por Redação DiárioZonaNorte
Agora é oficial. O prefeito de São Paulo, João Doria Junior é o candidato oficial do PSDB ao Governo do Estado de São Paulo. Ele disputou a indicação com mais três tucanos: Floriano Pesaro (secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo), José Aníbal (presidente do Instituto Teotônio Vilela – ITV), Luiz Felipe D’Avila (cientista político – casado com Ana Maria Diniz e genro do empresário Abilio Diniz).
Prévias
As prévias do PSDB de São Paulo aconteceram neste domingo (18/03/2018) e levou 15 mil militantes para as urnas. Foi a primeira vez na história do partido, que completará 30 anos em junho deste ano, que a escolha do candidato a governador se deu por meio do voto direto dos filiados.
A votação foi feita por meio de cédulas de papel. Foram disponibilizadas 71 urnas no interior e Grande São Paulo e 55 distribuídas nos zonais da capital, totalizando 126 urnas. A contagem dos votos teve início às 16h e o resultado foi divulgado por volta das 19h45, no Diretório Estadual da legenda, em Moema.
Apuração
A apuração das 126 urnas definiu 11.993 votos (79.62%) para Dória, 1,191 votos (7,31%) para Floriano Pesaro, 993 votos (6,59%) para Luiz Felipe D’Ávila e 901 votos (5,98%) para José Anibal. Foram apurados ainda, 39 votos brancos (0,26%) e 35 votos nulos (0,25). A candidatura ainda precisa ser oficializada pelos tucanos na convenção do partido, que deve acontecer em julho, conforme determina a Justiça Eleitoral.
Na Zona Norte
Doria também ganhou no Diretório do Jaçanã, com 114 votos. Floriano Pesaro, Luiz Felipe D’Ávila e José Anibal, tiveram 02 votos cada um.
Nenhum voto branco e 1 voto nulo, totalizando 121 votos. Compareceram no Zonal do Jaçanã, os prefeitos regionais Alexandre Pires (Jaçanã/Tremembé) e Rosmary Corrêa (Santana/Tucuruvi/Mandaqui).
Renúncia
Para disputar a eleição como candidato ao Governo do Estado de São Paulo, João Doria deverá renunciar à Prefeitura de São Paulo, em no máximo 20 dias (dia 07 de abril – um sábado) e seu vice, Bruno Covas, assumirá a direção da maior cidade da América Latina.
De acordo com a legislação eleitoral que prevê que para um político possa disputar outro cargo, ele deve renunciar ao mesmo até 6 meses antes das eleições. A exigência de renúncia, não se aplica para candidatos a reeleição.
Se o prefeito João Doria não conseguir vencer o pleito para o Estado de São Paulo, ele não poderá voltar para a Prefeitura de São Paulo. Se Doria for eleito, manterá o domínio do PSDB sobre o Palácio dos Bandeirantes, já que o Partido governa o Estado de São Paulo há 24 anos, desde que Mario Covas foi eleito em 1994.
O governador Geraldo Alckmin também deverá deixar o governo do Estado, até o dia 07 de abril, para concorrer à Presidência da República. Em seu lugar ficará o vice Márcio França