A Coca-Cola continua sendo – pelo 7º ano consecutivo – a marca de produto de consumo massivo mais escolhida pelos consumidores brasileiros. Segundo o relatório anual “Brand Footprint” da Kantar e seu ranking das marcas mais escolhidas do mundo. A Coca-Cola foi escolhida nas prateleiras pelos compradores 489 milhões de vezes. A marca foi seguida por Ypê e Colgate, que também foram as marcas mais escolhidas nas cestas de “Cuidados com o Lar”e “Cuidados Pessoais”, respectivamente.
As 10 marcas mais escolhidas no Brasil também incluem Italac (no 4), Tang (no 5), Nissin (no 6), Nescau (no 7) e Soya (no 8). Piracanjuba ganhou presença nos domicílios brasileiros e este ano conseguiu subir 4 posições, tornando-se a 9ª marca mais escolhida no país. Este ano, a 10ª posição foi conquistada pela marca Vitarella.
Tabela 1. Marcas mais escolhidas no Brasil
Posição | Marca | Domicílios comprando ao menos uma vez | Escolha do consumidor (escolha do comprador) | Consumer Reach Points[1] (milhões) |
1 | Coca-Cola | 84,2 | 10,5 | 489 |
2 | Ypê | 91,4 | 9,6 | 485 |
3 | Colgate | 87,0 | 6,3 | 304 |
4 | Italac | 76,8 | 6,9 | 293 |
5 | Tang | 67,0 | 6,8 | 253 |
6 | Nissin | 73,8 | 6,0 | 245 |
7 | Nescau | 74,8 | 5,6 | 231 |
8 | Soya | 76,7 | 5,4 | 230 |
9 | Piracanjuba | 71,5 | 5,8 | 229 |
10 | Vitarella | 42,9 | 9,5 | 225 |
Fonte: Relatório Brand Footprint da Kantar. Acesse o ranking completo das 50 Maiores Marcas: www.kantarworldpanel.com/brandfootprint
Principais fatos com as marcas mais escolhidas no Brasil:
- Perdigão e Tixan foram as marcas que mais cresceram em 2018.
- Marcas de alimentos e cuidados pessoais conquistaram mais posições no ranking das 50 Maiores, apesar de Coca-Cola, Ypê e Omo ocuparem as posições número 1, 2 e 13.
- Marcas locais são mais escolhidas pelos consumidores no Brasil: 33 das 50 marcas no ranking são locais.
- Química Amparo e Brasil Foods, encabeçam o ranking de fabricantes locais.
Principais fatos com as marcas globais
- 17 marcas globais foram escolhidas nas prateleiras mais de um bilhão de vezes em 2018 e fazem parte de um ‘clube de bilionários’, juntamente com 14 marcas locais da China e da Índia.
- Marcas locais viram um aumento no número de vezes que são escolhidas pelos consumidores, e já representam 64,8% de todas as marcas escolhidas pelos consumidores contra 35,2% das marcas globais.
- Coca-Cola continua sendo a marca mais escolhida do mundo — pelo sétimo ano consecutivo.
Colgate é a segunda marca mais escolhida globalmente e é a única marca comprada por mais da metade de todos os domicílios ao redor do planeta — com uma penetração de 60,5%, globalmente.
- Vim registrou o crescimento mais rápido entre as 50 maiores marcas — com um aumento de 10% na escolha dos consumidores, o que a fez subir sete posições nos rankings e ingressar no clube de bilionários.
Os rankings do “Brand Footprint” mensuram quantas vezes qualquer marca de produto de consumo massivo é comprada no ponto de venda. O relatório mensura quantos domicílios compraram cada marca e quantas vezes a compraram em um ano. As marcas mais escolhidas nas prateleiras globalmente e em qualquer região ou país compõem os diferentes rankings incluídos no relatório.
Entre as 50 marcas mais escolhidas no país, Perdigão (nº 15) foi a que mais cresceu em CRP’s, (+19%), subindo 8 posições no ranking e ganhando +2,0 pontos de penetração apoiado por investimento em comunicação. Tixan (no 24) foi a que mais aumentou o número de compradores (+4,2 pontos de penetração), também subindo 8 posições graças a inovação, promoções originais e comunicação.
Considerando o ranking completo, KitKat se destacou e galgou 31 posições, chegando ao 191º lugar do ranking, ganhando +7,1 pontos de penetração. A marca lançou novos SKU’s, ofereceu novos sabores a seus consumidores e também explorou novos momentos de consumo, com isso ganhou +7,1 pontos de penetração.
Apesar de muitas das marcas mais escolhidas serem de produtos alimentares e de cuidados pessoais, o ranking também traz marcas de bebidas e cuidados com o lar. As 3 maiores marcas em cuidados com o lar são Ypê, Omo e Brilhante, e em bebidas são: Coca-Cola, Tang e Nescau.
O fabricante com mais marcas no ranking das 50 maiores este ano é a Unilever, que conseguiu incluir 6 marcas: Omo, Brilhante, Rexona, Seda, Hellmann’s e Dove. Também foram escolhidos pelos consumidores: M. Dias Branco, Ambev e Danone, com com 4, 5, e 3 marcas no ranking, respectivamente.
O ranking do “Brand Footprint” mostra que a maioria das marcas com crescimento expandiram sua base de compradores. “Estratégias que procuram conquistar novos consumidores têm consistentemente mais sucesso que aquelas que tentam aumentar a fidelidade e a frequência de consumo”, explica David Fiss, Diretor de Client Services & Insights da Kantar. “Para crescer, as marcas devem priorizar a identificação de novos shoppers”.
31 marcas no clube de bilionários === Segundo a última edição do relatório “Brand Footprint”, existem 17 marcas globais de produtos de consumo massivo (FMCG) que são escolhidas pelos consumidores mais de um bilhão de vezes ao ano, e 14 marcas locais de FMCG que estão neste exclusivo ‘clube de bilionários’.
Globalmente, Coca-Cola é a marca mais escolhida do mundo, selecionada das prateleiras 5,9 bilhões de vezes em um ano. Colgate e Maggi mantiveram suas posições no ranking, também sendo as marcas mais escolhidas do mundo em produtos de cuidados pessoais e alimentos. Colgate continua sendo a única marca escolhida por mais da metade da população mundial — estando presente em 6 de cada 10 (60,5%) domicílios globalmente, enquanto Maggi manteve seu forte desempenho, com a escolha dos consumidores aumentando 7% e consolidando seu lugar como a 3ª marca mais escolhida no mundo.
Vim foi a marca global de mais rápido crescimento entre as 50 maiores — com um aumento de 10% na escolha dos consumidores, o que a fez subir sete colocações nos rankings e a entrar no ‘clube de bilionários’ na 16ª posição globalmente. A marca Kinder, da Ferrero, também subiu sete degraus no ranking, conquistando 18,5 milhões de domicílios em um ano.
Brooke Bond, Dettol e Doritos foram as outras marcas no grupo dos 5 maiores ganhos globais em penetração e, por sua vez, tiveram uma ascensão em suas posições no ranking global de 2018.
Marcas locais e marcas globais === A publicação também mostra que marcas locais cresceram em 2018, representando 64,8% de todas as marcas escolhidas pelos consumidores em comparação à participação de 35,2% das marcas globais; um ganho de participação de 0,3% – que é uma desaceleração em comparação ao aumento de 0,5% em 2017. A maior conquista para marcas locais foi na categoria de Cuidados Pessoais, na qual conseguiram aumentar +0,7% o número de vezes que os consumidores as escolheram.
Apesar das marcas locais continuarem a ganhar participação, fabricantes globais como a Unilever demonstraram como ganhar localmente, adaptando seus produtos às necessidades dos mercados locais, com marcas como Wheel e Surf Excel, no setor de cuidados com o lar, e Clinic Plus no setor de beleza & cuidados pessoais.
Brand Footprint revela que para marcas globais é imperativo vencer em seu maior mercado — das 50 maiores marcas que cresceram em seu mercado número 1, 82% cresceram de forma geral, enquanto aquelas que não cresceram em seu mercado número 1, 91% declinaram.
