da Redação DiárioZonaNorte

Quem não teve uma paixão ou um relacionamento com o “besouro” conhecido como Fusca? Um carro alemão da Volkswagen que chegou a uma produção recorde mundial de mais de 21,6 milhões de veículos. O início da Volkswagen é a partir de 1938, chegando ao Brasil somente em 1950 com 50 unidades importadas e nove anos depois começou a fabricação inicial no país pela empresa Brasmotor — depois assumida pela própria Volkswagen.  E foi encerrada em 1986 e, a pedido do presidente Itamar Franco e com incentivos do governo, recomeçou em 1993. Definitivamente encerrou as atividades em 2003. Foram 3,4 milhões deste veículo rodando pelo Brasil.

O Fusca no dia-a-dia === Neste tempo, o Fusca foi o carro da família. Muita gente aprendeu a dirigir nestes veículos e ele foi a base de tudo – de táxi aos carros da Policia Militar. Foi o carro dos namoros, das viagens e de tantas outras oportunidades com as pessoas. E criou uma paixão nacional, até hoje conservada pelos mais velhos e até no interesse com a curiosidade dos mais novos. Um ícone que não acabou e vai durar a eternidade.

Uma paixão === Essa paixão criou vários clubes e grupos de fãs pelo Brasil. Tem até o Dia Mundial do Fusca, que é comemorado em 22 de junho. E virou uma mania ter um exemplar original, conservando todos os seus detalhes em modelos e anos de fabricação. Outros criam modelos diferenciados e criativos até com brincadeiras cotidianas. O Fusca é um meio de agrupar muitos colecionadores e um mercado ativo de negócios, que não para nunca e a cada ano tem maior valorização.

O evento no Lar Center === Um pouco de tudo isto pode ser observado neste domingo (19/08/2018) com o primeiro evento da Familia Bronk´s, que levou ao novo e enorme espaço no estacionamento do  Shopping Lar Center, na Zona Norte. Na entrada da Avenida Otto Baumgart, logo pela manhã, uma imensa fila na maioria de Fuscas e outros carros antigos (como Brasilia, Variant, Kombis e outros modelos e marcas) chegava a muitos metros até congestionar a Marginal do Tietê, em pleno domingo.

Amigos e famílias reúnem-se === Uma festa de amigos transformados em famílias. Notava-se placas de várias regiões distantes, como Atibaia, Bragança, Mairiporã, Itaquaquecetuva, Suzano, Jundiaí, São Bernardo do Campo, Itapevi  – entre outros – e de vários bairros da cidade. Junto aos carros expostos, a satisfação de seus proprietários com as famílias e grupos de amigos. A troca de informações e a possibilidade de adquirir nas barracas adesivos do mais variados tipos, equipamentos originais dos carros e outros produtos de utilidade. No meio de tudo, até carros colocados à venda e início de negociações — um lugar super apropriado.

O sucesso === Mais de cinco mil pessoas e três mil carros estiveram no evento da Familia Bronk´s, comemorando um ano de sua fundação – o nome surgiu de uma gíria para designar eventos culturais de comunidades populares no Brasil derivado do Bronx, que é um bairro nos mesmos moldes em Nova York. Tudo começou em um lava rápido na Avenida Guapira, com os churrascos de final de semana de amigos “fusqueiros”, comandados por  Bruno Borghi  (foto ao lado) e Fabiano Lorençoni, juntando com outros fãs. “Ali surgiu a ideia de montar um grupo de donos de Fuscas,  que cresceu e, de repente, criamos o Bronk´s para participar de vários encontros pelos bairros da cidade e agora temos o nosso evento  com muitos planos no mercado”, relembra Bruno. No evento atual tiveram o apoio de organização com  Leandro Guerra, Claudio do Rosário e do experiente empresário de eventos Randal Pardal – e muitos colaboradores que fizeram o sucesso ao evento no estacionamento do shopping.

Os planos === E para o próximo ano já planeja-se sua realização no espaço do Villa Mais (antigo Mart Center), na Vila Guilherme, onde haverá uma estrutura maior e com mais recursos de uma área cultural,  gastronômica  e de lazer. Também haverá oferecimento de muitos brindes, shows e até sorteio de carros – neste ano teve um Fusca na premiação e no ano que vem estuda-se também uma Kombi.

O lado da assistência social === O evento não deixou de incluir o seu lado beneficente. Foi solicitado aos participantes a doação de um quilo de alimentos não perecíveis que serão enviados a duas entidades sociais na Zona Norte, sendo que metade da arrecadação ficará aos cuidados do Instituto Center Norte, que já atende algumas entidades. “Estamos selecionando duas entidades, sendo  uma delas a Dom Bosco da Vila Guilherme. O evento tem seu lado social e o grupo faz outras ações durante o ano”, lembrou Randal Pardal, um dos responsáveis na coordenação.

Hot Volks no Villa Mais === Na mesma rota estará outra grande exposição de Fusca e carros antigos, que existe há 10 anos e vai comemorar o 8º Hot Volks. Organizado pelo empresário Randal Pardal, já está acertado para acontecer no próximo 18 de novembro no Villa Mais (ex Mart Center) na Rua Chico Pontes na Vila Guilherme — leia aqui a reportagem sobre o novo espaço revolucionário na Zona Norte. É esperar para ver um evento na sequência e nos moldes do Bronk´s. Os amantes e fãs dos Fuscas e de carros antigos só tem a ganhar com esses eventos — e agradecem!


Veja a galeria de fotos e bastidores do evento  – clique aqui


 

 

 

 

 

ObraFácil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora