Home Cotidiano Com 8,5 milhões de desempregados no país Santa Edwiges continua com...

Com 8,5 milhões de desempregados no país Santa Edwiges continua com muito trabalho

Tempo de Leitura: 3 minutos

Edwiges

Ahhh… Santa Edwiges, a padroeira dos pobres e endividados vai estar muito ocupada nesta 2a. feira (16 de outubro)   – dia dedicado a sua celebração.   Os anos de pandemia não foram fáceis.

De acordo com o  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE a taxa de desemprego caiu 7,9% da população.  Temos 8,5 milhões de desempregados no Brasil. Vários setores da economia ainda não se recuperaram.

Para efeito de comparação do que significa este número, é como se todos os habitantes do Ceará  (todos mesmo) estivessem desempregados.

Dia de Santa Edwiges 

No dia dedicado a ela, o Santuário de Santa Edwiges – localizado na Estrada das Lágrimas n. 910 no Sacomã – terá missas que se iniciarão às 7 da manhã – a última acontecerá às 19h30 – e venda de vários tipos de alimentos nas barracas no entorno da igreja e espera receber aproximadamente de 30 mil fiéis.

“É um dia especial para todos os devotos, um dia em que os pedidos de proteção e de novos empregos, se voltam à santa padroeira dos endividados”, diz Padre Orestes, o responsável pelo santuário.

Nesse dia, também são entregues as sacolinhas de Natal e as doações recebidas – que vão de quantia em dinheiro, cestas básicas, roupas e até remédios – para que todos os atendidos pelas obras assistenciais da igreja, recebam ajuda e passem um final de ano mais tranquilo.

Edwiges

Santa dos pobres e endividados

Santa Edwiges nasceu em 1174 na Alemanha,  filha de um duque e de uma duquesa, recebendo uma educação esmerada e sólida formação cristã.

Casou-se aos 12 anos com o príncipe de uma região onde hoje fica a  Polônia. Teve seis filhos e cuidou da formação religiosa de sua família.

Como era tradição na época, os pais de Santa Edwiges pagaram uma fortuna como dote ao seu futuro marido. Ele abriu mão do dinheiro e deixou que Santa Edwiges o usa-se como bem entendesse. Desta forma, Santa Edwiges começou a ajudar os pobres e endividados.

Resgate da dignidade

Naquela época,  os endividados iam para a prisão e suas famílias caiam na miséria.  Quando Santa Edwiges saudava uma dívida, ela não só libertava um pai de família da prisão, mas reconstruía uma família, resgatava sua dignidade e a retirava da miséria.

Construiu também um mosteiro, onde abrigava viúvas e crianças órfãs. Quando seu esposo morreu e seus filhos criados, passou a viver a vida religiosa e  continuou sua obra de caridade.  Foi canonizada apenas 24 anos após sua morte.

A coroa 

A coroa na mão de Santa Edwiges além de simbolizar sua origem nobre e rica  e  seu casamento com um príncipe, representa o uso do dinheiro a serviço do Reino de Deus, para o bem do próximo.

O livro 

O livro na mão de Santa Edwiges representa a riqueza apoiada na fé na  obediência à Palavra de Deus, onde  a caridade ensinada na Bíblia e os mandamentos de Deus transformam vidas.

A igreja na mão de Santa Edwiges

Santa Edwiges também é representada segurando uma igreja em sua mão direita, representando algo muito concreto que ela fez: o financiamento de construções de igrejas e conventos na Polônia e na Alemanha.

Financiando essas construções, além de prestar culto a Deus, ela proporcionava empregos e sustento para um incontável número de trabalhadores e pais de família. Por isso, Santa Edwiges é conhecida também como a protetora das famílias.

Oração a Santa Edwiges

“Ó Santa Edwiges, vós que na terra fostes o amparo dos pobres, a ajuda dos desvalidos e o Socorro dos Endividados, e no Céu agora desfrutais do eterno prêmio da caridade que em vida praticastes, suplicante te peço que sejais a minha advogada, para que eu obtenha de Deus o auxílio de que urgentemente preciso: (fazer o pedido). Alcançai-me também a suprema graça da salvação eterna. Santa Edwiges, rogai por nós. Amém.”

Paróquia Santuário Santa Edwiges

  • Estrada das Lágrimas, 910
  • Sacomã  – São Paulo, SP 
  • Telefone (11) 2274-2853

 

<com apoio de informações: Fragata Assessoria de Comunicação>

d