da Redação DiárioZonaNorte === 

O Grupo Escoteiro Sardarabad há 14 anos proporciona às crianças e aos jovens atividades educacionais que estimulam o desenvolvimento individual, o aprimoramento de seus  conhecimentos de uma forma lúdica e descontraída, através de atividades variadas e atraentes. E tudo dentro da missão escoteira, em formar jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

As atividades anteriores === Em 2005, o grupo de escoteiros foi criado junto ao Clube Armênio, na Vila Clementino (Zona Sul). E veio para a Zona Norte por causa de uma maior proximidade com a comunidade armênia, na região. Essa mudança deu mais alento com mais jovens de interesse e participação nas atividades do escotismo.  No início, a partir de 2016, o ponto de encontro e de atividades começaram no Centro Municipal Esportivo de Santana, onde está o Balneário Geraldo Alonso, na Av. Santos Dumont — ao lado da Praça Campo de Bagatele.

Can Saro Baronian

UniSant´Anna abre as portas === E, neste ano, uma nova parceria surgiu com a UniSant´Anna, que está ao lado do antigo endereço do grupo de escoteiros, e fortaleceu e aumentou o número de participantes do Grupo Escoteiro.  Isto por causa do apoio da UniSant´Anna às iniciativas educativas da comunidade, cedendo um bom espaço para a realização das atividades semanais do Sardarabad — aos  sábados no período  das 9  às 12 horas. E, neste sábado (13/04/2019) no mesmo evento da Festa do Hamburguer – conhecido por Sardaraburguer,  também acontecerá a inauguração oficial do espaço na UniSant´Anna.

“A parceria com a universidade proporcionou ao grupo uma ampla sala para atendimento aos pais, além de espaços para armazenamento dos materiais. Ali também conseguimos fazer as atividades em áreas diferentes, tanto na parte interna como externa, como ocorreu recentemente, atividade de rapel dos jovens da tropa Sênior no prédio da universidade, onde puderam aprender sobre as técnicas, material de segurança e, claro, viver a aventura. “, relata Can Saro Baronian, presidente do Sardarabad.

O que há de bom para comer === O Grupo reúne armênios e brasileiros e promove anualmente sua festa escoteira do hambúrguer, conhecida na comunidade como Sardaraburguer. O evento tradicional é um momento de confraternização com a comunidade, amigos e familiares. O sanduíche tornou-se o ícone com sucesso no evento. Ele é composto de uma receita exclusiva do Grupo Escoteiro Sardarabad, inspirada na Armênia. É o conjunto de uma deliciosa kafta, homus e tabule generosamente servidos em pão sírio. Os organizadores da festa também preparam os tradicionais hambúrgueres de bacon e porções de batatas. E não se esqueceram dos vegetarianos, que podem ir à festa despreocupados, já que no cardápio consta o Veg-Burguer. É um delicioso vegetariano de ervilha.

O que é Sardarabad ===  De início, o nome soa meio estranho. Mas tem um grande significado para os armênios. Foi inspirada na Batalha de Sardarabad  — que aconteceu de 22 a 29 de maio de 1918, onde os invasores (exército otomano) foram expulsos e impedidos de continuar o avanço, mas também impediu a completa destruição da nação armênia. Foi com muita garra que os armênios conseguiram a vitória conseguindo a primeira independência.  Segundo o presidente do grupo de escoteiros, “o nome foi escolhido para que os jovens tenham a independência na vida e nos atos com os ensinamentos do escotismo”.

O que é o escotismo === O Escotismo  foi fundado em 1907  por Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, um tenente-general do Exército Britânico.  É um movimento juvenil mundial, educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos.  A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa (ou Compromisso) e na do Lei do Escoteiro, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazendo com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, companheirismo, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina. (Wikipédia).

A união dos escoteiros === Clique aqui para reler a reportagem do DiárioZonaNorte,  que em 19/05/2018, relatou que alunos de mais de 1.400 estabelecimentos de ensino de todos o país tiveram a oportunidade de interagir com crianças, adolescentes e jovens do Movimento Escoteiro em atividades de alto valor educativo. Trata-se do EducAÇÃO ESCOTEIRA, projeto dos Escoteiros do Brasil, que prevê inúmeras atividades integradas entre alunos  e escoteiros  em uma grande  ação de impacto social. Destacando-se as participações dos grupos de escoteiros da Zona Norte, incluindo o Sardarabad. Veja também os endereços e contatos dos demais grupos.

<<Com apoio de informações/fonte: Depto. Comunicação Grupo  Escoteiro Sardarabad – Diretoria: Eliane Bastos >>


Serviço

  • Festa do Hamburguer – Sardaraburguer
  • 316º Grupo Escoteiro Armênio Sardarabad
  • Sábado – 13/04/2019 – horário: das 18 às 22 horas, 
  • Rua Voluntários da Pátria, 257, Santana – Prédio UniSant´Anna
  • Telefone: (11) 9.9419-6442
  • Entrada: franca e livre
  • Facebook: /escoteirossardarabad

 

artevet_comtelefone

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora