A partir de agora, é possível solicitar e imprimir o Cartão de Estacionamento Especial em vagas especiais de forma 100% eletrônica pelo portal sp156.prefeitura.sp.gov.br. O benefício é gratuito e contempla idosos com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência com dificuldade de locomoção ou comprometimento de mobilidade.

Para obter o Cartão de Estacionamento, basta acessar o site, cadastrar os dados pessoais do solicitante e encaminhar cópia dos documentos indicados. Pelo número do protocolo é possível acompanhar o andamento do pedido e, uma vez aprovado, imprimir o cartão. Um QRCode no documento assegura a verificação por parte dos agentes municipais.

Antes, era preciso comparecer pessoalmente a um dos postos de atendimento ou enviar a cópia da documentação pelo correio. Esta iniciativa traz mais conforto e agilidade para o cidadão.

O Cartão de Estacionamento dá direito à utilização de vagas especiais devidamente sinalizadas com o Símbolo Internacional de Acesso em estabelecimentos comerciais e espaços públicos. O cartão é concedido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), que agora estão reduzindo  a burocracia e melhorando a qualidade de seus serviços.

Embora a autorização seja de responsabilidade do município, a permissão é válida para todo o território nacional e contempla veículos conduzidos ou que transportem pessoas nestas condições.

Para mais informações sobre os procedimentos relacionados à solicitação do cartão de estacionamento, acesse sp156.prefeitura.sp.gov.br.


PASSO A PASSO

1) Solicitar o serviço/Portal de Atendimento SP156: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br

2) Completar o cadastro no Portal de Atendimento SP156 com as informações necessárias para o serviço “Cartão de Estacionamento Idoso – Solicitação” ou “Cartão de Estacionamento DeFis (Pessoa com Deficiência)”

3) Ler e concordar com o termo de aceite eletrônico;

4) Anexar o comprovante de residência atual em nome do requerente (caso esteja em nome de terceiro, digitalizar o comprovante de vínculo ou a declaração de residência no mesmo arquivo) e clicar “enviar”;

5) Anexar o documento de identificação e clicar “enviar”;

6) No caso do Cartão Defis, anexar atestado médico atual e clicar “enviar”;

7) Selecionar “finalizar”;

8) Consultar seu e-mail para ter acesso ao seu protocolo de acompanhamento;

9) Acompanhar o protocolo no Portal de Atendimento SP156 (clicar aqui);

10) Quando a solicitação for aceita (deferida), imprimir o cartão em “Cartão de estacionamento idoso – Consulta” (clicar aqui).

11) Caso a solicitação seja feita presencialmente, será necessário realizar agendamento (clicar aqui) para que o cartão seja emitido no local.


         

        Cartão de Estacionamento para Idoso/Def.físico

O que é Cartão de Estacionamento para Idoso?

É uma Autorização Especial para o estacionamento de veículos conduzidos por idosos ou que os transportem.

O Cartão de Estacionamento para Idoso é válido em quais locais?

• Os localizados em vias e logradouros públicos, em vagas especiais devidamente sinalizadas com a inscrição “Idoso”.
• Os estacionamentos privados de uso coletivo, tais como shopping, supermercados, hospitais, bancos (Lei 13.281/16).
Obs: Nas vagas especiais, em área de estacionamento rotativo pago Zona Azul, no município de São Paulo, além do Cartão de Estacionamento para Idoso, o usuário deverá utilizar também o Cartão Azul Digital-CAD.

Quem tem direito ao Cartão de Estacionamento para Idoso?
As pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, condutoras ou passageiras de veículos automotores e residentes no município de São Paulo.

Quais documentos são necessários para obter Cartão de Estacionamento para Idoso?

1. Documento de identidade oficial válido com foto, assinatura e CPF. (Ex: RG, Carteira Nacional de Habilitação – CNH, etc) do requerente.
2. Comprovante de residência atual no nome do requerente do município de São Paulo. Exemplos: contas de luz, de água, de telefone e de gás, correspondências de bancos, cartões de crédito, planos de saúde, condomínio e multas de trânsito.

Como fazer a solicitação do Cartão de Estacionamento para Idoso?
Você pode solicitar o Cartão sem sair de casa!
A solicitação dia do Cartão de Estacionamento para Idoso pode ser feita por meio do Portal SP 156.

Quando preciso renovar o Cartão de Estacionamento para Idoso?
A renovação do cartão trata-se de uma nova solicitação que pode ser feita em até 60 dias anteriores à data de vencimento, por meio do Portal SP 156 (clique aqui para acessar o Portal).

Como obter a 2ª via do Cartão de Estacionamento para Idoso?
O cartão está disponível para impressão a qualquer momento por meio do Portal SP 156 (clique aqui para acessar).

NOTA 2: O cartão deverá ser impresso em folha branca A 4, devendo ser dobrado no tracejado de forma que as regras de utilização fiquem no verso da credencial, podendo ser plastificada para durabilidade.

Há regras para o uso diário do Cartão?
Além das regras de trânsito vigentes e daquelas estabelecidas pela sinalização local, deverão ser respeitadas rigorosamente as “Regras de Utilização” contidas no verso. O Cartão de Estacionamento pra Idoso deverá sempre ser utilizado em estabelecimentos particulares (como por exemplo shopping, hospitais, supermercados e bancos) que reservem vaga específica de estacionamento para pessoas idosas.

Posso utilizar o meu Cartão em outro município?
Sim, pois o Cartão de Estacionamento para Idoso tem validade em todo o território nacional. O DSV como órgão executivo de trânsito do município de São Paulo, emitirá somente para os moradores desta cidade.

<< Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação >>


CenterNorte Institucional Maio2019

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora