Início Negócios Com presença do Banco Central, ACREFI e Serasa Experian realizam evento digital...

Com presença do Banco Central, ACREFI e Serasa Experian realizam evento digital sobre Cadastro Positivo

A Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (ACREFI) e Serasa Experian realizam, na próxima segunda-feira (25/05), um evento digital sobre o “Cadastro Positivo”. Junto com as medidas recomendadas por autoridades de saúde pública – também se faz necessário pensar em soluções que possam agregar no momento atual e na continuidade dos negócios. O evento começa às 15h e para participar basta fazer sua inscrição aqui: https://acrefi.zoom.us/webinar/register/WN_sUCiwE9mSteWranpe3t_YQ

Participarão do evento Otávio Damaso, Diretor de Regulação do Banco Central do Brasil, Hilgo Gonçalves, Presidente da Acrefi, Isaac Sidney, Presidente da FEBRABANElias Sfeir, Presidente Executivo-ANBC, Joaquim Kavakama, Superintendente Geral da CIP, Leila Martins, Chief Data Officer (CDO) da Serasa Experian, Fernando Galbiatti, Diretor de Credit Services da Serasa Experian e mediação de Cleber Martins, Consultor de Operações/Comissões Técnicas da Acrefi.

De acordo com o presidente da ACREFI, Hilgo Gonçalves, o cadastro positivo é benéfico para todos os envolvidos, principalmente neste momento – uma vez que considera o histórico positivo de crédito.

“Analisando a experiência dos países que adotaram o cadastro positivo há mais tempo notou-se uma inclusão maior da população desbancarizada, uma redução da inadimplência e das taxas de juros, aumento da taxa da aprovação e, consequentemente, uma expansão da relação crédito/PIB. Prevemos que haverá crescimento futuro desse indicador: em países como o Chile, por exemplo, que implementaram o Cadastro Positivo, essa relação é superior a 100% – e no Brasil estamos abaixo de 50%. A expansão do crédito, de forma consciente, colabora para o crescimento da economia no Brasil”.

Atualmente, o banco de dados conta com informações sobre o  comportamento de pagamento no mercado financeiro, mas a lei aprovada do CP prevê a inclusão de informações também das utilities (telefonia, energia, água etc.) e do varejo, compondo um grande banco de dados em benefício dos usuários do sistema de crédito”, explicou.

Por fim, Hilgo ressalta que informações do histórico de crédito facilitam a análise mais precisa possibilitando que o crédito  atinja sua finalidade. “Estima-se a inclusão de mais de 20 milhões de cidadãos e também que os Micros, Pequenos e Médios Empresários – grandes geradores de emprego – serão diretamente beneficiados com o Cadastro Positivo”, finaliza Hilgo.

Sobre a Acrefi ==  A Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (ACREFI) foi fundada em 1958 com o objetivo de congregar as empresas do setor, defender seus legítimos interesses, fortalecer as relações entre os associados e promover o desenvolvimento de suas atividades. Em todo esse período, a instituição se manteve fiel aos seus objetivos, procurando adaptá-los às constantes mudanças ocorridas no quadro econômico em geral e nas atividades de financiamentos contribuindo, assim, com o crescimento do País.