As 17 marcas bilionárias no ranking global de marcas de consumo massivo revelado pelo relatório Brand Footprint:
Posição | Marca | Domicílios comprando ao menos uma vez (penetração) | Escolhas do consumidor (frequência) | Atos de Compra (Consumer Reach Points
– milhões) |
1 | Coca-Cola | 41,9% | 12,3 | 5.965 |
2 | Colgate | 60,5% | 5,5 | 3.872 |
3 | Maggi | 31,2% | 7,5 | 2.698 |
4 | Lifebuoy | 26,3% | 7,5 | 2.297 |
5 | Lay’s | 29,6% | 6,6 | 2.247 |
6 | Pepsi | 22,7% | 7,6 | 2.001 |
7 | Nescafé | 22,7% | 7,5 | 1.958 |
8 | Dove | 37,1% | 4,3 | 1.833 |
9 | Sunsilk/Sedal/Seda | 23,5% | 6,7 | 1.821 |
10 | Indomie | 4,7% | 33,1 | 1.782 |
11 | Knorr | 27,4% | 5,5 | 1.757 |
12 | Lux | 30,4% | 4,1 | 1.428 |
13 | Sunlight | 11,3% | 10,3 | 1.355 |
14 | Downy | 13,7% | 8,3 | 1.316 |
15 | Nestlé | 25,0% | 4,5 | 1.299 |
16 | Vim | 16,7% | 5,4 | 1.041 |
17 | Sprite | 24,8% | 3,6 | 1.037 |
Fonte: Relatório Brand Footprint da Kantar;
As 14 marcas bilionárias no ranking de marcas locais de consumo massivo revelado pelo relatório Brand Footprint:
Marca | País | Domicílios comprando ao menos uma vez (penetração) | Escolhas do consumidor (frequência) | Atos de Compra (Consumer Reach Point
– milhões) |
Parle | Índia | 74,4% | 25,1 | 5.314 |
Amul | Índia | 18,8% | 73,4 | 3.968 |
Clinic Plus | Índia | 82,4% | 14,4 | 3.377 |
Britannia | Índia | 65,9% | 17,0 | 3.204 |
Aavin | Índia | 4,6% | 178,2 | 2.317 |
Ghadi | Índia | 46,1% | 16,5 | 2.180 |
Nandini | Índia | 4,3% | 168,1 | 2.073 |
TaTa | Índia | 71,7% | 9,0 | 1.908 |
Wheel | Índia | 56,4% | 8,9 | 1.427 |
Yili | China | 90,9% | 7,5 | 1.275 |
Milma | Índia | 2,6% | 163,0 | 1.229 |
Vijaya | Índia | 3,2% | 121,9 | 1.127 |
Surf Excel | Índia | 54,0% | 6,9 | 1.059 |
Mengniu | China | 88,1% | 6,5 | 1.053 |
Fonte: Relatório Brand Footprint da Kantar
Participação de mercado das marcas globais e locais:
2017 | 2018 | ||||
Marcas globais | Marcas locais | Marcas globais | Marcas locais | ||
Total FMCG | 35,5% | 64,5% | 35,2% | 64,8% | |
Alimentos | 28,0% | 72,0% | 27,7% | 72,3% | |
Bebidas | 39,5% | 60,5% | 39,5% | 60,5% | |
Laticínios | 19,8% | 80,2% | 19,4% | 80,6% | |
Beleza & Cuidados Pessoais | 61,4% | 38,6% | 60,7% | 39,3% | |
Cuidados com o lar | 47,4% | 52,6% | 47,3% | 52,7% |
Fonte: Relatório Brand Footprint da Kantar
Josep Montserrat, CEO da Divisão Worldpanel, Kantar, explicou: “As marcas globais de consumo massivo têm grandes oportunidades para crescer considerando as especificidades dos mercados locais e adaptando sua oferta às escolhas, preferências e comportamentos de compra dos consumidores locais. As marcas que conseguirem responder ao desafio com agilidade continuarão a conquistar crescimento.”
Brand Footprint: o estudo === O estudo anual “Brand Footprint” da Kantar se baseia na medição de 72% da população mundial; um total de um bilhão de domicílios em 49 países em 5 continentes – cobrindo 85% do PIB mundial. Como parte do estudo, a Divisão Worldpanel audita mais de 21.400 marcas nas cestas de bebidas, alimentos, laticínios, saúde & beleza e cuidados com o lar.
Brand Footprint: o ranking das 50 Maiores Marcas === O ranking anual da Kantar das 50 marcas de produtos de consumo massivo mais escolhidas do mundo revela quais marcas estão tendo êxito global, e oferece insights para ajudar as marcas de consumo massivo a definirem metas globais com maior precisão e melhorarem o crescimento global de seus negócios. Ele se distingue de outros rankings de marcas por fornecer informações baseadas no comportamento real do consumidor, ao invés de sua atitude. A métrica Consumer Reach Point (ou CRP) constitui a base do ranking. Uma métrica inovadora que mensura quantos domicílios ao redor do mundo estão comprando uma marca (penetração) e com que frequência (escolha do consumidor), fornece uma representação verdadeira da escolha dos compradores.
Para acessar os rankings globais, regionais, por países e setores na íntegra e um índice completo das marcas incluídas no ranking das 50 Maiores Marcas Globais, acesse :www.kantarworldpanel.com/brandfootprint
Metodologia e escopo === O ranking deste ano analisou mais de 21.400 marcas e 72% da população global em 49 países em cinco continentes, nos 12 meses encerrando em novembro de 2018.
Créditos === A publicação Brand Footprint é uma iniciativa da Kantar e o ranking é criado em colaboração com a GfK na África do Sul, Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Hungria, Itália, Polônia, República Tcheca, Rússia e Suécia, com a IRI nos EUA, com a Intage no Japão e com a CTR na China.
Sobre a Kantar === É líder global em dados, insights e consultoria, e a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar sua experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, as 30.000 pessoas que trabalham nela contribuem para o sucesso e crescimento das principais organizações do mundo. Para mais informações, acesse www.kantar.com/worldpanel. << Com apoio de informações/fonte: AD Comunicação & Marketing / Ana Davini >>