A Campanha de Vacinação contra a Raiva para Cães e Gatos no município de São Paulo terá início na próxima 2ª feira (20/08/2018) e se estenderá até o dia 2 de setembro. Serão mais de 1.900 postos de atendimento distribuídos pela cidade – entre fixos e volantes –, que funcionarão entre 10 e 16 horas, para vacinar os animais de estimação da população. Essa imunização anual é a mais eficaz e importante medida de prevenção e controle da doença.

O serviço gratuito é da Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), da Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa), órgão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, obrigatório para cães e gatos, conforme a lei municipal 13.131/01. O proprietário do animal deve se atentar quanto ao transporte correto: no caso, cães na coleira e guia e gatos em caixas de transporte apropriadas (ou similar), para evitar fugas e/ou acidentes.

Todos os animais com mais de 3 meses devem ser vacinados, exceto os doentes (diarreia, secreção ocular ou nasal, falta de apetite, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades). Para cadelas prenhes, apesar de não haver contraindicação, a orientação é de que o tutor busque pela vacina fora da campanha, devido ao risco no transporte e no manejo. Bichos no cio também podem causar transtornos nos postos volantes; por isso, é indicado que se procure por um dos postos fixos de vacinação.

Sobre a doença ===   A raiva é uma doença transmissível, caracterizada pelo contágio direto; ou seja, pela mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou outros mamíferos, como, por exemplo, morcegos infectados.

O proprietário deverá identificar, no comprovante de vacinação, os dados do animal, como o nome e nº do Registro Geral Animal (RGA)clique aqui: saiba o que é e como ter o documento. É importante destacar que somente adultos com condições de conter os animais devem conduzi-los ao local de vacinação, para evitar possíveis transtornos.

A relação completa de postos, com local e data da vacinação, pode ser obtida no site https://goo.gl/P8GBdo ou pelo telefone 156.



Perguntas e respostas sobre Vacinação contra a Raiva

  • Quais são os postos de vacinação da campanha? ===  A ação contará com 1926 postos de vacinação oferecidos em diferentes endereços da cidade. ATENÇÃO: este ano os postos funcionarão das 10 às 16 horas. Confira o posto mais perto do seu bairro aqui.
  • Como é realizada a vacinação? === A vacinação é realizada com seringas e agulhas descartáveis.
  • Quem deve ser vacinado na Campanha anual contra a raiva? === A campanha é destinada aos cães e gatos com mais de três meses de idade, exceto os animais doentes (animais com diarréia, secreção ocular ou nasal, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades). Embora não seja contra indicado é preferível que fêmeas prenhes não sejam vacinadas em campanha, devido ao risco no transporte e manejo do animal. Cadelas no cio podem causar transtornos no posto volante, é aconselhável a vacinação em um dos Postos Fixos.
  • Quais as recomendações para o dia da vacinação?

 (*) Os cães devem estar com coleira e guia.
(*) A focinheira é obrigatória em animais bravos;
(*) Gatos são mais assustados e devem ser levados em caixas de transporte ou similar,             evitando fugas ou acidentes;
(*) Somente adultos com condições de conter os animais devem conduzi-los ao local de            vacinação.
(*) Não devem ser vacinados os animais doentes (animais com diarréia, secreção ocular          ou nasal, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades).

  • Meu animal está doente, posso vaciná-lo? === Animais doentes não devem ser vacinados. Exemplos: animais com diarréia, secreção ocular ou nasal, animais que estão convalescendo de cirurgias ou outras enfermidades.
  • Preciso pagar? === Não. A vacina é gratuita.
  • O que é a raiva? ===  A raiva é uma doença transmissível, caracterizada pelo contágio direto, ou seja, através de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou outros mamíferos, como por exemplo, morcegos, infectados. A adesão da população à Campanha é importante para que a Raiva permaneça sob controle.
  • Qual é a data de vacinação? === A Campanha será realizada no período de 20 de agosto a 02 de setembro de 2018, das 10 às 16 horas.
  •  Meu animal está passando mal após a vacinação. O que fazer? === Nos casos de reações adversas pós-vacinal de cães e gatos, entrar em contato com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica da DVZ (Divisão de Vigilância em Zoonoses) através dos telefones: (11) 3397-8918/8917. Ou ainda pelo telefone (11) 3397-8900 (Plantão 24h).

Serviço – Campanha de Vacinação contra a Raiva para Cães e Gatos

Data: de 20 de agosto a 2 de setembro de 2018 – Gratuito
Horário de funcionamento dos postos: das 10 às 16 horas
Informações: site www.prefeitura.sp.gov.br/covisa ou pelo telefone 156

<< Com apoio de informações/fonte: Secretaria Municipal de Saúde/Coordenadoria Regional de Saúde – Norte >>

Investir e Ganhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora