da Redação DiárioZonaNorte ===
Dinheiro não compra felicidade, mas compra Catupiry® que é a mesma coisa. Você já viu alguém triste, quando come Catupiry®? De tão querida, ele virou sinônimo de requeijão cremoso. Afinal, cinco gerações de brasileiros guardam a marca da caixinha de madeira na memória afetiva.
Foi em Lambarí, no interior mineiro, em 1911 que o casal de imigrantes italianos Mário e Isaíra Silvestrine montou uma fabriqueta de onde saia um requeijão de suave sabor amanteigado, consistência cremosa e embalado em delicadas caixinhas de madeira…. Brasileiríssimo, foi batizado de Catupiry®, que significa “excelente” na língua tupi-guarani.
Passados 108 anos, a Catupiry® se reposiciona como uma empresa de alimentos e escolheu a APAS SHOW 2019 — o maior evento de supermercados do mundo e maior feira de alimentos e bebidas da América Latina – que aconteceu no início de maio, para lançar sua linha de pizzas artesanais congeladas. Manoela Leiro, Diretora Comercial, Trade e Marketing da Catupiry®, recebeu a Imprensa e influenciadores digitais.
Pizza de Pizzaria === Ser congelada é apenas um detalhe técnico para garantir a conservação do produto, porque as redondas da Catupiry® não se comparam a nenhuma pizza congelada existente no mercado. É pizza de pizzaria na sua casa, quando e como você quiser.
O “cuore di una pizza” é a massa. Foram cerca de 18 meses de testes onde o chef corporativo da Catupiry® Rodrigo Baêta e equipe, elaborou um blend de farinhas para a massa, já que a farinha de trigo produzida no Brasil é pobre em proteínas: entre 7% e 10% contra 13% e 14% da farinha italiana. A diferença se explica pela qualidade do nosso trigo e o nosso clima. Para panificação é necessário um percentual acima de 12%, o que garante uma massa estruturada, bonita.
Primeiro a massa passa por uma fermentação longa, cerca de 24 horas, o que a torna leve e extremamente saborosa. Depois de abertas, recebem o molho artesanal, preparado com tomates pelados fresquíssimos e com acidez no grau correto e são assadas no forno a lenha com uma temperatura média de 480/500 graus. É ai que a massa sofre o chamado “salto de forno”: nome dado na panificação para quando a massa cria bolhas de fermentação alta devido ao choque de temperatura e fica mais leve e homogênea, com bordas altas.
Os sabores === Todos os sabores tem a assinatura do chef Rodrigo Baêta e levam muiiitoooo Catupiry®. Escolha entre a clássica Frango com Catupiry®, Lombo com Catupiry® , Muçarela com Catupiry®, Pepperoni com Catupiry® ou ainda Calabresa com Catupiry® com Catupiry® na borda.
Grandes ícones e embalagens === Dentro da linha de pizzas da Catupiry®, sempre haverá um sabor preparado em edição limitada, prestando uma homenagem aos grandes ícones do universo das pizzas. O primeiro deles é o “Gratinata”, desenvolvido pelo chef Erick Momo da 1900 Pizzeria (pronuncia-se Millenovecento), uma das mais tradicionais da cidade de São Paulo. A cobertura leva Catupiry®, provolone e parmesão.
Para completar a experiência, as embalagens são lindas e lembram o formato das caixas de delivery, e foram criadas e produzidas em parceria com a agência Dragon Rouge.
Fácil, extremamente fácil === A pizza é tão fácil de preparar que o maior trabalho que você terá é abrir a garrafa de vinho e colocar a mesa. Coloque o forno para aquecer a 200 graus (forno a gás) ou 180 graus (forno elétrico) por 10 minutos. Enquanto isso, tire a pizza do freezer, abra a embalagem e a retire do plástico. Coloque em uma forma para assar. <NR.: o DiárioZonaNorte testou o sabor muçarela usando uma forma de pizza que tem furos , da Tramontina, o que permite a circulação do ar na base da pizza. O resultado ficou ainda melhor do que o da degustação que aconteceu durante a APAS Show, que utilizou uma forma de pizza normal >.
Forno aquecido, é hora de levar a pizza para assar. São 10 minutos no forno elétrico ou 12 minutos no forno a gás. Agora, preste atenção: o tempo de preparo pode variar, conforme a potência do forno. Ah, nada de colocar a pizza no micro-ondas ou usar forno frio. E lembre-se para o resultado ser perfeito, direto do supermercado para o freezer, até a hora de preparar.
O mercado == Quando Manoela falou aos presentes no estande sobre as pizzas, ela vislumbra um mercado com um potencial imenso. Os brasileiros consomem 1,7 milhão de pizzas por dia. Somos o segundo maior mercado do mundo, ficando apenas atrás dos Estados Unidos. E a Itália? A terra da pizza é o quarto maior mercado consumidor e fica atrás da França.
“Estamos confiantes com a decisão de lançar as pizzas artesanais, a marca está diretamente em contato com as pizzarias há anos. A pizza de frango com Catupiry®, por exemplo, é uma criação da Catupiry® e é a queridinha por décadas. Escolhemos nos posicionar com força e diferenciação no segmento de congelados, contribuir com o expertise que temos para o alavancar o crescimento nas vendas. E, claro, proporcionar aos nossos consumidores a experiência em ter a pizza de pizzaria em suas casas, direto do forno para a mesa.” comenta Manoela Leiro.
Onde comprar === A linha de pizzas artesanais da Catupiry® estará disponível nos principais supermercados nacionais — e outros pontos de venda — a partir de final de maio e começo de junho. Poderá também ser encontradas no Empório Catupiry®, com o preço sugerido entre R$ 24,90 e R$ 28,90 — com ações promocionais que podem chegar a R$ 19,90.
Empório Catupiry® === No bairro do Bom Retiro, no prédio onde funcionou por anos a primeira fábrica da marca, está o Empório Catupiry®. A loja conceito integra a nova unidade de negócios da empresa, que operará no varejo nos formatos rua, shopping e quiosque. Até 2022 estão previstas 15 unidades em todo o Estado de São Paulo. Inicialmente serão lojas próprias que poderão se tornar franquias em um futuro não muito distante.
O ambiente passou por um retrofit e o projeto é assinado pelo Estúdio Jacarandá. A loja se divide em um restaurante aconchegante com mesas e um empório com mais de 60 produtos congelados e resfriados, além de um armário com produtos exclusivos para presentear. No cardápio todos os produtos levam Catupiry® no preparo, incluindo doces como brigadeiro, tiramisu, frozen, pudim e salgados como a icônica coxinha com Catupiry®, empadinhas, esfihas, kibes, massas e pratos diversos para consumo local.
Prêmio pelo estande === O Prêmio Stand APAS Show by Popai é um reconhecimento concedido pela APAS Show em parceria com o The Global Association for Marketing at Retail (Popai) aos expositores presentes que se destacam com estandes na maior feira supermercadista do mundo. Nesta edição, a Catupiry® foi premiada por “Melhor Design de Stand Pequeno” porte na Apas Show 2019. A agência Able2 foi responsável pela criação, produção e gestão do estande da Catupiry® pelo segundo ano consecutivo.
Serviço:
Empório Catupiry®
📍Av. Rudge, 218 – Bom Retiro, São Paulo ☎️ (11) 3199.5681 ⏰ 2a. 6a. feira das 08h às 20h e aos sábados das 08h30 às 16h30.
Facebook: Catupiry Oficial
Instagram: @catupiryoficial Site:www.catupiry.com.br
Sobre a Catupiry® === Foi há mais de 100 anos, em Minas Gerais, que os imigrantes italianos Mário e Isaíra Silvestrini produziram o primeiro requeijão cremoso do Brasil. De uma receita de família, o casal fez nascer a Laticínios Catupiry®, um sonho que virou realidade em novembro de 1911, na estância hidromineral de Lambari. Era nessa pequena fábrica mineira que Mário e Isaíra Silvestrini produziam o requeijão quase artesanalmente. Depois de pronto, cada requeijão era envolvido em papel celofane e cuidadosamente colocado um a um em pequenas caixas de madeira. O que eles não imaginavam é que o requeijão de consistência cremosa, porém firme, e as caixas redondas de madeira produzidas à mão, viriam a se tornar verdadeiros ícones.
1900 Pizzeria === Fundada em 1983, a partir de um hobby de Giovanni Paolo Momo, a 1900 instalou-se em um galpão construído no início do século, razão para o nome da casa. Adaptando a construção original, que serviu como oficina de bondes, os proprietários (Giovanni Paolo Momo, sua esposa Katia Cesar Momo e sua sogra Dima Ceratti Cesar) procuraram resgatar a memória dos anos 20. A decoração e as adaptações sempre foram feitas com o cuidado de não agredir a arquitetura original da casa. Mesmo com a construção de um mezanino em 1990/91, de ferro e vidro, a estrutura original permaneceu intacta. A 1900 mantém a mesma receita (pizza massa média tradicional) do início e apenas algumas pizzas são alteradas no cardápio para renovação. Apesar das pequenas transformações visíveis, a 1900 hoje apresenta diferenciais que a destacam no mercado: embalagem para viagem exclusiva, sistema DDG, apresentações musicais, patrocínio e apoio a eventos culturais.
Legal de pizza entendo tive por ,20 anos , agora irei reativar , parabéns aos idealizadores da pizza catupiry sempre com excelente qualidade