helena Chartuni.

UNIÃO DAS RAÇAS === A cor de canela da escultura tem sido interpretada como um vínculo simbólico com a mistura racial da população brasileira, e de fato um dos primeiros milagres operados por intercessão de Nossa Senhora Aparecida foi a libertação de escravos acorrentados. Até hoje, as correntes podem ser vistas na Sala dos Milgrades, dentro do Santuário Nacional de Aparecida.

A BASÍLICA ===  A pedra fundamental da Basílica Nova foi lançada em 10 de setembro de 1946, mas o início efetivo da construção ocorreu em 11 de novembro de 1955. A primeira missa no local aconteceu no dia 11 de setembro de 1946 e o primeiro atendimento aos romeiros em 21 de junho de 1959.

O arquiteto Benedito Calixto idealizou um edifício em forma de cruz grega, com 173m de comprimento por 168m de largura; as naves com 40m e a cúpula com 70m de altura, capaz de abrigar 45 mil pessoas.

Os 272 mil metros quadrados de estacionamento comportam 4 mil ônibus e 6 mil carros. Tudo isso para atender cerca de 7 milhões de romeiros por ano.

 

CN Institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora