Início Cotidiano Confira alguns serviços que funcionam durante o feriado de 9 de Julho

Confira alguns serviços que funcionam durante o feriado de 9 de Julho

Tempo de Leitura: 3 minutos

.

No início do ano, o município de São Paulo antecipou cinco feriados na tentativa de barrar o contágio pelo Covid-19:  Corpus Christi, Consciência Negra, Aniversário da cidade de 2022, Corpus Christi de 2022 e Consciência Negra de 2022.

O feriado estadual de 9 de julho, que comemora a Revolução Constitucionalista de 1932, ficou de fora  e está mantido no estado.

Confira o que abre e o que fecha no feriado desta 6ª feira:

Bancos

FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos informa que não haverá atendimento nas agências bancárias no Estado de São Paulo.  As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 09 de julho poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil, 2ª feira, (12/07).  Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Saúde

Os hospitais, prontos-socorros, Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24h e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionarão o dia todo, de forma ininterrupta.

As AMAs/UBSs Integradas, que já funcionam com atendimento de segunda a sábado, inclusive feriados e pontos facultativos, estarão abertas das 7h às 19h e serão postos de vacinação contra a Covid-19, disponibilizando as duas doses (D1 e D2) aos públicos elegíveis. Neste feriado, as 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital também estarão abertas, das 7h às 19h, somente para vacinação.

Excepcionalmente no feriado de 9 de Julho,  a vacinação contra a gripe será realizada nas UBSs, em salas separadas da imunização contra a Covid-19.

calendário vacinal antiCovid seguirá normalmente para o grupo etário de 39 a 41 anos e para a aplicação da segunda dose dos públicos elegíveis anteriores. Este cronograma pode ser alterado conforme a disponibilidade de doses para vacinação. Todo o detalhamento das campanhas de imunização está disponível no site Vacina Sampa

Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) IV Redenção estará aberto ao público no feriado estadual. Já os Caps II estarão fechados e os Caps III, que atendem 24h, funcionarão apenas com demandas internas, sem abertura ao público.

As Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis) também permanecerão fechadas, mas com atendimento pela central SP 156. A Rede Municipal Especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids, que abre de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, não atenderá no feriado.

As AMAs Especialidades, Ambulatórios de Especialidade (AE) e os Hospitais Dia, que funcionam de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, estarão fechadas na sexta-feira.

Rodízio de veículos

Como o rodízio noturno para veículos de passeio vigora inclusive aos feriados, o novo horário já será aplicado no feriado da Revolução Constitucionalista, das 23h de 6ª às 5h de sábado para carros com placa final 9 e 0. Clique aqui e saiba mais

O rodízio para caminhões e as restrições da Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e da Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF) estarão suspensas. A Zona Azul funcionará de acordo com a sinalização de cada local na sexta.

Assistência Social: 

Abertos: Serviço de Acolhimento Institucional Para Crianças e Adolescentes (SAICA), Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), Centros de Acolhida, Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS), Núcleos de Convivência para Pop Rua, Repúblicas, Casa Lar, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e Residências Inclusivas.

Fechados: Supervisão de Assistência Social (SAS), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centros POP, Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico (NPJ), Centro para Criança e Adolescente (CCA), Centro para Juventude (CJ), Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos (CEDESP), Núcleo de Convivência do Idoso (NCI), Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAISPD), Centro Dia para Idosos (CDI), Centro de Referência da Cidadania do Idoso (CRECI), Circo Escola, Serviço de Assistência Social à Família (SASF), Centro de Convivência Intergeracional (CCInter), Centro de Defesa e de Convivência da Mulher (CDCM), Serviço de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (SPVV), Serviço de Medida Socioeducativa em Meio Aberto (MSE-MA), Restaurante Escola e as sedes da Família Acolhedora.

Cultura

As bibliotecas municipais estarão fechadas.

Já as Casas de Cultura funcionarão das 11h às 19, com exceção da Raul Seixas, que precisa funcionar no mesmo horário do Parque Raul Seixas, onde está.

Centro de Culturas Negras estará com a área do parque aberta das 7h às 21h, mas o auditório estará fechado. No sábado (10) e no domingo (11) a área do parque funcionará das 7h às 21h e o auditório 11h às 18h.

Centro Cultural Grajaú estará aberto das 8h às 17h com o Mega Posto de Vacinação e das 16h às 21h com o Feirão do Calçadão.

Centro Cultural Olido estará aberto para visitas guiadas à Galeria do Dj, às 18h e 19h, com inscrição prévia pelo e-mail olidocultural@gmail.com 

Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo 

A rede de 25  Cates (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo)  estará fechada, assim como não haverá atendimento do Cate Móvel.  Os atendimentos dos 35 postos da Ade Sampa e da rede de coworking Teia também estarão fechados.

<com apoio de informações: Secretaria Especial de Comunicação – SECOM e Imprensa FEBRABAN>

d