18.3 C
Sao Paulo
domingo, 16 junho, 2019
Center Norte Youtube
Home Cultura e Lazer Teatro e Cinema “Chá e Catástrofe”, comédia ácida da inglesa Caryl Churchill, ganha temporada popular...

“Chá e Catástrofe”, comédia ácida da inglesa Caryl Churchill, ganha temporada popular no Teatro João Caetano.

Considerada a mais importante dramaturga inglesa da atualidade, Caryl Churchill viu seu texto “Chá e Catástrofe” estrear mundialmente, há três anos, no The Royal Court Theatre, em Londres. Depois de temporada de sucesso no Centro Cultural São Paulo, o espetáculo volta aos palcos dia 1º de junho (sábado), no Teatro João Caetano, em temporada popular (R$ 20,00).

A comédia ácida e dramática tem como cenário um quintal na Inglaterra. Enquanto três senhoras tomam o tradicional chá da tarde, surge uma intrusa. A partir disso, elas abordam, com ironia, as dificuldades de comunicação e a solidão, além dos dramas de mulheres mais velhas, observações essas entremeadas por visões ambientais catastróficas.

O elenco reúne Chris Couto (ganhadora do Prêmio Shell 2019 de Atriz por “A Milionária”, de Bernard Shaw), Clarisse AbujamraSelma Egrei e Agnes Zuliani. Para completar o protagonismo feminino desta montagem, a direção é de Regina Galdino e a tradução, de Eliana Rocha. O projeto foi contemplado pela 7ª edição do Prêmio Zé Renato de Teatro, da Secretaria Municipal de Cultura.

A epígrafe do texto, “Só eu escapei para te trazer a nova”, citação do “Livro de Jó” e de “Moby Dick”, é uma das chaves da trama, segundo a diretora. “Poderemos observar a dimensão claustrofóbica do cotidiano de três vizinhas pelo contraste com as visões extraordinárias de uma mensageira, uma sobrevivente.”

Eliana Rocha, além de tradutora, é a idealizadora do projeto. Ela conta como se interessou pelo texto. “Em 2016, eu procurava conhecer novas peças de teatro e me deparei com essa joia da dramaturgia inglesa”. O que chamou sua atenção foi o fato de Caryl ter escrito, em um estilo moderno, para quatro mulheres mais velhas com pontos de vista bem críticos sobre o mundo. “Comecei a ler e vi que a obra vinha numa linguagem teatral muito contemporânea. Ela fala mais em quatro palavras do que outros dramaturgos dizem em quatro parágrafos. São frases entrecortadas ou sobrepostas, um pensamento que não se completa”, conclui.  << Com apoio de informações/fonte: Ass.Imprensa Sec.Municipal de Cultura/SECOM-PMSP >>


Serviço

Teatro João Caetano.
Endereço: R. Borges Lagoa, 650, Vila Clementino –  Zona Sul.
Informações: (11) 5573-3774 e 5549-1744.

De 01/06 a 16/06. — Sábado, às 21h00,/ Domingo, às 19h00

Duração: 60 min. –  Classificação:14 anos.  – Entrada: R$ 20,00


 

Inauguração loja

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora